Curso: Danças Circulares na Educação Ambiental

 

 

 

 

A dança é uma das expressões mais antigas do homem e parte essencial da vida dos povos. As Danças Circulares resgatam passos e músicas inspirados na cultura dos povos trazendo ao momento presente valores como respeito, união e cooperação. Estas danças possibilitam vivenciarmos de modo especial a alegria, a irmandade, o contato com a natureza numa comunicação não-verbal, sendo um rico instrumento no trabalho de inclusão das questões sociais que envolvem nossa relação com o meio em que vivemos, ressaltando a necessidade de convivência pacífica, inclusiva e sustentável. Estas danças podem ser utilizadas como ferramentas ou metodologia para o trabalho com a Educação Ambiental.

 

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental é necessário desenvolver processos pelos quais tanto o indivíduo quanto a coletividade possam construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências no sentido da conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, para a ampliação da qualidade de vida, sustentabilidade e convivência pacífica entre todos os seres. As Danças Circulares trazem elementos tanto em suas músicas quanto em seus gestos e movimentos que podem inspirar e fomentar os processos de educação ambiental. Na UMAPAZ as Danças Circulares têm sido usadas para potencializar a formação de grupos que buscam uma ação comum imbuída da ética ambiental.

Objetivo: o curso busca introduzir as Danças Circulares como metodologia para o educador trabalhar os conteúdos de Educação Ambiental no processo pedagógico.

Metodologia: Exposição dialogada, vivência de Danças Circulares, contação de história, leitura de textos e atividades em grupo.

Conteúdo:

  • 12 Danças Circulares (Repertório Variado De Danças Cantadas, Danças Tradicionais E Contemporâneas Dos Povos);
  • Temas Abordados A Cada Aula:

- Do Corpo Ao Planeta / Do Indivíduo Ao Coletivo
- O Que Sustenta Nossa Vida
- A Magia Da Biodiversidade
- Consumindo E Descartando
- Nossa Herança Para O Futuro

 

 

Vagas: 60 primeiros inscritos (não haverá seleção)
Focalizadoras
Débora Pontalti Marcondes, Estela Maria Guidi Pereira Gomes, Lia Salomão, Mirian Mayumi Okada e estagiária Camila Costal
Coordenação: Débora Pontalti Marcondes e Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Público: Educadores que atuam com crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos

Dias: 21 e 28 de setembro, 5, 19 e 26 de outubro de 2015, 9 de novembro, segundas-feiras
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 – Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições: aqui