Mesa Redonda: O que aconteceu na COP 21 e como iremos nos posicionar frente ao acordo e desafios.

 

A COP21 gerou diferentes percepções diante de seus resultados e muitas perguntas. Foi um sucesso? Gerou avanços? Retrocedeu? Ou foi um grande fracasso? Como foi a participação do Brasil? Afinal o que foi a COP21 e quais suas reais repercussões para o Brasil e o mundo? Venha participar dessa mesa redonda e receber informações diretas de quem esteve lá. Cada um dos convidados irá trazer uma perspectiva do que foi o mais importante evento de sustentabilidade que gerou o acordo que substituirá o Protocolo de Kyoto. O evento será mediado pela vasta experiência e competência de Delcio Rodrigues. A UMAPAZ vai trazer um pouco do que aconteceu no Le Bourget em Paris para o Parque do Ibirapuera no dia 16 de março às 19h. Não perca essa oportunidade!

Por Alan Dubner

 

Participação:

Alan Dubner é um apaixonado por educação para sustentabilidade, mídias sociais e jornalismo 2.0. Foi representante do Brasil na ONU para Inclusão Digital, ajudou na criação e implantação do primeiro curso de EAD do Senac. É conselheiro do Instituto 5 Elementos e da SOL Brasil. Consultor, palestrante e autor de dezenas de artigos está feliz de estar em Paris para a COP21. É autor do site homônimo

Ana Carolina Amaral é jornalista formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e mestra em Ciência Holística com distinção pelo Schumacher College (UK), onde formulou uma proposta holística para a apuração jornalística. Criadora da página Mulher e Sustentabilidade, cujas reportagens buscam ligar os pontos entre participação feminina e modelos de desenvolvimento; já colaborou para veículos como Envolverde, Mercado Ético, Tempo de Mulher, Carta Capital, Superinteressante e Globo News. Na emissora pública TV Brasil, cobriu conferências internacionais como a Rio+20, foi produtora e repórter de telejornais diários e também do especial Caminhos da Reportagem, no qual integrou produções premiadas diversas vezes, incluindo uma menção honrosa do prêmio Vladimir Herzog em 2012. Atuante em movimentos socioambientais há 15 anos, escreveu cartilhas educativas e colaborou para ONGs como Vidágua (2008-2010), ISA (2009) e SOS Mata Atântica (2003-2006), além da Mobilização Mundial pelo Clima (2015). Também formulou artigos e posicionamentos que experimentam a visão holística no campo político, em assessoria para a campanha eleitoral do Partido Verde de Bauru em 2010 e, em São Paulo, na coordenação da Comunicação do mandato do vereador Ricardo Young (PPS), entre 2013 e 2014, onde executou a série engajada de documentários Nós, Câmera, Ação. Desde 2011 é moderadora da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. Em dezembro, na COP-21, colaborou para os veículos Época, Envolverde e ECO 21 buscando uma abordagem holística para a maior conferência da história ONU sobre mudanças climáticas.

Délcio Rodrigues
Físico, ambientalista, empresário e consultor de comunicação e campanhas em mudanças climáticas.
Foi um dos responsáveis por trazer o Greenpeace para o Brasil e diretor de campanhas da organização por vários anos. Foi assessor da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Global Team Leader do Greenpeace Internacional, Coordenador do Instituto Akatu pelo Consumo Responsável, Analista de Planejamento Energético e Relações com Meio Ambiente da Jaakko Poyre e CESP, além de pesquisador do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Realizou vários trabalhos nas áreas de redução das emissões de gases de efeito estufa, energia solar, poluição do ar, conservação da biodiversidade e revitalização de áreas contaminadas no Brasil, em vários países latino americanos.

Vereador Gilberto Natalini
Desde muito cedo, descobriu que a política é o instrumento mais poderoso de conquista da felicidade coletiva, quando feita com dignidade e ética. Com 17 anos, entrou na Escola Paulista de Medicina / UNIFESP, no pior momento da Ditadura no Brasil. Logo se envolveu com as lutas estudantis e com o Centro Acadêmico da Universidade. Envolveu-se profundamente na luta do povo brasileiro pelas liberdades e democracia. Foi preso e torturado no período da ditadura. Criou há 40 anos, um ambulatório médico voluntário no Fundo da Igreja do Cangaíba, onde atende até os dias de hoje.
Foi Secretário de Saúde de Diadema e de São Lourenço e Secretário Municipal de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo.
Atualmente é Vereador de São Paulo pelo Partido Verde e está em seu 4º mandato. Na Câmara Municipal de São Paulo, apresentou 280 projetos de lei e aprovou 90 leis. Presidiu a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade e a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo.
É autor de leis importantes como a Lei 13.309, pioneira no país ao estabelecer a aplicação de água de reuso na lavagem de ruas e calçadas. Essa lei já ajudou a economizar muitos bilhões de litros de água potável na cidade de São Paulo. Também é autor de projetos de lei que tratam da economia de água, que acabam de ser sancionados pela Prefeitura. É o autor do Programa Passeio Livre da Prefeitura de SP, que requalifica as calçadas da cidade, com piso permeável. É o idealizador e proponente da Conferência P+L e Mudanças Climáticas, que já está em sua 14ª edição e é o maior evento ambiental fechado do país. Participou da COP21 em Paris, entre tantas outras COPs e C40.

Laura Lucia Vieira Ceneviva, arquiteta especializada em Planejamento Regional e Urbano pela Technische Universität Berlin/Alemanha, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP. Foi coordenadora do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de São Paulo, bem como do Fundo do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – FEMA do mesmo Município. Coordenou o Grupo Executivo da PMSP para Melhoramentos Cicloviários – Pró-Ciclista e é Secretária Executiva do Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia do Município de São Paulo.

Miriam Duailibi
Jornalista, educadora ambiental, especialista em educação para sustentabilidade, mudanças climáticas, alfabetização ecológica e ecodesign e gestão de organizações sociais.
Presidente - Instituto ECOAR para Cidadania;
Conselheira do Fundo Paulistano de Reciclagem;
Conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FUNBEA);
Diretora do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata; Conselheira da Associação Latino-Americana de Pequenas e Micro Empresas de economia solidária (AlampymeBr);
Coordenadora pedagógica da Brasil Sustentável Editora.

Vereador Ricardo Young
Empresário, graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, pós-graduado em Administração Geral pelo PDG/EXEC e em Lideranças Sistêmica pelo MIT. Candidato ao Senado por São Paulo, pelo Partido Verde, recebendo quatro milhões de votos. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e do UniEthos, do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e da Amata. Participou do Conselho do Todos pela Educação, do Planeta Sustentável da Editora Abril, do Conselho de Sustentabilidade do Grupo Santander, da Kimberly-Clark, Fibria, GRI - Global Reporting Initiative e Accountability. Foi ancora do Programa Sustentabilidade no Terra TV e colaborador eventual da Folha de São Paulo. Referência Internacional nos temas de Responsabilidade Social, Gestão e Desenvolvimento Sustentável. Em 2012 foi eleito Vereador de São Paulo.

 

Publicações:

Kit de Educação Ambiental - 06 cartilhas para alunos e professores de escolas públicas e privadas, sobre: Água e Energia; Consumo e Resíduos; Esporte e Meio Ambiente; Saúde e Saneamento; Alimentação Saudável; Biodiversidade.
Série Descobrindo o Meio Ambiente – 04 livros texto para alunos de ensino fundamental e 04 Guias de Atividades para professores da rede pública de ensino;
Ciranda das Águas – experiências inovadoras em gestão de recursos hídricos;
Um sonho de energia – livro texto para estudantes do ensino médio e Guia de Atividades para professores da rede pública de ensino;
Cadernos de Educação Ambiental - livro texto e Guia de Atividades para educadores de escolas pantaneiras;
Negócio de Mulher – um guia para elaboração de projetos de geração de trabalho e renda para mulheres.

 

Reinaldo Canto
Jornalista há 36 anos com passagens pelas principais emissoras de televisão e rádio do Brasil; foi assessor de imprensa de grandes empresas como Banespa e Cosesp; também foi diretor de comunicação do Greenpeace Brasil, coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e passagem pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social (boletins responsabilidade social Ethos/CBN e assessoria de imprensa). Publicou artigos no extinto Jornal da Tarde. Colunista do programa Observatório do Terceiro Setor - Falando de Sustentabilidade com Reinaldo Canto, (Rádio Trianon - SP). Foi correspondente da revista Carta Capital, da agência Envolverde e de diversas mídias ambientais na COP-15 em Copenhague. Participou da Conferência sobre Desenvolvimentos Sustentável, a Rio+20 e foi também correspondente na COP 21 em Paris da Envolverde e da revista Carta Capital, além de publicar matérias no Blog do Planeta, da revista Época. Atualmente é professor das disciplinas Gestão Ambiental, Gestão Sustentável de Organizações, Sustentabilidade & Consumo Consciente e Comunicação Empresarial na FAPPES; diretor-executivo do Instituto dos Mananciais, colunista da Carta Capital (coluna: Cidadania & Sustentabilidade - www.cartacapital.com.br); colaborador e parceiro da Envolverde (www.envolverde.com.br); consultor para entrevistas no SBT, Rede TV e Rede Vida; colunista do ROL - Região On Line Caderno Cidadania (Itapetininga - SP); colunista da Ciranda no Bairro (Bairro da Saúde - SP); colunista do Portal Mercado Ético; colunista do Portal Observatório do Terceiro Setor; consultor e assessor de imprensa da Iniciativa Verde (e membro do Conselho Fiscal da organização), Consultor e palestrante. Participa de diversos movimentos, entidades e organizações entre eles, Aliança pelas Águas; Observatório do Código Florestal; Observatório do Clima e RMA - Rede de ONGs da Mata Atlântica (pela Iniciativa Verde); GWP - Global Water Partnership (pela Envolverde); Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental; Federação Internacional dos Jornalistas; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

• É autor do blog: cantodasustentabilidade.blogspot.com e do site: ecocanto21.com.br

• É também roteirista (curta metragem de animação: Rebelião das Águas) e escritor (Livro: Um dia no dia da Ana Luiza - em fase de lançamento pela Editora Chiado de Portugal).



Coordenação: Mirna B. Salazar Camacho e Tania Maria dos Santos Souza Rosa
Público: pessoas interessadas no assunto.

Dias: 16 de março de 2016, quarta-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.
Av. Quarto Centenário, 1268. Acesso pelo portão 7A.
 

Inscrições encerradas.