Curso: Comunicação para a Paz


"Reconhecer que a paz é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo, com outras pessoas, outras culturas, outras vidas, com a Terra e com a totalidade maior da qual somos parte". (Carta da Terra)

 

Uma palavra pode ter significados diferentes para pessoas diferentes, já que cada um percebe a realidade de uma forma única e particular. Assim, a paz e a harmonia nos relacionamentos dependem, entre outras coisas, da capacidade de entendimento e compreensão do "outro", dos seus sentimentos e da sua visão de mundo.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades da comunicação que contribuam para relacionamentos harmoniosos baseados na cultura de paz, a UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) realiza de 2 de março a 6 de abril o curso "Comunicação para a Paz", aberto a todos os interessados.

O curso propõe uma reflexão sobre os mecanismos de linguagem enquanto elementos de aproximação ou de geração de conflitos entre familiares, amigos, colegas de trabalho, professor e aluno, com base em exposição dialogada e exercícios vivenciais baseados na Programação Neurolinguística (PNL) O conteúdo será desenvolvido nos dias.
 

Programa:

• O que é uma boa comunicação?

• Rapport - diálogo com empatia.

• Como o ser humano constrói seu mundo

• Entendendo as generalizações, distorções e omissões na linguagem que causam conflitos.

• Investigando para entender o outro - esclarecer e clarear a comunicação.

• Aprendendo a se colocar no lugar do outro para compreendê-lo.

• Pressupostos que contribuem para a cultura de paz
 

Vagas: 30
Facilitação: Maricy Montenegro, fonoaudióloga, Master Pactitioner em Programação, Neurolinguística (PNL) e educadora ambiental da UMAPAZ.
Coordenação: Maricy Montenegro e Maria de Lourdes Diniz.
Público: interessados no assunto.

Dias: 2, 9, 16, 23 de março e 6 de abril de 2016, quartas-feiras.
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.