Oficina: "Eletromagnetismo"

 

topo

OFICINA: "Eletromagnetismo"
 

Dia: 11/06, domingo
Horário: 15h às 17h

 

Descrição

A física do eletromagnetismo está presente em nosso cotidiano como nas televisões e lâmpadas. Ela também pode explicar fenômenos que consideramos fascinantes como as auroras. Mas o que faz com que elas existam? Como tudo isso ocorre? Como podemos entender tudo isso? Na oficina de Eletromagnetismo queremos explorar esses assuntos com o intuito de apresentar um pouco do comportamento dos materiais que geralmente reagem a essas forças eletromagnéticas. Pretendemos apresentar ao público instrumentos que complementam o conhecimento que será abordado durante a atividade e por fim, realizaremos um experimento com a participação do público que estará presente no local.

Facilitação

Antonio Nazareno Uchoa de Oliveira Filho é aluno de graduação em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e faz parte do grupo de pesquisa "Beacon" da USP, focado no estudo de estrelas Be. Atualmente, realiza pesquisa científica na área de astronomia instrumental estudando o equipamento e observando no Observatório Pico dos Dias. É monitor voluntário de astronomia no projeto "Noite com As Estrelas" do Observatório Abrahão de Moraes IAG-USP fazendo atendimento ao público e observações do céu noturno com telescópios. Possui experiência em ensino de matemática, física e astronomia por meio de aulas voluntárias e monitorias. No Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Ribeiro, atua como monitor.

Marcio Alan Ferreira dos Anjos é aluno de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pesquisador na área de Tecnologias e Ensino e Neurociência da Aprendizagem na mesma instituição. Aqui, no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, vai auxiliar na visitação do público e apresentações na cúpula.

Maria Fernanda Camacho de Assis é aluna de graduação de Bacharelado em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas na Universidade de São Paulo (IAG-USP) e membro do grupo de pesquisa de astrofísica estelar, Beacon. É monitora voluntária de astronomia no projeto "Noite com As Estrelas" do Observatório Abrahão de Moraes IAG-USP fazendo atendimento ao público em observações do céu noturno com telescópios. Trabalha como monitora no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi.

Rafael Rechiche de Campos é graduado em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), mestre em astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) e atualmente cursa o último ano de doutorado em astronomia na mesma instituição. Além da atuação na área acadêmica, também possui experiência com divulgação de astronomia no observatório Observatório Abrahão de Moraes, e do canal de youtube AstroTubers. Atualmente faz parte da equipe de planetaristas do Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi, coordenando visitas guiadas e apresentando sessões de planetário ao vivo.

Vanessa Futagami Giraldez Garcia é aluna de graduação de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atualmente auxilia no atendimento ao público além nas apresentações de sessões na cúpula no Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi.
 

Coordenação

Rafael Rechiche de Campos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos.

Vagas: 20

Dia: 11/06/2023, domingo

Horário: 15h às 17h

Local:  PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

Endereço R. John Speers, 137 - Itaquera

As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.

 

Mapa para PLANETÁRIO MUNICIPAL DO CARMO - Professor Acácio Riberi

 

Confira nossas redes socias

  •