ATIVIDADE LÚDICA: ONDE, ALÉM DA TERRA, PODEMOS VIVER?

" "
 

topo

ATIVIDADE LÚDICA: ONDE, ALÉM DA TERRA, PODEMOS VIVER?
 

Dia: 15/10, sábado
Horário: 17h às 19h

 

Descrição

Nas últimas décadas, a preocupação com o meio ambiente se intensificou devido às mudanças climáticas evidentes. Se não forem tomadas providências desde já, podemos chegar a uma situação em que a Terra se torne inabitável. Haveria algum outro planeta no Sistema Solar capaz de servir como refúgio para o ser humano? E fora do Sistema Solar? Nesta oficina, falaremos das características de cada planeta, visando avaliar se há ou não possibilidade de abrigar vida como conhecemos. Além das características principais dos planetas, montaremos o Sistema Solar em escala com auxílio de barbantes.

Facilitação

Aghata Achilles de Oliveira é aluna de graduação da Licenciatura em Física no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Entre 2020 e 2021 atuou como parte da diretoria do projeto ElaSTEMpoder, visando a divulgação do trabalho de mulheres cientistas e incentivo à participação de meninas e mulheres na ciência. Como parte da bateria Cherateria no IFUSP, teve a oportunidade de aprender sobre música e praticar o ensino de percussão, o trabalho em grupo e a organização de uma entidade estudantil. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, atua na apresentação de sessões de cúpula e como guia na visitação do público.

Dinah Moreira Allen é graduada em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestra e doutora em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). Tem pós-doutorado pelo Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OV-UFRJ), foi Visiting Research Fellow na University of Hertfordshire no Reino Unido, e pelo IAG-USP. Atuou como educadora no curso semipresencial de Licenciatura em Ciências oferecido pela USP, elaborando material didático de astronomia para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), participou da coordenação do curso semipresencial de extensão "Aperfeiçoamento em Astronomia para a Docência", oferecido dentro do programa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica (INCT-A), com base na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e atuou como professora substituta do IAG-USP. Foi professora da Escola Municipal de Astrofísica Prof. Aristóteles Orsini (EMA) em 2016 e desde 2017 atua como planetarista da DPM/UMAPAZ/SVMA, que tem como sede apenas o Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi desde outubro/2020. Coordenou a programação da EMA e Planetários (Carmo e Ibirapuera) de 2017 a 2021, convidando palestrantes e planejando todas as atividades oferecidas. Orienta estagiários nos projetos específicos. Apresenta sessões de planetário ao vivo completas e parciais, como imersão de abertura para palestras. Oferece diversas palestras e oficinas e elaborou mais de 10 cursos de astronomia. Durante a pandemia 2020/2021, escreveu e revisou roteiros de vídeos para o YouTube, bem como diversos textos para as redes sociais. É diretora da DPM desde setembro de 2021.

Coordenação

Dinah Moreira Allen

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 10 anos

Vagas: 30

Dias: 15 de outubro de 2022

Horário : 17h às 19h

Local: CEU Parque do Carmo

Endereço: Rua Gaspar da Silva,140 - Jd Nossa Senhora do Carmo, São Paulo - SP; CEP 08275-250.

Telefone: 11 2522 4669 e 11 5539 2097.

As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.

Como chegar no Planetário Prof. Acácio Riberi

 

Confira nossas redes socias

  •