CURSO: Águas Oceânicas e a Relação com as Águas Urbanas

" "
 

topo

CURSO: Águas Oceânicas e a Relação com as Águas Urbanas
 

Dia: 28/07, sexta-feira
Horário: 14h às 17h

CURSO VALIDADO

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Descrição

Através do diálogo, reflexão e imagens de rara beleza apresentaremos os ciclos da natureza com foco na água. Faremos o movimento partindo das águas oceânicas, marinhas e de ambientes costeiros para as águas doces do continente e seus ecossistemas associados, para mostrar esse cenário, visitaremos o Ecossistema Amazônico, mais precisamente a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas. Nessa trajetória, vamos mostrar a importância dos processos como: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração e a importância dos seres vivos: plantas e animais na manutenção desses ciclos. Em um segundo momento, refletiremos sobre o ciclo da água na Metrópole Paulistana e como esses ciclos são alterados, causando, dentre outros aspectos, os alagamentos por uma drenagem inadequada.  Ao final, os participantes serão convidados para realizar caminhada contemplativa até a fonte com plantas aquáticas e peixes existente no Viveiro Manequinho Lopes dentro do Parque Ibirapuera onde estabeleceremos alguns diálogos com observação e registro, sobre os processos biológicos, com foco no papel da água que ocorre entre os seres vivos e o ambiente. 

Conteúdo Programático

1ª aula - Aspectos históricos e ambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas, suas nascentes, ciclos e a conexão com as águas oceânicas – 1h30 min;

2ª aula – O ciclo da água na Metrópole Paulistana e visita técnica monitorada com uso de ficha técnica elaborada, para observação e registro até a fonte com plantas aquáticas e peixes no Viveiro Manequinho Lopes, Parque Ibirapuera – 1h30 min; "

 

Referência Bibliográfica

BRAGA, B. PORTO, M. TUCCI, C. E. M. “Monitoramento de quantidade e qualidade das águas”, In ÁGUAS DOCES NO BRASIL: CAPITAL ECOLÓGICO, USO E CONSERVAÇÃO. São Paulo, Escrituras, 2006, PP. 145-60. TUNDISI, J.G. Novas perspectivas para a gestão de recursos hídricos. Revista USP, São Paulo, nº 70; p. 24-35, junho/agosto, 2006.

Facilitação

Miriam Helena Bueno Falótico
Bióloga pela UNESP; Pedagoga pela UFSCar e Doutora em Ciências pela USP. Analista em Meio Ambiente na DFEPAZ/UMAPAZ

Coordenação

Miriam Helena Bueno Falótico

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: servidores publicos; educadores; estudantes de ensino médio e superior; conselheiros; lideranças locais; administradores de parques; membros de associações e entidades de classe; público em geral

Vagas: 100.

Dia: 28 de julho de 2023, sexta-feira.

Horário: 14h às 17h.

Local:  Campo Experimental.

Endereço: Avenida IV Centenário - Portão 5, na altura do número 452 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP, 04030-000.

Local(is) adicional(is): Terá Visita De Campo Ao Viveiro Manequinho Lopes - Parque Ibirapuera.

Certificado: 100% de frequência.

Curso Validado: 131/2023.

Carreiras Contempladas: Confira aqui.

Parceria: DGPABI.

 

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Mapa para Campo Experimental

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •