Trilhas Urbanas: Educação Ambiental ao ar livre

Foi realizado no Parque Alfredo Volpi mais uma edição do programa Trilhas Urbanas, que faz trilhas em sete parques de São Paulo com foco na Educação Ambiental

Com muitas espécies remanescentes da Mata Atlântica, o Parque Alfredo Volpi é um dos principais parques utilizados para realização do programa Trilhas Urbanas, que faz trilhas em alguns parques municipais de São Paulo. No dia 25, as crianças da EMEI Prof. Benedicto Castrucci, localizada na Zona Oeste de São Paulo participaram da atividade que teve como proposta um jogo de educação ambiental com perguntas sobre temas relacionados à fauna e flora do parque.

As crianças com idades entre 3 e 5 anos foram divididas em grupos, nomeados pelos integrantes das equipes. As turmas “Preguiça” e “Exploradores” gritavam os nomes de seus times a plenos pulmões. Durante o passeio pelo parque, os educadores das Trilhas Urbanas faziam paradas estratégicas, para passar alguns ensinamentos. Ao finalizar a explicação, o monitor perguntava algo sobre o tema.

A primeira parada foi em frente a um Pau-brasil.- a árvore pode alcançar de 10 a 15 metros, tem suas raízes originárias em nosso país - O Pau-brasil também é conhecido historicamente pelo valor econômico que possuía nas épocas em que o Brasil era Colônia de Portugal. Nessa época, os ibéricos se impressionaram com a tinta vermelha que saia do tronco dessa árvore. Essa tinta foi muito utilizada para tintura de tecidos. O que acarretou uma grande extração, ameaçando de extinção o Pau-brasil por vários anos.

Depois da explicação, que ganhou a atenção das crianças, foi feita a pergunta: “Por que a árvore se chama Pau-brasil?”. Antes que qualquer um pudesse pensar em responder, um garoto se antecipou: “Por que ela é do Brasil e feita de pau!”. A risada veio de todos os lados. Apesar de alguns erros conceituais, a resposta está correta. O Pau-brasil tem esse nome justamente por ser uma espécie nativa de nosso país.

Em certo ponto do passeio, os alunos também conheceram alguns instrumentos históricos do Brasil. O Monjolo, estrutura de madeira com duas extremidades: De um lado o monjolo recebe água e, do outro, possui um pilão usado para moer grãos, como o arroz por exemplo. Muito usado na agricultura, o Monjolo também caracteriza uma das dez etnias de escravos vindos ao Brasil. Os “monjolos” eram escravos vindos da África Central, uma das regiões que mais sofreu com a escravidão e com o tráfico de escravos.

No final de toda dinâmica, um empate: As duas equipes foram vencedoras e acertaram todas as respostas feitas pelos professores. Isso mostra que a proposta de trilha, unida a uma disputa saudável utilizando perguntas e respostas, é uma ótima ferramenta para que os alunos conheçam um pouco mais sobre as questões ambientais e históricas particulares do Brasil.

As Trilhas Urbanas acontecem em sete parques municipais: Além do Alfredo Volpi, os parques da Aclimação, Ibirapuera, Independência, Jardim da Luz, Vila Guilherme/Trote e Piqueri também recebem a atividade.

Você também pode participar das Trilhas Urbanas. Quer saber como? É só clicar no link:http://goo.gl/svt2cx