Jogos Planetários

" "
 

topo

Jogos Planetários
 

Dias: 1 a 28/5 ; sábados, domingos e feriados
Horário: 13h às 17h

Descrição

O Planetário do Carmo apresenta uma atividade muito especial: jogos que integram o conhecimento e o lazer! Temos versões de super trunfo (das coisas mais incríveis do universo) e um jogo da memória (das mais belas paisagens cósmicas). Convidamos você a aprender ciências e se divertir!

Facilitação

Aghata Achilles de Oliveira é aluna de graduação da Licenciatura em Física no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Entre 2020 e 2021 atuou como parte da diretoria do projeto ElaSTEMpoder, visando a divulgação do trabalho de mulheres cientistas e incentivo à participação de meninas e mulheres na ciência. Como parte da bateria Cherateria no IFUSP, teve a oportunidade de aprender sobre música e praticar o ensino de percussão, o trabalho em grupo e a organização de uma entidade estudantil. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, atua na apresentação de sessões de cúpula e como guia na visitação do público.

Antonio Nazareno Uchoa de Oliveira Filho é aluno de graduação em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e faz parte do grupo de pesquisa "Beacon" da USP, focado no estudo de estrelas Be. Atualmente, realiza pesquisa científica na área de astronomia instrumental estudando o equipamento e observando no Observatório Pico dos Dias. É monitor voluntário de astronomia no projeto "Noite com As Estrelas" do Observatório Abrahão de Moraes IAG-USP fazendo atendimento ao público e observações do céu noturno com telescópios. Possui experiência em ensino de matemática, física e astronomia por meio de aulas voluntárias e monitorias. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Ribeiro, atua como monitor.

Daiane Breves Seriacopi é graduada em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e atualmente cursa o último ano de doutorado em astronomia na mesma instituição. Além da atuação na área acadêmica, também possui experiência em ensino de astronomia e física, por meio de aulas, palestras, oficinas e monitorias. Atualmente coordena a programação das atividades do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, dirige visitas guiadas e apresenta sessões de planetário ao vivo.

Flavio Bianchini Junior, formado em tecnologia de produção pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), possui pós-graduação na área de educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente cursa Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Desde 2017 atua como planetarista e divulgador científico do Planetário. Possui interesses em astronomia, geologia, educação, comunicação social, produção de imagens/videos e materiais digitais, culturais, sociais e ambientais. Desde 2017 dirige as visitas guiadas do Planetário do Carmo, apresenta sessões de planetário ao vivo completas e parciais, como imersão de abertura para palestras. Ofereceu diversas palestras e oficinas. Durante a pandemia 2020/2021, escreveu diversos roteiros de vídeos para o YouTube, bem como textos para as redes sociais.

Kethylin Bernardo Rosa é estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza pela EACH-USP. Sua jornada no ensino começou ao participar da Bateria Bandida - EACH-USP e Bloco da Casa Velha, onde não só aprendeu sobre música mas pôde também ter contato com o ensino de percussão para públicos variados, assim como executou questões administrativas, e experienciou constantemente o trabalho em grupo. Integra atualmente o Clube de Ciências para meninas do CCA, onde ocorreram suas primeiras experiências com divulgação científica e o ensino em ambientes não formais de educação. Ao longo de sua trajetória realizou cursos de inglês, possuindo este idioma em nível avançado, na área de informática, obtendo alta habilidade tanto com software como hardware de computadores, e técnico em química, onde fomentou sua paixão pela área das ciências. É estagiária no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, onde atua com atendimento ao público, o projeto “Planetário do Carmo no Minecraft”, planejamento e execução de oficinas, e divulgação científica nas redes sociais.

Leonardo Augusto Martins possui técnico em Química (2017) pelo Instituto Técnico de Barueri. Trabalhou no laboratório de isótopos estáveis do centro de pesquisas geocronológicas do Instituto de Geociências (CPGeo-IGc-USP) com espectrometria de massas inorgânica e espectroscopia UV-VIS. Atualmente é aluno de graduação em Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e faz parte do grupo de geodinâmica nas áreas de paleomagnetismo, tectonofísica e indução eletromagnética terrestre. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, vai auxiliar na visitação do público e apresentações na cúpula.

Marcos Vinicius Coimbra Bezerra cursou Bacharelado em Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) entre 2020-2021. Atualmente cursa Bacharelado em Geofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). É monitor de astronomia no projeto "Noite com As Estrelas" do Observatório Abrahão de Moraes IAG-USP fazendo observações do céu noturno com telescópios além de aulas e palestras ao ar livre. Participa também do projeto "Ciência e arte a USP vai à Escola, a Escola vem à USP" IFUSP produzindo e apresentando oficinas de astronomia em escolas públicas em São Paulo. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, vai auxiliar na visitação do público e apresentações na cúpula.

Maria Fernanda Camacho de Assis é aluna de graduação de Bacharelado em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas na Universidade de São Paulo (IAG-USP) e membro do grupo de pesquisa de astrofísica estelar, Beacon. É monitora voluntária de astronomia no projeto "Noite com As Estrelas" do Observatório Abrahão de Moraes IAG-USP fazendo atendimento ao público em observações do céu noturno com telescópios. Trabalha como monitora no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi.

Nícolas Dick Vidal de Oliveira é graduado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e em Física pelo Instituto de Física da USP (IFUSP). Atualmente é mestrando de Astronomia (IAG-USP). Estagiou por dois anos nos Planetários de São Paulo (2019-2021) e hoje faz parte da equipe de planetaristas que coordenam as visitas guiadas, conteúdo digitais sobre astronomia, oficinas, observações de céu e sessões de cúpula no Planetário do Carmo.

Rafael Rechiche de Campos é graduado em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e atualmente cursa o último ano de doutorado em astronomia na mesma instituição. Além da atuação na área acadêmica, também possui experiência com divulgação de astronomia no observatório Observatório Abrahão de Moraes, e do canal de youtube AstroTubers. Atualmente faz parte da equipe de planetaristas do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, coordenando visitas guiadas e apresentando sessões de planetário ao vivo.

Rafael Santos Magri é aluno de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza pela EACH-USP, onde atua como bolsista em um projeto de divulgação científica através de mídias digitais, com enfoque na produção de podcast. Possui formação técnica na área de Administração pelo SENAI, e integra o Diretório Acadêmico de Licneciatura em Ciências da Natureza (DALICINA), sendo atualmente Tesoureiro, anteriormente tendo sido Secretário Geral.

Rebeca Cabral Santos é aluna da graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Deu aula de inglês por uns meses em uma escola e já foi jovem aprendiz na área administrativa. Atualmente trabalha na área administrativa do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi.

Vanessa Futagami Giraldez Garcia é aluna de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atualmente auxilia no atendimento ao público além nas apresentações de sessões na cúpula no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi.

Coordenação

Nícolas Dick Vidal de Oliveira

Kethylin Bernardo Rosa - Coordenador Externo

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.

Vagas: 20

Dias: 01, 06, 07, 13, 14, 20, 21, 27, 28/05/2023, sábados, domingos e feriados

Horário : 13h às 17h

Local:  PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

 

As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.

Mapa para PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

 

Confira nossas redes socias

  •