OFICINA: Show da Química

 

topo

OFICINA: Show da Química
 

Dia: 25/06, domingo
Horário: 13h40 às 15h

Descrição

A química é uma ciência fascinante que estuda a composição, estrutura, propriedades e transformações da matéria. Nesta apresentação, mostraremos como a química pode ser colorida por meio de diversos tipos de reações químicas. Venha descobrir como é possível transformar algumas substâncias em outras completamente diferentes, mudando cor e forma. Será uma experiência divertida e educativa para todas as idades. Contamos com sua participação!

Facilitação

Antonio Nazareno Uchoa de Oliveira Filho é aluno de graduação em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e faz parte do grupo de pesquisa "Beacon" da USP, focado no estudo de estrelas Be. Atualmente, realiza pesquisa científica na área de astronomia instrumental estudando o equipamento e observando no Observatório Pico dos Dias. É monitor voluntário de astronomia no projeto "Noite com As Estrelas" do Observatório Abrahão de Moraes IAG-USP fazendo atendimento ao público e observações do céu noturno com telescópios. Possui experiência em ensino de matemática, física e astronomia por meio de aulas voluntárias e monitorias. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Ribeiro, atua como monitor.

Flavio Bianchini Junior, formado em tecnologia de produção pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), possui pós-graduação na área de educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atualmente cursa Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Desde 2017 atua como planetarista e divulgador científico do Planetário. Possui interesses em astronomia, geologia, educação, comunicação social, produção de imagens/videos e materiais digitais, culturais, sociais e ambientais. Desde 2017 dirige as visitas guiadas do Planetário do Carmo, apresenta sessões de planetário ao vivo completas e parciais, como imersão de abertura para palestras. Ofereceu diversas palestras e oficinas. Durante a pandemia 2020/2021, escreveu diversos roteiros de vídeos para o YouTube, bem como textos para as redes sociais.

Leonardo Augusto Martins possui técnico em Química (2017) pelo Instituto Técnico de Barueri. Trabalhou no laboratório de isótopos estáveis do centro de pesquisas geocronológicas do Instituto de Geociências (CPGeo-IGc-USP) com espectrometria de massas inorgânica e espectroscopia UV-VIS. Atualmente é aluno de graduação em Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e faz parte do grupo de geodinâmica nas áreas de paleomagnetismo, tectonofísica e indução eletromagnética terrestre. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, vai auxiliar na visitação do público e apresentações na cúpula.
 

Coordenação

Flavio Bianchini Junior

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.

Vagas: 30

Dia: 25/06/2023, domingo

Horário: 13h40 às 15h

Local:  PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

NÃO SE APLICA

Endereço R. John Speers, 137 - Itaquera

 

As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.

Mapa para PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

 

Confira nossas redes socias

  •