PREFEITURA DE SÃO PAULO

Amianto: uma questão socioambiental

14/03/2014 14h22

 

O amianto é uma fibra mineral com grande flexibilidade e resistência, sendo muito utilizado como isolante térmico, acústico e elétrico, entre outras funções. O material também é reconhecido como causa de várias doenças, sendo um dos cancerígenos mais estudados no mundo.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que mais de 100 mil pessoas já morreram devido à exposição ao amianto.

Os malefícios do produto à saúde são conhecidos desde o início do século XX, quando uma comissão do parlamento britânico confirmou os primeiros casos fatais provocados por sua inalação.

No Brasil, alguns estados, como São Paulo, proibiram a comercialização e produção de todos os tipos de amianto. A única mina que continua funcionando no Brasil fica em Minaçu (Goiás).

Assim, dado que a exposição das populações ao amianto se coloca como uma questão socioambiental relevante essa palestra tem como objetivo esclarecer e orientar sobre esse tema por uma das pessoas mais conhecedoras do assunto que é a engenheira Fernanda Giannasi, fundadora da Rede Virtual Cidadã pelo Banimento do Amianto na América Latina e Associação Brasileira de Expostos ao Amianto (Abrea). Auditora fiscal do Ministério do Trabalho desde 1983, ganhadora do Prêmio CLAUDIA que representa a maior premiação feminina da América Latina, tornou-se símbolo da luta contra a utilização do amianto na fabricação de produtos como telhas e caixas d’água.

Facilitação: Fernanda Giannasi, engenheira civil e auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, fundadora da Rede Virtual Cidadã pelo Banimento do Amianto na América Latina e da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto (Abrea).

 


Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) e enviá-lo para: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 


Data: 25 de março de 2014, terça-feira
Horário: das 14h às 17h
Público focalizado: Estudantes, educadores e pessoas interessadas no tema.
Vagas: 80
Coordenação: Regina Barros.
Local: Sede do DEA|UMAPAZ – Parque Ibirapuera.
Pedestres: Portão 7A para pedestres. Avenida IV Centenário, 1268.
Estacionamento: Portão 7, Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Inscrições: incricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br
Ficha de inscrição: clique aqui