Oficina: "Fósseis"

" "
 

topo

Oficina: "Fósseis"
 

Dias: 28/5, domingo
Horário: 14h às 16h

Descrição

Desde os grandes dinossauros até as plantas microscópicas, os fósseis trazem aos cientistas os mais variados e importantes tipos de dados que nos fazem desvendar passados misteriosos. Quer saber um pouco mais sobre e botar a mão na massa? Venha ao planetário em nossa oficina de fósseis e descubra!

Facilitação

Aghata Achilles de Oliveira é aluna de graduação da Licenciatura em Física no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Entre 2020 e 2021 atuou como parte da diretoria do projeto ElaSTEMpoder, visando a divulgação do trabalho de mulheres cientistas e incentivo à participação de meninas e mulheres na ciência. Como parte da bateria Cherateria no IFUSP, teve a oportunidade de aprender sobre música e praticar o ensino de percussão, o trabalho em grupo e a organização de uma entidade estudantil. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, atua na apresentação de sessões de cúpula e como guia na visitação do público.

Kethylin Bernardo Rosa é estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza pela EACH-USP. Sua jornada no ensino começou ao participar da Bateria Bandida - EACH-USP e Bloco da Casa Velha, onde não só aprendeu sobre música mas pôde também ter contato com o ensino de percussão para públicos variados, assim como executou questões administrativas, e experienciou constantemente o trabalho em grupo. Integra atualmente o Clube de Ciências para meninas do CCA, onde ocorreram suas primeiras experiências com divulgação científica e o ensino em ambientes não formais de educação. Ao longo de sua trajetória realizou cursos de inglês, possuindo este idioma em nível avançado, na área de informática, obtendo alta habilidade tanto com software como hardware de computadores, e técnico em química, onde fomentou sua paixão pela área das ciências. É estagiária no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, onde atua com atendimento ao público, o projeto “Planetário do Carmo no Minecraft”, planejamento e execução de oficinas, e divulgação científica nas redes sociais.

Luan de Souza concluiu o ensino médio na ETEC Aristóteles Ferreira. Entre 2014 e 2015 fez um curso técnico em Administração de Empresas pela ETEC Escolástica Rosa e também um curso técnico em Informática para Internet em 2015. Desde 2018 é graduando do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na EACH-USP, onde participou por 2 anos do projeto de iniciação científica Banca da Ciência, apresentando a ciência de forma lúdica para crianças e adolescentes. Nesse projeto, percebeu que seu maior interesse era na divulgação científica, e em novembro de 2021 iniciou um estágio no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, onde atua como monitor em visitas guiadas e na produção de material para mídias digitais.

Nícolas Dick Vidal de Oliveira é graduado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e em Física pelo Instituto de Física da USP (IFUSP). Atualmente é mestrando de Astronomia (IAG-USP). Estagiou por dois anos nos Planetários de São Paulo (2019-2021) e hoje faz parte da equipe de planetaristas que coordenam as visitas guiadas, conteúdo digitais sobre astronomia, oficinas, observações de céu e sessões de cúpula no Planetário do Carmo.
 

Coordenação

Nícolas Dick Vidal de Oliveira

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.

Vagas: 30

Dias: 28/05/2023, domingo

Horário: 14h às 16h

Local:  PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

Endereço R. John Speers, 137 - Itaquera

 

As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.

Mapa para PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

 

Confira nossas redes socias

  •