Curso Danças Circulares e Sabedoria dos Povos

 

topo

Curso Danças Circulares e Sabedoria dos Povos
 

Dias: 11/8/2023 a 27/10/2023, sexta-feira.
Horário: 9h às 12h.

Inscrições encerradas.

 

Descrição

O Programa Metodologias Integrativas convida para a 12ª edição do Curso Danças Circulares e Sabedoria dos Povos. Uma parceria de Estela Gomes e Samuel Souza de Paula, esta versão será oferecida no formato presencial em nove encontros.

As Danças Circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos buscando o respeito, a união e a cooperação entre os indivíduos e o grupo. Estas danças possibilitam vivenciarmos de modo especial a alegria, a irmandade, o contato com a natureza numa comunicação não verbal, sendo um rico instrumento no trabalho de inclusão das questões sociais que envolvem nossa relação com o meio em que vivemos, ressaltando a necessidade de convivência pacífica, inclusiva e sustentável.

A partir da vivência com as danças e do conhecimento das tradições culturais que as inspiram, buscamos estimular o autoconhecimento e exercitar os valores da Cultura de Paz tais como ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilização sobre as questões socioambientais.

Este Curso é um convite ao conhecimento da cosmovisão de alguns povos por meio de danças circulares e reflexão sobre os símbolos dançados. Aproximarmo-nos das sabedorias ancestrais e conhecer as tradições culturais que estruturam os passos e gestos simbólicos que fazemos ao dançar, possibilita uma melhor assimilação, compreensão e respeito diante da diversidade e auxilia no desenvolvimento de uma visão de mundo pacífica e sustentável.

O Curso é prioritariamente destinado aos profissionais que atuam nas áreas da Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cultura, que trabalham com grupos e poderão multiplicar os conhecimentos. O curso prevê exposição dialogada, prática corporal de meditação em movimento e danças circulares, diálogo e troca em pequenos grupos, estudo de danças em casa e leitura de textos.

O material do curso será disponibilizado via Telegram.

Conteúdo Programático

- Conceitos básicos sobre o Movimento das Danças Circulares;
- Práticas corporais e meditações em movimento;
- Seis danças circulares tradicionais e contemporâneas baseadas nas tradições: tupi guarani, - africana, andina, celta, tibetana e hindu;
- Conceitos básicos sobre as diversas tradições culturais;
- Valores da Cultura de Paz;
- Sensibilização sobre as questões socioambientais.


Referência Bibliográfica

BARTON, A. Danças Circulares: o Caminho Sagrado. São Paulo, TRIOM, 2006.

BOLEN, J.S. O milionésimo círculo: como transformar nós mesmos e ao mundo. São Paulo, 2003.

CAMPBELL, J. O Poder do Mito. São Paulo, Ed. Palas Athena, 1990.

FEURSTEIN, G. A tradição do yoga. São Paulo, Ed. Pensamento, 2006.

GOMES, Estela M.G.P. Danças Circulares como metodologia integrativa in Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ, SVMA/UMAPAZ, 2012, p.181-190, disponível aqui.

KLOKE-EIBL, F. Dança...Som...Profundo silêncio. Meditação da dança. São Paulo, SP, TRIOM, 2021

LOWENTHAL, M. e S., L. O coração compassivo. São Paulo, Ed. Pensamento, 1999.

RAMOS, R. Organizadora. Danças Circulares Sagradas: Uma Proposta de Educação e Cura. São Paulo, TRIOM, 2002. WEIL, Pierre. A arte de Viver em Paz. São Paulo, Ed. Gente, 1993.

WERÁ, J.K. A terra de mil povos. São Paulo, Ed. Fundação Peirópolis, 1998.

WOSIEN, B. Dança: Um Caminho para a Totalidade. São Paulo, TRIOM, 2006.

Facilitação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da REDE Harmony Internacional. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.

Samuel Souza de Paula

Pedagogo, Pesquisador das culturas dos povos; estudioso do comportamento humano desenvolve trabalhos de integração entre corpo, mente e espírito. Parceiro da UMAPAZ Formação desde 2008 desenvolve cursos sobre a sabedoria indígena e Danças Circulares.

Beatriz Del Cistia Corrêa
Clarita Vieira Santos
Tainá Fraga Rocha Parreira


 

Coordenação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Prioritariamente profissionais que atuam das áreas da Educação Ambiental, Educação e Saúde, além dos interessados em geral.

Vagas: 40

Dias: 11/8/2023 a 27/10/2023, sexta-feira.

Aula 1 (11/agosto/2023);Aula 2 (18/agosto/2023);Aula 3 (25/agosto/2023);Aula 4 (01/setembro/2023);Aula 5 (22/setembro/2023);Aula 6 (29/setembro/2023);Aula 7 (06/outubro/2023);Aula 8 (20/outubro/2023) e Aula 9 (27/outubro/2023).

Horário : 9h às 12h.

Local:  CEA - UMAPAZ.

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A.

Certificado: SIM (presença em 75% dos encontros).

Inscrições encerradas.

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •