CURSO: Conexão Nascentes

 

topo

CURSO: Conexão Nascentes 
 

Dias: 2/3 a 16/4 
Horário: 9h às 12h

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Descrição

Por que falar de nascentes? Qual é a relação com a vida?

Nascentes são reservatórios naturais de água e, numa cidade urbanizada como São Paulo, muitas estão extremamente ameaçadas. Para ampliar a sensibilização dos cidadãos com essa temática, o curso Conexão Nascentes propõe conectar pessoas em prol desse bem tão precioso e vital para a vida.

Baseado nos princípios da Carta da Terra, acreditamos que é fundamental estimular o protagonismo e a participação ativa de todas e todos por uma cidade mais justa e sustentável. É preciso instigar os cidadãos a enxergarem os caminhos das águas: conheçam os alinhamentos e segmentações dos planos setoriais verdes, da infraestrutura e interdisciplinares do município de São Paulo; questionem sua percepção sobre a abundância das águas para que todos possam se engajar na proteção desta riqueza universal - a água.

Sinta-se convidado a mergulhar conosco, com uma linguagem simples, em temáticas como hidrologia, planos setoriais de proteção e conservação ambiental, planos de serviços fundamentais de infraestrutura urbana, e engajamento social.

Ao aceitar nosso convite, você verá as conexões entre as nascentes e a reflexão sobre o que temos, queremos e podemos ter de bem-estar na vida urbana.

Conteúdo Programático

02/03/2023 - 9h às 12h 

- Aprender com as Nascentes: a linguagem poética, a reflexão, a dramaturgia entre educação e cidadania no exercício da proteção e conservação das nascentes para sensibilização do que é Educação Ambiental. 

- Nascentes: Origem, Formação e sua Importância. A espacialização, a caracterização e a tipologia para a hidrologia, para a agronomia, para a geologia e geografia.  

09/03/2023 - 9h às 12h 

- Visita Técnica a Nascente do Córrego do Sapateiro: levantamento em qual bacia hidrográfica pertence a nascente, e a observação de regiões de afloramento da reserva subterrânea de água (aspecto do trecho percorrido). O apontamento dos processos de intervenção ou não, que possibilitaram a mudança de posição dos cursos d’água. A verificação da relação entre o trecho de corpo d’água com as ruas. A identificação de pontos de alagamentos pelo trajeto (visualização ou depoimento). Para, posteriormente, o visitante conseguir traçar o antes e o depois na história deste córrego. 

16/03/2023 - 9h às 12h 

- Planos Setoriais de Infraestrutura e Sinergia com as águas: os fundamentos, os estudos preliminares, os princípios de planejamento, e o projeto e programa dos serviços de drenagem, e da política ambiental com foco nos Plano Municipal de Drenagem Urbana e o PMVA. 

23/03/2023 - 9h às 12h 

- Planos Setoriais Verdes para Proteção e Conservação e a Relação com as Nascentes: a arborização urbana, os serviços ecossistêmicos, as árvores e água; o Plano Municipal de Arborização Urbana como instrumento de gestão (PMAU); a conservação e recuperação da Mata Atlântica no aspecto da fauna, flora e água, apresentado como instrumento de gestão do plano municipal da mata atlântica (PMMA), assim como o Plano Municipal de Serviços Ambientais (PMSA) que fortalece a governança pública; e outro importante instrumento de planejamento e gestão de áreas verdes e espaços livres, o PANPLAVEL.

30/03/2023 - 9h às 12h 

- Participar Para Conservar as Nascentes: a participação política representada na figura do órgão consultivo e deliberativo – o CADES, as formas de engajamento e participação por parte da sociedade civil organizada, e os planos de controle social no contexto da participação. 

 16/04/2023 - 9h às 12h 

- Plano de Ação de Execução dos Alunos: os alunos terão a oportunidade de conhecer o PANCLIMA por videoaula assíncrona, com o objetivo de promover ações específicas e em territórios determinados em sala de aula, que tenham relação com os impactos da mudança do clima dentro da temática nascentes. A ação será realizada nesta data pelos alunos e, posteriormente, o registro da ação encaminhada à organização do curso.

Facilitação

Paulo Cesár Boggiani
Geólogo pela USP e Professor do Instituto de Geociências nos cursos de Geologia e Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental LIGEA - IGC/USP.

Leticia Soares Honório
Mestre em cidades inteligentes e sustentáveis, engenheira civil com foco na priorização do desenvolvimento socioambiental em áreas de vulnerabilidade urbana. Trabalha atualmente na Prefeitura de São Paulo como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) na implantação do Urbanismo Social - Residente em Gestão Pública (SMUL). Cofundadora do Projeto Corre Moeda Mudas e vice-presidente da AMID- Associação do Movimento das Invenções Democráticas.

Claudia Regina da Silva
Professora, atriz, agente socioambiental, agente cultural, residente em gestão pública, formação em Educação Letras e Pedagogia. Atua como Residente em Gestão Pública na Prefeitura do Município de São Paulo desde 2022, pesquisando o tema: Educação Ambiental e Cultura de Paz na Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz - CEA-UMAPAZ -SVMA.

Cristiane Brandão dos Santos
Residente em Gestão Pública (EPPGG) na Prefeitura do Município de São Paulo desde 2022, na área de formação educacional e prestação de contas na Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz - CEA-UMAPAZ-SVMA. Discente do mestrado profissional de Gestão e Regulação em Recursos Hídricos pela UNESP - Ilha Solteira (2021-2023). Graduada em Contabilidade, Economia e Geoprocessamento pelos centros universitários FECAP (2002) e FATEC (2020). Pós-graduada em Controladoria pelo Mackenzie (2009) e com extensão em Pedagógica em matemática pela UNIBAN (2007). Atuou no mercado de trabalho nas áreas de orçamento público, engenharia, propaganda, financeiro, contábil e geoprocessamento (2000 – 2020).

Ricardo Fraga Oliveira
Advogado, Engenheiro agrônomo na UMAPAZ e Coordenador na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ) pela Prefeitura do Município de São Paulo

Pedro Luiz de Castro Algodoal
Engenheiro concursado na Prefeitura de SP desde 1983, atuou na Secretaria de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de São Paulo; ocupou a Diretoria de Projetos de Drenagem, a Superintendência de Projetos e a Diretoria de Projetos na SP Obras. Engenheiro civil pela Escola de Engenharia Mauá. Principais cursos: hidrologia na FATEC (1993); administração pública na FGV (1994); riscos relacionados às cheias, da United Nations University (Alemanha, 2005), drenagem e modelagem de bacias na POLI/USP (2006, 2007 e 2013). Coordena o Plano Diretor de Drenagem de SP – PMAPSP, foi coordenador do Núcleo de Gestão Técnica do Comitê Gestor de Saneamento do Município em 2017/2018, atuou no Comitê da Bacia do Alto Tietê, no Plano de Drenagem da Bacia do Alto Tietê e no Conselho de Desenvolvimento Sustentável de São Paulo. Aposentado desde julho de 2021, atua como consultor pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP e na assessoria da SIURB.

Vanderson Rocha Mascarenhas
Engenheiro de Energia/Ambiental e Urbano pela UFABC. Técnico do Programa Município VerdeAzul desde 2018 pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SIGAM/SIMA.

Rodrigo Martins dos Santos
Geógrafo, Doutorando em Geografia Física, Mestre em Sustentabilidade junto a povos e territórios indígenas, e Especialista em Geoprocessamento. É Diretor de Patrimônio Ambiental da SVMA-SP, onde coordenou o Plano Municipal de Conservação e Recuperação das Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais (PMSA), responsável pela regulamentação do Programa de Pagamento por Prestação de Serviços Ambientais (PSA) na Cidade de São Paulo. Foi do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, do Serviço Florestal Brasileiro, e chefe da Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia.

Ligia Pinheiro de Jesus 
Arquiteta Urbanista, mestre e doutora pela Geografia Humana na Universidade de São Paulo (USP). É professora de planejamento urbano e regional e diretora na Divisão de Estudos Ambientais e Planejamento Territorial (DEAPT/CPA) na SVMA.

Julia Agnes Mikita Pawlak
Graduanda em Artes Visuais na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduada em Produção de Moda pelo SENAC. Artesã em origami designer. Vice-presidente da Organização Neo Humanitarismo Universalista (ONH-U) voltada para a difusão da cultura de paz e da preservação ambiental. Atuo como estagiária na Prefeitura do Município de São Paulo desde 2022, na área Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz (DFEPAZ-UMAPAZ-SVMA). 

Jonas Faria
Conhecido como Jonas, agente socioambiental na região do Bairro Parque São Rafael. Atua como Diretor de Projetos da na ONG Força Cultural. E, também, coordena o Programa de Conscientização e Educação Ambiental dentro das comunidades mais vulneráveis em vários municípios do Estado de São Paulo e nas cidades de Salvador - BA (Bairro Alagados) e Recife – PE, tendo como meta e maior objetivo a diminuição dos impactos entre o meio ambiente modificado e natural. 

Rute Cremonini
Formada em Pedagogia e Gestão Ambiental. Atua  como Diretora da Divisão de Planejamento e Apoio aos Colegiados vinculados à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (CADES, CADES Regionais, Conselhos Gestores de parques e Unidades de Conservação.

Laura Lucia Vieira Ceneviva 
Arquiteta e Urbanista, Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP, especializada em Planejamento Regional e Urbano pela Technische Universität Berlin, Alemanha. Atualmente coordena a Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Foi Secretária Executiva do Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia e do Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frotas por Alternativas Mais Limpas – COMFROTA-SP, ambos do Município de São Paulo, tendo exercido a coordenação executiva da elaboração do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo. Sempre no âmbito do Município de São Paulo, coordenou o Grupo Executivo da PMSP para Melhoramentos Cicloviários – Pró-Ciclista, o Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES e o Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – FEMA.

Priscilla Martins Cerqueira
Engenheira Agrônoma formada pela UNESP, pós graduada em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá de Tecnologia e especialista em Arborização Urbana pela UNIFESP. Atua na gestão pública ambiental desde 2005, com foco na gestão de parques urbanos e arborização urbana. Na Secretaria do Verde trabalhou na gestão de parques urbanos e na criação e coordenação da Divisão de Arborização Urbana. Atua em projetos de arborização com gestão participativa. Coordenou a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana – PMAU aprovado em 2020. É conselheira do CADES Municipal e Cades Regional da Vila Mariana. Atualmente é Assessora Técnica da SVMA. 

Coordenação

Débora Pontalti Marcondes

Cristiane Brandão dos Santos 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Gestores, servidores públicos, técnicos da área ambiental, Conselheiros, Sociedade Civil Organizada, professores da Rede de Educação, estudantes da área de Ciências Ambientais e Infraestrutura, e demais interessados na pauta ambiental.

Vagas: 35 (haverá seleção de acordo com o público focalizado)

Dias: 02, 09, 16, 23, 30/03 (quintas-feiras) e 16/04/2023 (domingo)

Horário: 9h às 12h

Local:  CAMPO EXPERIMENTAL

Endereço Portão 3 e 4 ou Portão 5 do Parque Ibirapuera, ao lado do Córrego Sapateiro.

Certificado: 75% de frequência + a elaboração de um plano de ação.

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

 


 

Mapa para CAMPO EXPERIMENTAL

 

Confira nossas redes socias

  •  
  •    
  •    
  •