Desenhando comunidades saudáveis e vibrantes - UMAPAZ

 

topo

Desenhando comunidades saudáveis e vibrantes - UMAPAZ
 

Dias: 5/6/23 a 21/6/23 ; segunda e quarta-feira
Horário: 9h às 12h

INSCREVER-SE 

 

Descrição

A Constituição Federal reserva um capítulo específico ao Meio Ambiente, sendo que o artigo 225 deste dispõe que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade desse direito, a Carta Magna incumbe ao poder público promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. No âmbito do Município de São Paulo, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ tem como uma de suas atribuições legais coordenar e executar programas e ações educativas para promover a participação da sociedade na melhoria da qualidade ambiental urbana. A natureza da cidade se compõe de elementos e processos naturais e humanos, sua gestão ecológica requer integrá-los de forma harmoniosa e vibrante. Por muito tempo uma visão não sistêmica e uma lógica de viés mecanicista resultaram numa cidade que reflete o rompimento entre a vida humana e a natureza, um rompimento que afeta de forma negativa ambos os lados. O conceito de infraestrutura verde e azul contempla o verde e a água na cidade muito além de sua beleza e amenidades. São elementos que sustentam processos essenciais à vida saudável e a qualidade do meio ambiente em escalas que se estendem da local à planetária. Na medida em que a infraestrutura verde e azul possibilita mesclar de forma harmoniosa as funções da construção e da paisagem, torna-se um fator de primeira importância frente a crise ambiental e as mudanças climáticas. Este curso pretende trazer à sociedade em geral uma compreensão crítica para um caminho regenerador da vida nas cidades e uma visão renovada de cenários futuros sustentáveis. A UMAPAZ desenvolverá o presente Curso para cidadãos de diferentes faixas etárias e escolaridade, com o propósito de contribuir para uma convivência socioambiental sustentável e pacífica na cidade de São Paulo e, em consequência, do fortalecimento da cidadania.


 


Conteúdo Programático

AULAS CONTEÚDO PALESTRANTE (com titulação) 1ª aula Ecossistemas urbanos 2ª aula Cidade – Natureza – Pessoas. Apresentação e conciliação de tendências contemporâneas para um urbanismo sustentável. 3ª aula Infraestrutura Verde e a função ecológica da paisagem. Apresentação do conceito de nas escalas urbana, setorial e local. Relevância das relações com as escalas maiores para a eficiência dos serviços prestados pela rede de Infraestrutura Verde. 4ª aula Rios e bacias hidrográficas na paisagem urbana. Utilizar-se-á como objeto de estudo a bacia ou sub-bacia hidrográfica do lugar onde o curso será ministrado 5ª aula Compartimentação de Relevo e zoneamento ambiental. Apresentar a relação entre as diversas tipologias de dispositivos de “drenagem” ecológica e os compartimentos de relevo. 6ª aula Bairros e comunidades sustentáveis. Exemplos de projetos e iniciativas para bairros sustentáveis. Destacar o papel do projeto arquitetônico e urbanístico assim como o do engajamento comunitário na constituição de comunidades sustentáveis. Traremos exemplos de casos no Brasil e no mundo. Todas as aulas serão ministradas das 9:00 às 12:00 TOTAL - 18 horas


Referência Bibliográfica

BENEDICT, Mark A.; MCMAHON, Edward T. Green Infraestructure – Linking landscapes and communities. Washington: Island Press, 2006. FRANCO, Maria Assunção Ribeiro. Desenho ambiental – intrudução à arquitetura da paisagem como paradigma ecológico. São Paulo: Annablume, 1997. GEHL, Jan, Cidade para pessoas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013. HERSOG, Cecília Polacow. Cidades para Todos. Rio de Janeiro: Mauad, 2013. HOUGH, Michael. Citie and natural process. London: Routledge, 1995. LOTUFO, José Otávio. Projeto Sustentável: resiliência urbana para o bairro da Pompéia. Tese de doutorado. São Paulo: FAU-USP, 2016. MOSTAFAVI, Mohsen ; DOHERTY, Gereth. Urbanismo Ecológico. São Paulo: GG BR, 2014. WALDHEIN, Charles (org.). The landscape urbanism reader. New York: Princeton Architectural Press, 2006. YEANG, Ken. Proyectar con la naturaleza. Barcelona: GG, 2007.

Facilitação

José Otavio Lotufo


 

Coordenação

Ricardo Fraga Oliveira

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Destina-se ao público em geral, com qualquer nível de escolaridade. Portanto, quando nível superior, todas as carreiras estão abrangidas.

Vagas: 50

 

Dias: 05, 07, 12, 14, 19 e 21 de junho de 2023

Horário : 9h às 12h

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Certificado: Sim. 75% de presença e nota 6.

Curso Validado: VALIDADO sob nº de Proposta 291/2022 e Código do Curso 20220316

Confira as carreiras aqui


INSCREVER-SE

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •