PALESTRA: Diálogos sobre refúgio e migração na cidade de São Paulo

 

topo

PALESTRA: Diálogos sobre refúgio e migração na cidade de São Paulo
 

Dia: 22/06, quinta-feira
Horário: 9h às 12h30

Inscrições encerradas.

Descrição

De acordo com dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o Brasil abriga atualmente mais de 43 mil pessoas refugiadas de 82 nacionalidades diferentes. Dentre essas pessoas refugiadas, a cidade de São Paulo é um dos principais destinos, com cerca de 10 mil refugiados morando na capital paulista. 

As principais nacionalidades de refugiados e migrantes presentes na cidade de São Paulo são sírios, congoleses, angolanos, colombianos e haitianos.  A maioria deles busca proteção no país por ter sofrido perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou pertencimento a determinado grupo social, além da  busca por melhores condições de vida. Ao chegarem, estes grupos vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com dificuldades para acessar moradia, trabalho e serviços básicos de saúde e educação.

É importante destacar que a migração e o refúgio são direitos humanos fundamentais, e que todas as pessoas têm o direito de buscar proteção e melhores condições de vida em outros países. No entanto, é necessário que os países recebedores garantam o acolhimento e a integração dessas pessoas de forma digna e respeitosa, respeitando seus direitos e reconhecendo suas contribuições para a sociedade.

Neste sentido, convidamos representantes de organizações internacionais e da sociedade civil para dialogar sobre o assunto e refletir sobre a situação de refugiados e migrantes na cidade de São Paulo e de que maneira a cidade pode se organizar para acolher e apoiar essa população. 

Ao final do encontro, os participantes serão convidados a participar de uma visita guiada no Viveiro Manequinho Lopes, na UMAPAZ. 

Conteúdo Programático

9h às 11h - palestra

11h às 11h30 - coffee

11h30 às 12h30 - visita guiada pelo viveiro Manequinho Lopes, com a Equipe da Aventura Ambiental

Facilitação

 

Marifer Vargas Rangel
Venezuelana, Professora de História e Geografia
e Mestre em Ensino de Geografia latino-americana. Coordenadora Pedagógica da República Jardim Guairaçá, para migrantes e refugiados da Caritas Brasileira. Co-criadora do podcast " Sotaques do Mundo

William Laureano da Rosa
Doutor em Relações Internacionais pela University of Sussex (Reino Unido), pós-doutor e professor visitante do Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Tem experiência no campo dos direitos humanos, migrações e refúgio. Atuou como advogado coordenador do programa de proteção legal do Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo e hoje compõe o Escritório do ACNUR em São Paulo.

 

 

Coordenação

Isabela Grilo Pessoni

Pedro Cardoso Smith

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Qualquer pessoa interessada

Vagas: 50

Dia: 22 de junho de 2023, quinta-feira

Horário: 9h às 12h30

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço : Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Parceria: Instituições internacionais e da sociedade civil

Inscrições encerradas.

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •