CURSO UNIVERSOS DA COR Aula #03 - Artes na Pedagogia Waldorf. Uma introdução

topo

Foto: acervo Alessandra Cabral, giz de cera. Fragmento obra

CURSO UNIVERSOS DA COR Aula #03 - Artes na Pedagogia Waldorf. Uma introdução 
 

Dia: 3/6, sexta-feira
Horário: 9h30 às 11h30

 

Descrição

No 2º semestre/2021, o Ateliê de Arte da UMAPAZ, abordou a Cor na Composição Cromática e na História da Arte -  em aulas práticas e teóricas. O resultado, vemos nas obras do coletivo do ateliê:

https://www.instagram.com/p/CXdvWAIL9vB/?utm_medium=share_sheet

Quanto mais adentrávamos a Cor na arte, mais trazíamos para as aulas referências de cores nos elementos da natureza, na arte das crianças, na paisagem urbana, sua aplicação na saúde... O tema se desdobrava! 

O Curso Universos da Cor nasceu desta vontade em expandirmos para outros saberes e experiências o que a prática artística nos instigava a produzir e refletir.

Deste modo, cada aula trará profissionais com experiências em disciplinas diversas (Arte, Educação, Ciência, Meio ambiente, Saúde e outras) onde poderemos tecer conexões entre saberes:  um dos fios condutores da UMAPAZ.

A Cor será abordada como elemento físico, fenômeno natural, que é parte constituinte em diferentes áreas do conhecimento. As aulas se inter-relacionam, assim, teremos inscrições para cada aula. Confiram a Programação Maio e Junho!

Conteúdo Programático

Aula 03

Na aula Artes na Pedagogia Waldorf – uma introdução, serão trabalhados conceitos básicos a respeito da Antroposofia e da abordagem de Artes na Pedagogia Waldorf – envolvendo diferentes formas do fazer artístico, a partir do reconhecimento das etapas do desenvolvimento humano, dos elementos das artes plásticas e da Natureza.

Também serão abordados conceitos relativos aos Processos de Criação e diferentes formas de vivências artísticas para a concepção de uma imagem utilizando a Cor. 

Importante: As aulas dos dias 03/06 e 17/06 serão teóricas assim como práticas na produção e reflexão artística com foco da Pedagogia Waldorf. Para um melhor aproveitamento, inscrever-se em ambas as aulas.

Facilitação

Alessandra Cabral
Graduada em Administração de Empresas (Universidade Mackenzie), com MBA em Marketing (FIA/USP), Curso de Extensão Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf (Faculdade Rudolf Steiner) e Pós-graduada em Artes na Pedagogia Waldorf (Faculdade Rudolf Steiner). Experiência de mais de 20 anos trabalhando como executiva e consultora de Marketing e Inovação. Atuou como palestrante na UMAPAZ no curso “Apreciação Estética Arte e Natureza”, 2019. Voluntária na Associação Comunitária Monte Azul, na Escola Oficina Social (Curso “Oficina Artística de Aquarela”, 2021). Interessada e inspirada por Arte e Educação.
 

Coordenação

Cristiana Bernardi Isaac

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre

Público: Interessados em geral. 

Vagas: 20 

Dia: 3 de junho de 2022 (sexta-feira)

Horário: das 9h30 às 11h30

Local: UMAPAZ 

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Jd. Luzitânia- Parque Ibirapuera

Pedestres: Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

 

Referências Bibliográficas e Materiais: Papel sulfite, canson e/ou Kraft. Lápis grafite preto. Materiais de cor: giz de cera, pastel seco (quem já tiver) e/ou lápis de cor. A bibliografia será indicada em aula.

Certificado: Terá direito a certificado quem tiver, no mínimo, 75% de presença no conjunto de aulas.

 * Para um melhor aproveitamento da Arte na Pedagogia Waldorf inscrever-se nas aulas dos dias 03/06 e 17/06 


Inscrições encerradas.

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •