Exibição do curta-metragem “A represa é o meu quintal” (04/06)

topo

Cineclube Socioambiental "EM PROL DA VIDA" apresenta o curta-metragem “A represa é o meu quintal” na UMAPAZ

Dia: 4/6, sábado
Horário:  17h.

Descrição

A exibição desse curta-metragem, trazendo uma educadora ambiental que veleja às margens da represa Billings no protagonismo comunitário, toca temas urgentes em um mundo pós-pandemia e disputa a narrativa vigente do que é esperado de uma jovem preta e periférica. Colocar este debate a partir do filme em formato de roda, especialmente ocupando os parques públicos da cidade de São Paulo, torna-se ferramenta crítica e criativa de construção de diálogo para o enfrentamento às mudanças climáticas e ao racismo ambiental.

 

Roda de conversa

Cineclube Socioambiental "EM PROL DA VIDA", celebrando 10 anos, apresenta o curta-metragem: "A represa é o meu quintal" e convida para a roda de conversa a Cooperativa Libertas.

Uma roda de conversa mediada pela professora Doroty Martos, mestra em Educação para a Sustentabilidade e fundadora do Cineclube Socioambiental "EM PROL DA VIDA" que comemora 10 anos de existência com a presença da protagonista do curta-metragem " A represa é o meu quintal", Laís Guimarães a Thata Oliveiros, representando a Cooperativa Libertas em um diálogo sobre as perspectivas da Agenda 2030 para a garantia de direitos das mulheres em cárcere, egressas e suas famílias e como a arte em suas diversas vertentes percorrem os coletivos como instrumentos para o trabalho de base e para fomentar espaços de pertencimento nos territórios que atuam.

Sinopse

Laís é uma jovem instrutora de barco à vela da periferia de São Paulo. Em meio à pandemia, sobrecarregada de demandas para ajudar sua comunidade às margens da represa Billings, ela faz um mergulho interior.

 

Tempo de duração

23’

 

Ficha Técnica

Direção: Bruna Carvalho Almeida
Co-direção: Anna Júlia Santos
Produção: Dani Ursogrande / Bruna Carvalho Almeida
Roteiro: Anna Júlia Santos / Bruna Carvalho Almeida/Dani Ursogrande/ Laís Guimarães
Direção de Fotografia : Anna Júlia Santos
Editor: Bruna Carvalho Almeida
Som Direto: Nobru CZ
Edição de Som: Mariana Vieira
Elenco: Laís Guimarães, Rafaela Silva, Patrícia Amorim e Sônia Guimarães
Realização: Cineclube Socioambiental "EM PROL DA VIDA"
Produção: Filmes do Front
Apoio: Selo Fértil, Gestos Soropositividade Comunicação e Gênero e GT Agenda 2030
Financiamento: União Europeia

 

Festivais

25° Mostra de Cinema de Tiradentes (2022)
Estreia no Cine-Praça

Exibição no CineSesc 10° Mostra de Cinema Tiradentes/ São Paulo (2022)
Mostra Vertente/ curtas

7° Mostra Pajeú de Cinema  (2022)
Mostra de curtas

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  

Bibliografia

Bruna Carvalho Almeida (Diretora)
Bruna Carvalho Almeida é graduada em Cinema pela Universidade de São Paulo e  trabalha como diretora e editora. Dirigiu o longa-metragem "Os Jovens Baumann", e os curta-metragens “Eu espero o dia da nossa independência”, uma co-direção com Brunna Laboissière, selecionado para o 67o Festival Internacional de Curta Metragem de Oberhausen; e a “A represa é o meu quintal” que estreou na 25° Mostra de Cinema de Tiradentes e selecionado para a Mostra Pajeú.

Facilitação

Cooperativa Libertas
Libertas é uma cooperativa de costura de mulheres sobreviventes do sistema carcerário. Além de gerar trabalho e renda por meio da costura e fabricação de produtos ecológicos, é ser um centro de amparo e formação para as egressas que a procuram, uma espécie de incubadora de talentos estigmatizados pela sociedade. Libertas é liberdade, é empoderamento, é recomeço para as sobreviventes do cárcere. É obra de amor e rebeldia, na luta anti cárcere. Sua ação é vital diante da explosão do encarceramento feminino. O número de mulheres presas saltou de 5,6 mil em 2000 para 42.355 até junho de 2016 (quase 700%), quando foram coletados os últimos números pelo Infopen. Do total, 36% (15.104) estavam em São Paulo. Assusta saber que 62% das mulheres são presas por crimes ligados ao tráfico de drogas. A Política de Drogas, de 2006, elevou o percentual. As mulheres eram, em 2016, 5,8% das pessoas reclusas no país (726.712).

 

Coordenação

Dani Ursogrande

Sobre

Público: Aberto

Dia: 4 de junho de 2022, sábado

Horário: 17h.

Local: UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •