Curso: "Introdução à Astronomia"

" "
 

topo

Curso: "Introdução à Astronomia"
 

Dias: 4/3 a 6/5, sábados
Horário: 10h às 12h

INSCREVER-SE 

 

Descrição

O objetivo deste curso é proporcionar aos participantes uma visão geral da astronomia, desde a concepção de mundo da antiguidade até a cosmologia atual, enfatizando o modo científico do pensar; a criação de hipóteses para explicar fenômenos observados, apoiadas com modelos. Mostram-se também as formas de se obter informações do universo, seja dos corpos do Sistema Solar ou de estrelas e galáxias distantes.

 

Carga horária total: 20 horas.

Conteúdo Programático

1. Astronomia na antiguidade. O objetivo deste tópico é mostrar como o pensamento científico evoluiu desde a antiguidade, até chegar à Teoria da Relatividade: de Tales a Einstein. Vemos que os gregos romperam com o mito e partiram da ideia de que o mundo é o que é devido a causas naturais, e como modelos de mundo foram criados a partir da observação dos movimentos das estrelas e astros errantes no céu.

2. Sistema Solar: planetas, satélites, planetas anões, asteroides, meteoroides, cometas. Neste tópico, são mostrados os componentes do Sistema Solar, enfatizando suas principais características. São mostradas as formas de obtenção de dados desses corpos, seja a partir do solo ou via sondas espaciais. As possibilidades de habitabilidade fora da Terra são investigadas ao se mostrar as características dos planetas e seus satélites.

3. Sistemas Planetários. Neste tópico, mostram-se as hipóteses para a formação de um sistema planetário, bem como a formação dos componentes do sistema em si. Em especial, mostram-se as hipóteses para a formação do Sistema Solar.

4. Exoplanetas. Neste tópico, mostram-se as principais formas de se observar um exoplaneta.

5. Terra: rotação e revolução. Este tópico trata dos movimentos de rotação e revolução da Terra, bem como suas consequentes estações do ano. O movimento aparente do Sol, bem como as mudanças do céu noturno são explicados.

6. A Lua: movimentos, fases e eclipses. Este tópico trata dos posicionamentos relativos entre o Sol, a Terra e a Lua, que originam as fases da Lua e eclipses.

7. O Sol: dimensões, estrutura interna. Neste tópico, vemos as principais características do Sol, sua estrutura interna, manchas, atividade e vento solar.

8. Instrumentação astronômica. Neste tópico, a evolução dos equipamentos observacionais são mostrados.

9. As estrelas: características gerais e evolução. Neste tópico, mostram-se como no século XIX os astrônomos perceberam do que as estrelas são feitas. Chegando ao século XX, como a temperatura da estrela define seu espectro. Classificação e evolução estelar.

10. Galáxias. Neste tópico, apresentamos os componentes da Via Láctea e como o conceito de galáxia se formou a partir das observações. Classificação de galáxias. Vemos como a determinação de distâncias levou à hipótese de expansão do universo.

11. Cosmologia. Na hipótese da expansão do universo até as ideias de fim para o universo conhecido. Vemos como surgiram os conceitos de matéria e energia escuras.

 

Avaliação:

A avaliação será feita mediante atividades propostas em aula. Os participantes do curso podem escolher não fazer avaliação e receber apenas uma declaração de presença. Para os que realizarem a avaliação e obtiverem nota maior do que 5 e presença maior do que 70%, será emitido um certificado.

Facilitação e Coordenação

Nícolas Dick Vidal de Oliveira é graduado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e em Física pelo Instituto de Física da USP (IFUSP). Atualmente é mestrando de Astronomia (IAG-USP). Estagiou por dois anos nos Planetários de São Paulo (2019-2021) e hoje faz parte da equipe de planetaristas que coordenam as visitas guiadas, conteúdo digitais sobre astronomia, oficinas, observações de céu e sessões de cúpula no Planetário do Carmo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 12 anos.

Vagas: 70

 

Dias: 04/03, 11/03, 18/03, 25/03, 01/04, 08/04, 15/04, 22/04, 29/04, 06/05, sábados.

Horário: 10h às 12h

Local:  PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

Endereço R. John Speers, 137 - Itaquera 

 

As inscrições são feitas pelo seguinte formulário: https://forms.gle/iXWNzai2WeNqNT216 

 

Mapa para PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

 

Confira nossas redes socias

  •