CURSO: Introdução à Cromoterapia

CURSO: Introdução à Cromoterapia 
 

Dias: 3, 10 e 17/6, sextas-feiras.
Horário: 14h às 16h.

Evento validado para servidores (Proposta 181/2022 e código 20220190).

Inscrições encerradas.

Descrição

Cromoterapia consiste em uma técnica que utiliza cores para harmonização da mente e do corpo (BALZANO, 2008), ou seja, das disfunções orgânicas e emocionais. Esta técnica já era usada nas antigas civilizações do Egito, onde teve seu início, por volta de 3000 a C, da Índia, da China e da Grécia (LIMA; ARACELY MESQUITA F.M., 2003). Desde aqueles tempos, as fontes de luz naturais são amplamente utilizadas com fins terapêuticos. A luz do sol, por exemplo, que já era utilizada, antigamente, para fins terapêuticos (BRASIL, 2018), continua a ser de grande valor para a saúde mental (PARKER, 2017). No Egito, os sacerdotes-médicos tratavam os doentes com as cores utilizando-se de flores e pedras preciosas. A cromoterapia tem como alicerce o fato de que o corpo físico adoece quando ocorre um desequilíbrio energético. Desde 1976, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) para abordagens integrativas de medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI) e medicina convencional em relação a políticas, conhecimentos e prática.  Assim, com base na Organização Mundial da Saúde (OMS) o Ministério da Saúde publica a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) (BRASIL, 2006) e os recursos terapêuticos para prevenir doenças e recuperar saúde, que foram institucionalizados no Sistema Único de Saúde (SUS) foram: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Antroposófica, e Termalismo Social/Crenoterapia. No Brasil, somente em 2018, a cromoterapia passa a integrar o rol das (PICs) à medicina tradicional, no Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2018). 

Como a cromoterapia pode ser utilizada em casos como depressão, em trabalhos de parto, em odontologia e outras áreas, este curso pode vir a contribuir para a formação continuada de diversos profissionais da área da Saúde.

Conteúdo Programático

MÓDULO 1: Dia 3 de junho de 2022 

Introdução geral ao curso

Conceito e histórico da Cromoterapia

Papel do cromoterapeuta

 

MÓDULO 2: Dia 10 de junho de 2022 

Espectro das Cores

Teoria das Cores

Ação de cada cor no organismo

Efeito das cores no cérebro

Tratamentos específicos

 

MÓDULO 3: Dia 17 de junho de 2022 

A roda das cores

Fontes das cores

Formação do cromoterapeuta

 

Referências Bibliográficas

BALZANO, Ondina. Cromoterapia: Medicina Quântica – Biblioteca 24×7 – São Paulo, 2008.  

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília : Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnpic.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 702, de 21 de março de 2018. Altera a Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para incluir novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2018/prt0702_22_03_2018.html. Acesso em: 28 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da saúde. Práticas Integrativas e Complementares (PICS): quais são e para que servem. 2019. Disponível em: <http://saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares>. Acesso em 25 mar. 2022

LIMA,  ARACELY  MESQUITA  F.  M.  As cores fazem parte da nossa vida desde o nascimento. 2003. OPAS. Organização Pan-americana de Saúde. Medicinas tradicionais, complementares e integrativas. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/medicinas-tradicionais-complementares-e-integrativas. Acesso em: 22 mar. 2022

PARKER, Gordon B. Vitamina D e depressão. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0165032716308928?via%3Dihub. Acesso em: 28 mar. 2022.

Facilitação

MARCELO SPIANDON
Cirurgião dentista formado pela Faculdade de Odontologia da USP; Pós-Graduado em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz; Pós-Graduado em Doenças Negligenciáveis pela Fiocruz e Pós-graduado em Implantodontia pela Associação Paulista dos Cirurgiões-dentistas de Guarulhos. Possue Nível de Mestre nas seguintes terapias: Reiki Usui Ryoho e em Karuna Reiki. Radiestesista, cromoterapeuta, terapeuta floral e auriculoterapeuta. Realiza capacitações em Cromoterapia, reiki, radiestesia e radiônica, auriculoterapia e florais de Bach. Gerente CPN São Mateus. Coordenadoria Regional de Saúde Leste.

 

Coordenação

Ruth Weg

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre

Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema e funcionários da área da Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo

Vagas: 50 vagas (25 para o público em geral e 25 para funcionários da área da saúde, da Prefeitura Municipal de São Paulo); 

Dias: : 3, 10 e 17 de junho de 2022 (sextas-feiras)

Horário: das 14h às 16h

Local: Plataforma Teams (Curso à distância). O link será enviado a todos os participantes, pouco antes do início de cada aula.

Certificado: Haverá certificado para quem tiver 100% de frequência no curso. 

Evento validado para servidores: Proposta 181/2022 e código 20220190.

Inscrições encerradas.

 

Confira nossas redes socias

  •