Oficina: "Pintura de Nebulosas"

topo

Oficina: "Pintura de Nebulosas"
 

Dia: 8/7, sábado
Horário: 16h às 18h

Descrição

O que são nebulosas? Quais os seus processos de formação? Por que elas são tão coloridas e cada uma tem um formato particular? Nesta oficina entenderemos um pouco mais sobre esses incríveis objetos astronômicos e aprenderemos a representá-los com aquarela. Entenderemos o básico de como manusear a tinta e suas diferentes técnicas de aplicação, para termos, no final, uma pintura de uma nebulosa única de cada participante, com seus diversos formatos e cores.

Facilitação

Maria Fernanda Camacho de Assis é aluna de graduação de Bacharelado em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas na Universidade de São Paulo (IAG-USP) e membro do grupo de pesquisa de astrofísica estelar, Beacon. É monitora voluntária de astronomia no projeto "Noite com As Estrelas" do Observatório Abrahão de Moraes IAG-USP fazendo atendimento ao público em observações do céu noturno com telescópios. Trabalha como monitora no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi.

Stefanie Ribeiro de Araujo, é técnica em comunicação visual pela ETEC, graduada em desenho de animação pela Faculdade de Belas Artes e Design de Jogos pela Saga. Participou de festivais e mostras com curtas em animação 2D e Stopmotion, roteiro e direção de arte em curta metragem live action, atuou como arte finalista para uma empresa de eventos e atua como assistente de graffiti. Na DPM/UMAPAZ/SVMA produz vídeos para sessões de cúpula, animações de divulgação, cartazes, manutenção das redes sociais, vídeos para o YouTube, produção de materiais impressos como banners e faixas para o Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi. Auxilia os professores nos projetos com produção de trabalhos manuais, maquetes e toda a direção de arte. Participou da curadoria e montagem da exposição comemorativa dos 50 anos do homem na Lua e participa do planejamento de todas as exposições do Planetário.

Vanessa Futagami Giraldez Garcia é aluna de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atualmente auxilia no atendimento ao público além nas apresentações de sessões na cúpula no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi.
 

Coordenação

Stefanie Ribeiro de Araujo

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 12 anos.

Vagas: 20

Dia: 08/07/2023, sábado

Horário: 16h às 18h

Local:  PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

Endereço : R. John Speers, 137 - Itaquera

 

As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.

Mapa para PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

 

Confira nossas redes socias

  •