Ciclo de Encontros - Ativismos Alimentares: comida, política e meio ambiente

 

topo

Ciclo de Encontros - Ativismos Alimentares: comida, política e meio ambiente
 

Dias: 20, 27/6 e 4/7, terças-feiras.
Horário: 14h às 17h.

Inscrições encerradas

 

Descrição

O Ativismo Alimentar é um dos movimentos sociais mais vibrantes da atualidade, que incorpora ações em diferentes dimensões do nosso cotidiano envolvendo temáticas variadas  como segurança alimentar e nutricional; direito à vida e bem estar animal; consumo alimentar e sistemas agroalimentares responsáveis; gordofobia ; Locavorismo entre outras. 

Existem diversos formatos de ativismo, em que as pessoas se juntam para percorrer caminhos inspirados pela utopia de novas relações, convivência, novos valores, os quais podemos citar as Hortas Urbanas Comunitárias, o Slow Food, o Banquetaço dentre muitos outros.

Nestes Encontros você terá a oportunidade de conhecer, refletir e se inspirar a buscar maneiras de viver pautadas pelo sentido de corresponsabilidade, solidariedade, empatia, mudança de hábitos e comunidade.

Conteúdo Programático

Dia 20/6 

Ativismo Alimentar - Com Elaine de Azevedo.

Slow Food - Com Cassia Cazita, Dani Pimenta e Adolfo Mendonça.

Dia 27/6 - Conhecendo a experiência de duas Hortas Urbanas Comunitárias da cidade de SP,que acontecem dentro da USP e do Centro Cultural de SP/Batatas Jardineiras no Largo de Pinheiros. Com Thais Mauad e Mariana T. Marchesi.

Dia 4/7 -  Banquetaço. Ato-comensalidade, realizado em locais públicos, em defesa do Direito humano à alimentação adequada e saudável e da Democracia, a partir da disponiblização de refeições com produtos da biodiversidade brasileira oriundos da agricultura familiar e ecológica. Com Andre Luzzi e Fabiana Sanches

 

Referência Bibliográfica

AZEVEDO, E. de.; PELED, S. Comida e Visualidades. Visualidades, v.14, n.2, pp. 30-47, 2016.

AZEVEDO, E. de.; PELED, Y. Artevismo Alimentar. Contemporânea. Revista de Sociologia da UFSCar, v.5, pp.495 ­ 520, 2015.

AZEVEDO, E. de. O Ativismo Alimentar na perspectiva do Locavorismo. Revista Ambientes e Sociedade, v.18, pp.81 ­ 98, 2015.

AZEVEDO, E. de. Segurança Alimentar e Nutricional e Controvérsias Científicas. Revista Segurança Alimentar e Nutricional, v.20, pp.147 - 155, 2013a.

AZEVEDO, E. de. Vegetarianismo. Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, v.8, pp.275 - 288, 2013b.

AZEVEDO, E. de. Alimentos orgânicos: ampliando conceitos de saúde humana, social e ambiental. São Paulo: Ed SENAC, 2012. 

Facilitação


Adolfo Mendonça. Nutricionista, Coordenador do Curso de Gastronomia da Universidade da Quebrada e Ativista alimentar.

André Luzzi
Ativista alimentar e pesquisador. Doutor em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Integra o Fórum Paulista de Soberania e Segurança Alimentar, a Conferência Popular por Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e membro do Mecanismo da Sociedade civil e povos indígenas para as relações com Comitê de Segurança Alimentar da ONU.

Cassia Cazita. Gestora Cultural e Produtora de Ecozinha.

Dani Pimenta. Gastrônoma, Chef de cozinha ancestral, Professora e Ativista alimentar.

Elaine de Azevedo
Nutricionista pela UFPR. Mestrado em Agroecossistemas e doutorado em Sociologia Política pela  UFSC. Pós doutorado em Saúde Publica pela USP. Atualmente é professora na  Universidade Federal do Espírito Santo. Autora do livro Alimentos Orgânicos e do podcast Panela de Impressão.

Fabiana Sanches
Ativista, carteira do Programa Carta da Terra em Ação, articuladora de redes e movimentos, campaigner, eco-culinarista e ambientalista. Colabora com o COMUSAN-SP Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo, o MUDA-SP Movimento Urbano de Agroecologia de SP, Slow Food Brasil, Coletivo Banquetaço e a Campanha Gente é Pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome. Fruto dessa trajetória compõe o comitê gestor da elaboração e governança da PLEAPO-SP (Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica de São Paulo) e da recém-criada Frente Nacional Contra a Fome e Sede que, para além de compor o Comite Gestor, assessorou a sua formação desde a concepção.

Mariana Marchesi
Permacultora e agricultora urbana e membro da União de Hortas Comunitárias de SP. Trabalha como educadora no Pé de Feijão, projeto focado em incentivar escolhas mais saudáveis e sustentáveis na alimentação. Integra também a equipe do projeto Inova na Horta, que produz PANC para as escolas da rede municipal de Jundiaí. Desde 2013, faz parte do Coletivo da Horta CCSP, horta comunitária educativa no Centro Cultural São Paulo. Participa também do coletivo Batatas Jardineiras desde 2015, plantando agroflorestas regenerativas no Largo da Batata.

Thais Mauad
Médica e doutora em Patologia pela USP. Professora Associada do Departamento de Patologia da USP. Voluntária da Horta da Faculdade de Medicina da USP e do CEPE-USP


 

Coordenação

Mirian Mayumi Okada

Adriana Matangrano

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer e compartilhar saberes sobre o tema.

Vagas: 50.

Dias: 20, 27/6 e 4/7/2023, terças-feiras.

Horário: 14h às 17h.

Local: O Ciclo de Encontros será realizado no modo virtual pela Plataforma TEAMS nos dois primeiros encontros (20 e 27/06) e o último (04/07) poderá acontecer presencialmente, a confirmar inclusive o local. Preferencialmente se possível, será na sede da UMAPAZ.

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A.

Certificado: Terá direito a receber um certificado de participação quem estiver presente nos três encontros.

 

Inscrições encerradas

Mapa para UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •