MINI CURSO: "Aguçando a curiosidade das crianças para a biodiversidade: conceitos e metodologias"

 

topo

MINI CURSO: "Aguçando a curiosidade das crianças para a biodiversidade: conceitos e metodologias"
 

Dia: 13/06, terça-feira
Horário: 9h às 15h

Inscrições encerradas.

 

Descrição

A conservação da biodiversidade pressupõe uma transformação cultural do modo como seres humanos enxergam e interagem com seu meio e para isso é necessário despertar a predisposição para aprendizados voltados para construção de uma nova cidadania e sustentabilidade socioambiental. Esse despertar é um dos passos iniciais para a educação ambiental, conhecido por sensibilização ambiental cujas metodologias visam estimular a vontade de olhar e enxergar profundamente o mundo. Conceitos como alfabetização ecológica, topofilia e aprendizagem sequencial trazidos por alguns pensadores propiciam inspiração para as pessoas que possuem o desejo de promover novas experiências em seus territórios educativos em busca de uma realidade mais sustentável e amorosa.  Partindo dessas premissas e das experiências em sensibilização ambiental voltadas para a conservação da biodiversidade e cultura de paz que a presente atividade foi concebida, buscando dividir conhecimentos e vivências que possam inspirar e estimular a criatividade das Agentes e dos Agentes de Promoção Ambiental do PAVS, contribuindo com sua formação, especialmente para os trabalhos que envolvam  crianças até 13 anos do Programa Saúde na Escola.

Conteúdo Programático

O encontro ocorrerá por meio de explanação teórica interativa sobre as principais pedagogias para sensibilização ambiental, conceitos de educação ambiental e o relatos de experiência na  UMAPAZ e outras entidades. Serão promovidas dinâmicas artísticas e sensoriais como a caixa das surpresas, som dos animais, construções coletivas, entre outras que poderão ser adaptadas conforme o espaço disponível.

Referência Bibliográfica

CORNELL, J. Brincar e aprender com a natureza. Tradução Maria Emília de Oliveira. São Paulo, Companhia Melhoramentos, Editora SENAC, 1996.

CORNELL, J. A alegria de aprender com a natureza. Tradução Maria Emília de Oliveira. São Paulo, Companhia Melhoramentos, Editora SENAC, 1997.

DIAS, G.F. Dinâmicas de Instrumentação para Educação Ambiental. São Paulo, Gaia, 2010.

DINIZ, L.V.; SILVA, R.C. Educação integral nas infâncias: pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos. São Paulo, Associação Cidade Escola Aprendiz, 2017.

FREIRE, P.  A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra LTDA, 1967.

FREIRE, P.  A mensagem de Paulo Freire: textos de Paulo Freire selecionados pelo INODEP. São Paulo, Nova Crítica, 1977.

GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade. São Paulo, Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.

INOJOSA, R. M. (Org.). Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ. 1. ed. – São Paulo: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, 2012. 267 p. ISBN: 978-85-98140-14-8. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/livro_-_aprendizagem_socioambienta_em_livre_percurso_-_v12_-_web_1355257931.pdf. Acesso em: 22 out. 2022.

TELLES, M.Q.; ROCHA, M.B., PEDROSO, M.L., MACHADO, S.M.C. Vivências integradas com o meio ambiente. São Paulo, Sá Editora, 2002.

Facilitação

Ecóloga Andréa de Almeida Bossi
Bacharel em Ecologia pela UNESP Rio Claro, especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pelo CRHEA/USP São Carlos e mestranda do Programa de Análise Ambiental Integrada da Unifesp Diadema. Desde 2011 é Analista de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e atualmente coordena o Curso de Especialização Lato Sensu “Educação Ambiental e Sustentabilidade” em parceria com a Cátedra de Sustentabilidade da Unifesp. Desde 2021 faz parte do Grupo de Trabalho para a construção do Plano Municipal de Educação Ambiental. Antes de ingressar na PMSP atuou por 13 anos em projetos e programas socioambientais em entidades como SESC Interlagos, Instituto Ecoar para a Cidadania e Instituto Supereco, além de prestar consultoria na elaboração de materiais paradidáticos com a temática ambiental direcionados para o ensino formal.
 

Coordenação

Andréa de Almeida Bossi

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Agentes de Promoção Ambiental do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis de Parelheiros

Vagas: 20

Dia: 13/06/2023, terça-feira

Horário: 9h às 15h

Local:  ESCOLA DE AGROECOLOGIA DE PARELHEIROS

Endereço Parque Nascentes do Ribeirão Colônia - Estrada do Colônia, 2500 - Jardim Novo Parelheiros

Certificado: Presença e participação

Parceria: PAVS Parelheiros/SMS

Inscrições encerradas.

Mapa para ESCOLA DE AGROECOLOGIA DE PARELHEIROS

 

Confira nossas redes socias