PALESTRA: A Importância dos Morcegos para o Meio Ambiente e para a Saúde Pública

topo
Morcego beija-flor (Glossophaga soricina)| Crédito da foto: Mario Stefano

PALESTRA COM PRÁTICA: A Importância dos Morcegos para o Meio Ambiente e para a Saúde Pública (PRESENCIAL)
 

Dia: 7/6, terça-feira
Horário: 9h às 12h.

(Evento validado.  Proposta 179/2022. Código  20220195).

 

 

Descrição

Os morcegos são os únicos mamíferos que voam e, no Brasil, existem cerca de 180 espécies  (NOGUEIRA et al, 2014) com alimentação variada (São Paulo, 2019). Há os que se alimentam de frutos (frugívoros), de insetos (insetívoros), de pequenos vertebrados (carnívoros), e apenas três espécies se alimentam de sangue (hematófagos) e, mesmo assim, todas as espécies são perseguidas e mortas, devido às várias crenças sobre serem vampiros, que trazem azar e pela falsa ideia de que todos eles transmitem a raiva, ao se alimentarem do sangue dos outros animais e das pessoas. A verdade é que a grande maioria deles (cerca de três quartos) se alimenta de insetos (NELIO et al, 2007). Os morcegos são muito importantes para o Meio Ambiente e estão presentes em diversos biomas, nos diversos continentes (BORDIGNON, 2006). Os que se alimentam de frutos e néctar colaboram para a polinização de flores e dispersão de sementes de uma grande variedade de plantas o que colabora para a recuperação de áreas desmatadas. Por outro lado, os que se alimentam de insetos colaboram para o controle de espécies noturnas, que pode, por exemplo, destruir plantações (JOELS, 2019). Assim, com a ação dos morcegos insetívoros, há o controle de pragas na agricultura e não há necessidade do uso de tantos pesticidas (MARQUES et al, 2022). Também são predadores de insetos que transmitem doenças ou cupins. Porém, com a matança indiscriminada, estes animais já estão na lista de animais sob risco de extinção, elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2018) e, por este motivo, a Rede Latino Americana e do Caribe criou o Dia Internacional do Morcego, data celebrada no dia 1º de outubro, com o objetivo de lembrar a todos sobre a importância ecológica destes animais. No Brasil, os morcegos, como animais silvestres, estão legalmente protegidos pela lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (BRASIL, 1998). Como qualquer assunto, a legislação, isoladamente, não traz muitos resultados. Além de sua importância ecológica, os morcegos também têm relação com a Saúde Pública, pois podem ser vetores de algumas doenças (ROSA; OLIVEIRA, 2021). 

Desta forma, a UMAPAZ, por meio desta palestra, poderá contribuir para a sensibilização dos munícipes quanto à importância dos morcegos para a vida na Terra, de forma que haja diminuição do preconceito em relação a estes mamíferos, evitando seu extermínio.

Conteúdo Programático

Características gerais dos morcegos e das diferentes espécies. Teoria e prática.

Importância dos morcegos para o Meio Ambiente 

Teoria e prática.

Importância dos morcegos para a Saúde Pública e a importância da vacinação de cães e gatos contra a raiva. Teoria e prática. 

 

Referências Bibliográficas

BORDIGNON, Marcelo O. Diversidade de morcegos (Mammalia, os (Mammalia, Chiroptera) do Complexo Aporé-Sucuriú, Mato Grosso do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia 23 (4): 1002–1009, dezembro 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbzool/a/8mRH48JYGcCPvzSbgbBhdbC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.605, 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm> . Acesso em: 21.mar.2022.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Portaria no 12, de 23 de janeiro de 2018. Torna pública a lista das espécies migratórias de animais silvestres incluídas nos Anexos I e II da Convenção sobre Espécies Migratórias. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/2078326/do1-2018-01-24-portaria-no-12-de-23-de-janeiro-de-2018-2078322>. Acesso em: 18.mar.2022.

JOELS, Mirella. 9 curiosidades sobre os morcegos que você não sabia. Revista Arco. Universidade Federal de Santa Maria. 14 fev. 2019.. Disponível em: https://ufsm.br/r-601-5287. Acesso em: 14 mar. 2022.

MARQUES, P.; VALENTE S. Pulido, MENDES, A; PINTO. L; PATANITA, M.I. Utilização de morcegos no controlo de pragas nas culturas. . Disponível em: https://repositorio.ipbeja.pt/bitstream/20.500.12207/5287/1/Abstract_5PTAAS%20_morcegos.pdf. Acesso em: 16 mar. 2022

NELIO, Roberto dos Reis; PERACCHI, Adriano Lúcio; PEDRO, Wagner André; Lima, Isaac Passos de (Eds.). Morcegos no Brasil. Londrina, 2007.Disponível em: http://www.uel.br/pos/biologicas/pages/arquivos/pdf/Morcegos_do_Brasil.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.

NOGUEIRA, M.R.; LIMA, I.P.; MORATELLI, R.; TAVARES, V.C.; GREGORIN, R.; PERACCHI, A.L. Checklist of Brazilian bats, with comments on original records. Check List, v. 10, n. 4, p. 808- 821, 2014.

ROSA, Adriana Ruckert da; OLIVEIRA, Débora Cardoso de. Morcegos! Quem são estes animais adoráveis e incompreendidos. Zoo News. Boletim Informativo bimestral da Divisão de Vigilância de Zoonoses – DVZ. Prefeitura de São Paulo. Ano 02 n. 08. São Paulo Novembro/Dezembro - 2021. Disponível aqui.  Acesso em: 21 mar. 2022

 

Facilitação

ADRIANA RUCKERT
Trabalha no Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde. Bióloga. Mestre em Patologia experimental e comparada- Faculdade de Medicina Veterinária e Zooctenia – USP. Experiência de 18 anos na área de identificação das espécies de morcegos urbanos; conduz supervisão acadêmica para alunos de 3º grau; desenvolve projetos de Pesquisa em Instituição; atuação na Vigilância Epidemiológica, Biologia, Manejo e Controle de morcegos; participação em eventos com enfoque em Meio Ambiente e em Saúde Pública para o público em geral, inclusive para crianças e para profissionais de diversas áreas; atendimento à população, com orientação referente ao controle, riscos e benefícios envolvendo os quirópteros; elaboração de relatório, boletins e trabalhos científicos. 
 

Coordenação

Ruth Weg

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre

Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema 

Vagas: 60 vagas (PRESENCIAL) sendo 30 para o público em geral e 30 para servidores da SVMA, da Saúde, da Educação, os educadores ambientais, administradores de parques, agentes de saúde, servidores da GCM ambiental, agentes de apoio, professores e demais servidores dos diversos quadros de carreira. Desde o nível básico até o universitário.

Dia: 7 de junho de  2022 (terça-feira) – Presencial.

Horário: das 9h às 12h

Local: UMAPAZ 

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Jd. Luzitânia- Parque Ibirapuera

Pedestres: Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Certificado: 75% do total de horas da palestra.

 

Inscrições encerradas.

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •