Arte e Meio Ambiente: por que e para quem?

 

topo

Arte e Meio Ambiente: por que e para quem?
 

Dia: 05/07, quarta-feira
Horário: 9h às 12h

INSCREVER-SE 

Descrição

A Arte constantemente esteve conectada a elementos da natureza e seus fenômenos ao longo da História. Seja como matéria-prima, em pigmentos ou como suporte extraído do meio; seja abarcando natureza como tema ou inspiração: observada, idealizada e transformada.

Observamos da arte-rupestre (1) à arte contemporânea, em nossos dias, relações entre as linguagens artísticas visuais com a natureza que se diferenciam na representação, mensagem e contextos. Seja pela época ou interpretação humana. 

Na compreensão de contextos, analisaremos através de obras de arte, como natureza – “natura naturans” ou “natura naturata” – expande-se às questões de Meio Ambiente.

Em Arte e Meio ambiente: por que e para quem? Teremos aulas expositivas com obras e artistas que elucidam esta ancestral temática, trilhas de sensibilização e registros artísticos no Viveiro Manequinho Lopes e Parque Ibirapuera, propondo finalizarmos o encontro com projeto de criação artística coletivo. 

Esta atividade é um convite a todos que experenciam o fazer artístico como integração ao que nos rodeia.

(1) Exemplo de arte rupestre no Brasil, ver em: https://whc.unesco.org/en/list/606/

(2) https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000187981?posInSet=4&queryId=c51540ad-6d52-4b19-b90c-769812766d04

Conteúdo Programático

Nutrição estética: Aula expositiva das Artes Visuais que abordam Natureza e Meio-Ambiente. Impressões e leituras das obras

Experimentação: (se tempo favorável) Trilha pelo Viveiro e Parque Ibirapuera em dinâmicas de integração e registros artísticos.

Criação: projeto coletivo site-specific.

Referência Bibliográfica

https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/78139

https://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=17&id=87A3AD8EBF88 

Facilitação e Coordenação

Cristiana Bernardi Isaac
Educadora. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (FAAP, 1996) e em Bacharelado em Educação Artística (FAAP, 2002). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP,2013) com ênfase na pesquisa sobre arte da paisagem. Coordenadora e facilitadora no Ateliê de Arte UMAPAZ. Desenvolve a poética entre arte e natureza, visando integrar prática e pesquisa para a arte educação. Atuou como docente em Instituições (SENAC, FAAP,outras) nas áreas de projeto, desenho, cenografia. Desde 2017, atua na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz. Servidora PMSP desde 2012.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessado no tema e na prática.

Vagas: 35

Dia: 05/07/2023, quarta-feira

Horário: 9h às 12h

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Local(is) adicional(is): Viveiro Manequinho Lopes, Parque Ibirapuera.

Certificado: sim


INSCREVER-SE

Mapa para UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •