CURSO: Sistemas agroflorestais em áreas urbanas e periurbanas

 

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CURSO: Sistemas agroflorestais em áreas urbanas e periurbanas 

Atividade Cancelada
 

Dias: 07/6 a 26/7, quartas-feiras
Horário: 9h às 13h

 

 

Descrição

O curso compreende 3 etapas, com aproximadamente 1 terço do tempo dedicado a cada uma delas, sendo:

1. Dedicada exclusivamente a aulas teóricas, apresentando um amplo leque de reflexões e espaço para debates;
2. Compreende o preparo do solo e a implementação prática, efetiva, do Sistema Agroflorestal completo;
3. Dedicada a observação atenta do desenvolvimento do sistema, aprendendo a ler os sinais e realizando o manejo de todos os recursos para a manutenção e otimização do potencial sistêmico da Agrofloresta.

A metodologia proposta, já desenvolvida em diversas ocasiões e contextos pelo proponente (cf. currículo), permite uma aproximação contínua e gradual com o tema, e uma apropriação completa pelos participantes, dos conceitos e técnicas fundamentais para a implementação total de um sistema como o aqui proposto. Desde o “zero” até a colheita e manejos subsequentes, o aluno é capacitado a replicar integralmente a experiência, assim como a adaptá-la a quaisquer necessidades que seu contexto exija, uma vez que os princípios aprendidos são elementares, não exigindo se prender à uma ou outra técnica específica

Conteúdo Programático

AULA 1 (07/06)

• Roda de Apresentação (de todos os participantes e do facilitador)

• Apresentação do Conteúdo Geral e Metodologia do Curso (momento para perguntas,

dúvidas e esclarecimentos)

Conteúdo Teórico

• História crítica da agricultura – contextualização histórica da agricultura mundial, dos

primórdios aos dias atuais;

• Entendendo a história da agricultura no Brasil (distintas escalas e modos de produção)

• Conceitos de agricultura tradicional, convencional, vernacular e moderna;

 

AULA 2 (14/06)
Conteúdo Teórico

• Diferenças entre agricultura convencional, orgânica e agroecológica;

• Agroecologia e Agrofloresta (conceitos e definições);

• Diferenças entre Sistemas Agroflorestais (abordagens e técnicas);

• Princípios e técnicas de manejo agroecológicos (teoria);

* Primeira Visita à Área de Intervenção

AULA 3 (21/06)
* Segunda Visita à Área de Intervenção

Conteúdo Teórico

• Sementes (tradicionais, crioulas, indígenas, convencionais e transgênicas);

• Princípios e técnicas de manejo agroecológico do solo (preparo do solo);

• Princípios dos Sistemas Agroflorestais Sucessionais e Sintrópicos;

• Escolha das espécies para compor o sistema (exercício e discussão);

 

AULA 4 (28/06)
Conteúdo Teórico-Prático
* Terceira Visita à Área de Intervenção

• Leitura da Paisagem (teoria);

• Leitura da Paisagem (prática – identificação de elementos da paisagem a ser trabalhada);

• Planejamento e Projeto de Plantio (escolha das espécies, desenho dos canteiros, etc.);

• Exercícios de Design (Sistematização Final do Plantio);

 

AULA 5 (05/07) PRÁTICA DE CAMPO 1

• Definição física dos limites da área e desenho dos canteiros (no chão);

• Organização e logística das mudas e sementes;

• Preparo do solo (levantamento dos canteiros);

• Cobertura dos canteiros e caminhos;

 

AULA 6 (12/07) PRÁTICA DE CAMPO 2

• Finalização do Preparo do Solo (com cobertura total dos canteiros e caminhos);

• Acabamentos do pré-plantio (trabalho de bordas);

• Organização das Mudas e Sementes (manejo das mudas de bananeira);

• Plantio das mudas de bananeira, frutíferas e florestais;

 

AULA 7 (19/07) PRÁTICA DE CAMPO 3

• Plantio de mudas e sementes anuais e hortaliças;

• Finalização e acabamentos do plantio (trabalho de bordas);

• Manejos residuais;

• (Re)Sistematização dos Plantios realizados (finalização teórica);

 

AULA 8 (26/07) PRÁTICA DE CAMPO 4

• Observação crítica da área implementada (discussão em campo sobre problemas e soluções);

• Correção de plantios;

• Manejos gerais para a finalização dos acabamentos;

• Partilha dos Aprendizados e Roda Final de Encerramento do Curso

 

Referência Bibliográfica

• Um Testamento Agrícola (Albert Howard, 1943);

• Memória Biocultural – A importância ecológica das sabedorias tradicionais (Toledo e Barrera-Bassols, 2015);

• O Camponês e a Parteira: uma Alternativa à Industrialização da Agricultura e do Parto (Michel Odent, 2003);

• Mycorrizas (Tese) – M. C. Rayner (1926-1927);

• Húmus (Tese) – S. A. Waksman (1936);

• Plantas Doentes Pelo Uso de Agrotóxicos (Teoria da Trofobiose) - F. Chaboussou (1967);

• Pergunte ao Solo e às Raízes – Ana Primavesi (2009);

• CECCIN, André. A Natureza como Limite da Economia – a contribuição de Nicholas Georgescu-Roegen. São Paulo: Senac/Edusp, 2010.

Coordenação

Raul dos Santos Azevedo

José Francisco Armelin

 

 

Apoiadores

Danilo de Moura Fariance
Aurelandia Maria de Oliveira
Jéssica Almeida Souza

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Público em geral

Vagas: 30

Dias:  7, 14, 21 e 28 de junho. 5, 12, 19 e 26 de julho de 2023.

Horário: 9h às 13h

Local:  ESCOLA DE AGROECOLOGIA DE PARELHEIROS

Endereço Parque Nascentes do Ribeirão Colônia - Estrada do Colônia, 2500 - Jardim Novo Parelheiros

Certificado: SIM

 

Mapa para ESCOLA DE AGROECOLOGIA DE PARELHEIROS

 

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