Curso: Alimentação e Meio Ambiente - integrando saberes e práticas

 

ATENÇÃO: Inscrições abertas até o dia 30/04.

 

O Programa Alimentação e Meio Ambiente desenvolvido na UMAPAZ propõe a reflexão e apreensão de práticas que permitam a incorporação e multiplicação de atitudes favoráveis relacionadas às questões socioambientais em todas as etapas do ciclo de produção, consumo e destinação final de resíduos, levando em consideração aspectos da diversidade cultural da nossa população aliadas e integradas a outras dimensões do cuidado.

Em uma época de grandes e rápidas transformações que vivemos, a alimentação em nosso planeta acompanha essas profundas mudanças no nosso cotidiano, em especial na relação com nossa comida. O modo como realizamos esse ato primário para nossa sobrevivência se reflete na saúde dos seres e do planeta.

A proposta deste curso é refletir e integrar saberes e práticas rumo a uma alimentação adequada e compatível com a realidade e que nos permita trilhar ações viáveis e seguras no caminho da sustentabilidade, buscando reconhecer práticas conscientes na promoção de saúde individual e coletiva com impactos sociais e ambientais positivos e valorizando o prazer de comer e conviver.

 

Programa: Temas e palestrantes

 

• Nutrição Integrativa 
A Nutrição Integrativa considera o indivíduo como um ser multidimensional, onde corpo, mente e espírito, são partes que se completam; visa permitir uma reflexão sobre uma nova proposta de Nutrição, que não ignora as teorias e conceitos da Nutrição convencional, mas agrega a esta, conhecimentos milenares de diversos povos e culturas admitindo novas interpretações do papel e efeito do alimento na vida do ser humano em todas as suas dimensões. A Nutrição Integrativa resgata que a refeição é um momento de encontro, onde se compartilha além da comida, histórias, experiências, ideias e sentimentos.

Facilitação: Marcia Regina Donatoni Urbano, Nutricionista com Especialização em obesidade; Mestre em Ciências Aplicadas à Nutrição (UNIFESP); Especialista em Teorias e Práticas em Cuidados Integrativos da UNIFESP onde ministra aulas e assessoria científica; docente em curso de graduação em Nutrição e atende também em consultório particular.

 

Promovendo Saúde e enfrentando as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) na cidade de São Paulo.
Pretende-se apresentar o cenário das DCNT no município de São Paulo, seus determinantes e condicionantes sociais e formas de enfrentamento nas redes de atenção á saúde, por meio da articulação entre Vigilância da Saúde, Promoção da Saúde e Cuidado Integral. Serão apresentados alguns aspectos do consumo alimentar, do perfil epidemiológico das DCNT e seus fatores de risco e proteção por meio da análise de aspectos de inquéritos de saúde nacionais e municipais. Os participantes terão oportunidade de conhecer algumas das ações estratégicas da Secretaria Municipal da Saúde nessa área como a linha de cuidado de sobrepeso e obesidade, campanha do consumo consciente do sal e outras.

Facilitação: Rita Helena Bueno Pinheiro, Nutricionista com Especialização em Saúde Pública (FSPUSP) e Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (FIOCRUZ); Coordenadora da área de Nutrição da Coordenação de Atenção Básica – Secretaria Municipal da Saúde/SP e membro do Comusan/SP.
Vera Helena Lessa Villela, Nutricionista especialista e Mestre em Saúde Pública da equipe técnica da Subgerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde/SP e membro do Comusan/SP.

 

Segurança Alimentar e Nutricional
Difundir o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN, da produção ao consumo de alimentos e compreender que todas as fases dos ciclos da vida, mudanças do estilo de vida, hábitos alimentares, tradições culturais, questões sócio ambientais, dentre outras, são temas que se complementam por meio de uma abordagem transversal. O conhecimento das diferentes políticas públicas, que tem em seu escopo garantir os direitos humanos e sociais e o reconhecimento da alimentação como um direito social constitucional (art. 6º CF/88), constata a necessidade da reflexão sobre tais mudanças, e consequentemente seus impactos positivos e/ou negativos no nosso cotidiano.

Facilitação: Solange Cavalcante da Silva Redolfi, Pedagoga e Nutricionista, Pós-Graduação em Gestão Ambiental (FSPUSP), Nutrição nas DCNT (HIAE) e Gastronomia Funcional; técnica da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente atua no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável/CRSANS-BT, membro da Comissão Regional de SANS e Comusan/SP.

 

• Diálogos sobre agroecologia e agrobiodiversidade: práticas de transformação
O que existe por trás da produção e consumo dos alimentos? Qual a relação entre a agricultura e a vida nas cidades? Como podemos praticar a agroecologia no dia a dia? A degradação sociambiental promovida pelo atual modelo de agricultura inquieta cada vez mais a população das cidades, portanto, torna-se premente momentos de reflexão compartilhada e diálogos significativos que busquem outras possibilidades de perceber e cuidar da agrobiodiversidade e dos agricultores (urbanos e rurais). Esta vivência do tema alimentar se dará a partir dos conceitos e fundamentos que estruturam o atual sistema de produção de alimentos, qual futuro que este modelo nos apresenta e caminhos da agroecologia para emergência de práticas alimentares mais saudáveis, criativas, justas e livre de agrotóxicos e transgênicos.

Facilitação: Fernanda Correa Moraes, Engenheira Agrônoma pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA e do Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ-USP). Secretaria Executiva do Núcleo de Educação e Conservação Ambiental da Universidade de São Paulo para realização de projetos de extensão em parceria com diferentes setores.

 

Alimentação Escolar: novas ações no campo da Alimentação
• Alimentos Orgânicos
Neste encontro será abordada a importância de ações envolvendo alimentação nas escolas a partir do projeto Educação Além do Prato realizado em 2014 no município de São Paulo, sua concepção, processo e resultados.
Será apresentado ainda o cenário atual envolvendo a produção e o consumo dos alimentos orgânicos e produção agroecológica.

Facilitação: Maluh Barciotte, Bióloga Doutora em Saúde Pública e Ambiental (FSPUSP) com Pós Doutorado em Escolhas Alimentares pelo NUPENS/FSPUSP. Atual presidente da AAO (Associação de Agricultura Orgânica) e diretora da MAHÃ – Instituto de Estudos Contemporâneos.

 

• Guia Alimentar para a população brasileira – proposta e diretrizes
A elaboração de guias alimentares insere-se no conjunto de ações intersetoriais que têm como objetivo melhorar os padrões de alimentação e nutrição da população e contribuir para a promoção da saúde. O Guia Alimentar para a População Brasileira em sua segunda edição levou em consideração transformações sociais vivenciadas pela população apresentando novas recomendações. Buscaremos refletir sobre essas mudanças, e as propostas e diretrizes apresentadas como contribuição para a promoção e realização do direito humano à alimentação adequada. Abordaremos ainda outros instrumentos de informação e recomendações com esse objetivo.

Facilitação: Suely Feldman Bassi, Psicóloga e Nutricionista com especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade (UNESP/UMAPAZ). Técnica da Secretaria do Verde e Meio Ambiente no DEA UMAPAZ atuando em programas de Educação Ambiental e Cultura de Paz, coordena o programa Alimentação e Meio Ambiente, Meio Ambiente e Saúde, entre outros.

 

Rotulagem de Alimentos
A evolução e transformação do modo de vida do ser humano têm influenciado na mudança de seus hábitos, sejam culturais, ambientais, sociais, econômicos e consequentemente alimentares, levando-nos a inserir em nossa dieta familiar, pouco ou muito, alimentos industrializados. Em decorrência dessas mudanças, surge a necessidade do consumidor ser informado sobre “o quê” está adquirindo, sendo a informação um elemento essencial à adoção das práticas alimentares. Sendo assim, a rotulagem dos alimentos é uma ferramenta que tem o objetivo de auxiliar o consumidor em suas escolhas alimentares apropriadas.
Facilitação: Solange Cavalcante da Silva Redolfi

 


Vagas: 40 (Haverá seleção).
Coordenação: Suely Bassi e Solange Redolfi
Público: profissionais da área da saúde, educadores e demais interessados no tema.

Dias: 14, 21, 28 de maio, 11, 18 e 25 de junho de 2015, quintas-feiras
Horário: das 14h às 17h (18 horas/totais)
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas.