Curso: "Reconhecimento de Céu"

 

topo

Curso: "Reconhecimento de Céu"
 

Dias: 10, 11, 12, 13, 14/07, segunda a sexta-feira
Horário: 19h às 21h

INSCREVER-SE 

Descrição

O objetivo do curso é fornecer, por meio de aulas práticas e de observações, métodos para a localização das principais estrelas, constelações e outros objetos celestes. O curso é presencial no Planetário do Carmo. 

Avaliação:
Ao final do curso, os participantes com no mínimo 75%  de presença e  que obtiverem no mínimo nota 5  em uma avaliação, obterão um certificado de conclusão do curso. Para os demais, será fornecido um atestado de horas/participação, mediante solicitação.  A avaliação será feita no dia 14/07.

Carga horária total: 10 horas.

ATENÇÃO: O preenchimento do formulário de pré-inscrição NÃO GARANTE A SUA INSCRIÇÃO. As vagas serão preenchidas por meio de sorteio, caso o número de pré-inscritos seja maior do que o número de vagas. Fique atento às informações contidas no e-mail enviado após o preenchimento do questionário de pré-inscrição.

Conteúdo Programático

1. Conceitos básicos para a observação do céu; 

2. O céu de cada estação do ano: verão, outono, inverno, primavera; 

3. As constelações do Zodíaco.; 

4. Principais objetos de fundo do céu para observação (estrelas duplas, estrelas variáveis, aglomerados abertos e globulares, nebulosas, galáxias). 

5. Uso de Softwares livres para auxiliar na identificação do céu. 

Facilitação e Coordenação

Nícolas Dick Vidal de Oliveira é graduado em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e em Física pelo Instituto de Física da USP (IFUSP). Atualmente é mestrando de Astronomia (IAG-USP). Estagiou por dois anos nos Planetários de São Paulo (2019-2021) e hoje faz parte da equipe de planetaristas que coordenam as visitas guiadas, conteúdo digitais sobre astronomia, oficinas, observações de céu e sessões de cúpula no Planetário do Carmo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral com ensino médio completo ou cursando.

Vagas: 150

Dias: 10, 11, 12, 13, 14/07/2023

Horário : 19h às 21h

Local:  PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

Endereço : R. John Speers, 137 - Itaquera

Certificado: Ao final do curso, os participantes com no mínimo 75% de presença e que obtiverem no mínimo nota 5 em uma avaliação, obterão um certificado de conclusão do curso. Para os demais, será fornecido um atestado de horas/participação, mediante solicitação. A avaliação será feita no dia 14/07.

 


INSCREVER-SE

Mapa para PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

 

Confira nossas redes socias

  •