Visita Guiada no Planetário do Carmo

" "
 

topo

Visita Guiada no Planetário do Carmo
 

Dias: 1/10 a 29/10 ,sábados e domingos(exceto 2/10).
Horário: 15h às 16h.

 

 

Descrição

O Planetário Municipal Prof. Acácio Riberi, localizado no Parque do Carmo, está aberto para visitação. A nossa equipe fará uma visita guiada pela nossa exposição permanente no hall, com fósseis, rochas, minerais, telescópios e imagens com temas astronômicos.

Facilitação

Aghata Achilles é aluna de graduação da Licenciatura em Física no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Entre 2020 e 2021 atuou como parte da diretoria do projeto ElaSTEMpoder, visando a divulgação do trabalho de mulheres cientistas e incentivo à participação de meninas e mulheres na ciência. Como parte da bateria Cherateria no IFUSP, teve a oportunidade de aprender sobre música e praticar o ensino de percussão, o trabalho em grupo e a organização de uma entidade estudantil. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, atua na apresentação de sessões de cúpula e como guia na visitação do público.

Daiane Breves Seriacopi é graduada em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e atualmente cursa o último ano de doutorado em astronomia na mesma instituição. Além da atuação na área acadêmica, também possui experiência em ensino de astronomia e física, por meio de aulas, palestras, oficinas e monitorias. Atualmente coordena a programação das atividades do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, dirige visitas guiadas e apresenta sessões de planetário ao vivo.

Flavio Bianchini Junior, formado em tecnologia de produção pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), possui pós-graduação na área de educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente cursa Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Desde 2017 atua como planetarista e divulgador científico do Planetário. Possui interesses em astronomia, geologia, educação, comunicação social, produção de imagens/videos e materiais digitais, culturais, sociais e ambientais. Desde 2017 dirige as visitas guiadas do Planetário do Carmo, apresenta sessões de planetário ao vivo completas e parciais, como imersão de abertura para palestras. Ofereceu diversas palestras e oficinas. Durante a pandemia 2020/2021, escreveu diversos roteiros de vídeos para o YouTube, bem como textos para as redes sociais.

Kethylin Bernardo Rosa é estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza pela EACH-USP. Sua jornada no ensino começou ao participar da Bateria Bandida - EACH-USP e Bloco da Casa Velha, onde não só aprendeu sobre música mas pôde também ter contato com o ensino de percussão para públicos variados, assim como executou questões administrativas, e experienciou constantemente o trabalho em grupo. Integra atualmente o Clube de Ciências para meninas do CCA, onde ocorreram suas primeiras experiências com divulgação científica e o ensino em ambientes não formais de educação. Ao longo de sua trajetória realizou cursos de inglês, possuindo este idioma em nível avançado, na área de informática, obtendo alta habilidade tanto com software como hardware de computadores, e técnico em química, onde fomentou sua paixão pela área das ciências. É estagiária no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, onde atua com atendimento ao público, o projeto “Planetário do Carmo no Minecraft”, planejamento e execução de oficinas, e divulgação científica nas redes sociais.

Leonardo Augusto Martins possui técnico em Química (2017) pelo Instituto Técnico de Barueri. Trabalhou no laboratório de isótopos estáveis do centro de pesquisas geocronológicas do Instituto de Geociências (CPGeo-IGc-USP) com espectrometria de massas inorgânica e espectroscopia UV-VIS. Atualmente é aluno de graduação em Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e faz parte do grupo de geodinâmica nas áreas de paleomagnetismo, tectonofísica e indução eletromagnética terrestre. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, vai auxiliar na visitação do público e apresentações na cúpula.

Leonardo Guimarães é estudante de licenciatura em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). É integrante do Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica para o Ensino de Física (GPITEF) como aluno de iniciação científica, onde realiza pesquisas visando aplicações tecnológicas benéficas ao ensino de física. Participante voluntário do Grupo de Astronomia da Seara da Ciência (GAS), onde realiza estudos em simulações de N-corpos para mensura de matéria escura. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, atua no atendimento ao público presencial e virtual, como parte da frente de comunicação e gameficação.

Luan de Souza concluiu o ensino médio na ETEC Aristóteles Ferreira. Entre 2014 e 2015 fez um curso técnico em Administração de Empresas pela ETEC Escolástica Rosa e também um curso técnico em Informática para Internet em 2015. Desde 2018 é graduando do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na EACH-USP, onde participou por 2 anos do projeto de iniciação científica Banca da Ciência, apresentando a ciência de forma lúdica para crianças e adolescentes. Nesse projeto, percebeu que seu maior interesse era na divulgação científica, e em novembro de 2021 iniciou um estágio no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, onde atua como monitor em visitas guiadas e na produção de material para mídias digitais.

Marcio Alan Ferreira dos Anjos é aluno de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pesquisador na área de Tecnologias e Ensino e Neurociência da Aprendizagem na mesma instituição. Aqui, no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, vai auxiliar na visitação do público e apresentações na cúpula.

Marcos Vinicius Coimbra Bezerra cursou Bacharelado em Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) entre 2020-2021. Atualmente cursa Bacharelado em Geofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). É monitor de astronomia no projeto "Noite com As Estrelas" do Observatório Abrahão de Moraes IAG-USP fazendo observações do céu noturno com telescópios além de aulas e palestras ao ar livre. Participa também do projeto "Ciência e arte a USP vai à Escola, a Escola vem à USP" IFUSP produzindo e apresentando oficinas de astronomia em escolas públicas em São Paulo. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, vai auxiliar na visitação do público e apresentações na cúpula.

Mariana Milani é estudante de Física pela Unesp Rio Claro. Integrante do Coro Luther King onde teve as primeiras experiências com redes sociais, produção de textos e edição de vídeos. Iniciou oficialmente a jornada pelo cosmos com o Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (2018) e a Miniescola de Física Espacial (2019), ambos no INPE. Criou, junto a colegas, grupos de estudos e divulgação científica como o coletivo AstroLábia (@a.astrolabia) e o projeto Physikas (@physika.s). Colabora desde 2018 com o masterclass de Física de Partículas para o Ensino Médio, realizado pelo SPRACE/IFT-UNESP, e participou como monitora do projeto Astrominas em 2020 e 2021. Estuda cosmologia com Mario Novello. Estagiária no Planetário do Carmo onde atua com redes sociais, edição de vídeo, oficinas e atendimento ao público.

Matheus Lyra Nascimento é aluno de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, atua como guia na visitação do público e apresenta sessões de cúpula.

Nícolas Dick Vidal de Oliveira é graduado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Atualmente cursando Física pelo Instituto de Física da USP (IFUSP). Estagiou por dois anos nos Planetários de São Paulo (2019-2021) e hoje faz parte da equipe de planetaristas que coordenam as visitas guiadas, conteúdo digitais sobre astronomia, oficinas, observações de céu e sessões de cúpula no Planetário do Carmo.

Rafael Rechiche de Campos é graduado em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e atualmente cursa o último ano de doutorado em astronomia na mesma instituição. Além da atuação na área acadêmica, também possui experiência com divulgação de astronomia no observatório Observatório Abrahão de Moraes, e do canal de youtube AstroTubers. Atualmente faz parte da equipe de planetaristas do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, coordenando visitas guiadas e apresentando sessões de planetário ao vivo.

Vanessa Futagami Giraldez Garcia é aluna de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atualmente auxilia no atendimento ao público além nas apresentações de sessões na cúpula no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi.

Coordenação

Daiane Breves Seriacopi
 Flavio Bianchini
Nicolas Dick Vidal de Oliveira
Rafael Rechiche de Campos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.

Vagas:  Livre

Dias: 1, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29/10/2022, sábados e domingos (exceto 2/10).

Horário : 15h às 16h

Local:  Planetário Municipal Do Carmo - Professor Acácio Riberi

Endereço R. John Speers, 137 - Itaquera

As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.

Como chegar no Planetário Municipal Do Carmo - Professor Acácio Riberi

 

Confira nossas redes socias

  •