PALESTRA COM PRÁTICA: “A IMPORTÂNCIA DAS COBRAS PARA O MEIO AMBIENTE”

topoFalsa coral (Oxyrhopus clathratus) | Crédito da foto: Fabiano Morezi de Andrade

 

PALESTRA COM PRÁTICA: “A IMPORTÂNCIA DAS COBRAS PARA O MEIO AMBIENTE” (PRESENCIAL)
 

Dia: 1/6, quarta-feira
Horário: 9h às 12h

(Evento validado para servidores - Proposta 182/2022 e Código 20220197).

 

Inscrições encerradas.

Descrição

As cobras são animais muito temidos e, além da imagem de agressivas, existem muitas crenças a seu respeito. Mas as cobras são essenciais para o equilíbrio ecológico de diversas maneiras. Uma delas está associada à diminuição de doenças transmitidas pelos ratos, já que estes fazem parte da sua alimentação. Quando pegas, indevidamente, para se tornarem animais de estimação, podem fugir ou serem abandonadas no meio urbano, e passarem a competir com outros animais por alimentos e abrigo e interferir na cadeia alimentar como um todo. No Brasil, as diversas espécies de cobras estão presentes em todos os biomas (ICMBIO, 2022). Para lembrar a importância ecológica destes animais para o Meio Ambiente, foi criado o Dia Mundial da Cobra, que é comemorado no dia 16 de julho (FUNED, 2020). As cobras, por serem importantes para o Meio Ambiente, e por serem animais silvestres, são protegidas pela lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (BRASIL, 1998). 

Desta forma, a UMAPAZ, por meio desta palestra, poderá contribuir para a sensibilização dos munícipes quanto à importância das cobras para a vida na Terra, de forma que haja diminuição do preconceito em relação a estes animais, evitando seu extermínio ou sua domesticação, com posterior abandono em áreas urbanas.

 

Conteúdo Programático

•     Características gerais das cobras e das diferentes espécies. Teoria e prática.

Importância das cobras para o Meio Ambiente. Teoria e prática.

Importância das cobras para a Saúde Pública. Prevenção. Teoria e prática

Prevenção de picadas de cobras, bem como os primeiros socorros

 

Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei nº 9.605, 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm>. Acesso em: 21.mar.2022.

FUNED. Fundação Ezequiel Dias. Dia da Cobra e Popularização da Ciência: conheça os trabalhos que a Funed desenvolve. 23 jul. 2020.  Disponível em: http://www.funed.mg.gov.br/2020/07/geral/dia-da-cobra-e-popularizacao-da-ciencia-conheca-os-trabalhos-que-a-funed-desenvolve/. Acesso em: 1 abr. 2021

ICMBIO. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Répteis. Serpentes. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/estado-de-conservacao/2790-repteis-serpentes. Acesso em: 4 abr. 2022

SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Educação Ambiental. Fauna Urbana, Vol. i. Hélia Maria Piedade. São Paulo: SMA/ CEA, 2013. 216p.; il.15,5x22,3cm. (Cadernos de Educação Ambiental, 17 Vol. i). Disponível em: http://www.cvs.saude.sp.gov.br/up/material%20extra%20fauna-urbana-vol-11.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022.

 

Facilitação

FABIANO MOREZI DE ANDRADE
Biólogo, Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP e Especialista em Animais de Interesse em Saúde pelo Instituto Butantan, onde trabalha como Tecnologista no Laboratório de Ecologia e Evolução. Estuda reprodução de serpentes e atua com educação ambiental ligada a epidemiologia e conservação desses animais. Divulgador científico da Comissão de Redes Sociais da Sociedade Brasileira de Herpetologia.

 

Coordenação

Ruth Weg

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre

Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema 

Vagas: : 60 vagas (PRESENCIAL) sendo 30 para o público em geral e 30 para servidores da SVMA, da Saúde, da Educação, os educadores ambientais, administradores de parques, agentes de saúde, servidores da GCM ambiental, agentes de apoio, professores e demais servidores dos diversos quadros de carreira. Desde o nível básico até o universitário.

Dia: 01 de Junho de 2022 (quarta-feira)

Horário: das 9h às 12h

Local: UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Jd. Luzitânia- Parque Ibirapuera

Pedestres: Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Certificado: 75% do total de horas da palestra.

Evento validado para servidores: - Proposta 182/2022 e Código 20220197.


  Inscrições encerradas.

 

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •