Curso: Plantas Medicinais e Aromáticas - 16ª Turma - 2022

topo

CURSO:  Plantas Medicinais e Aromáticas - 16ª Turma - 2022

 

 

Dias: 7/10 a 2/12/2022, sextas-feiras (exceções vide cronograma)
Horário: 8h às 12h

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Descrição

O Curso de Plantas Medicinais tem como objetivo promover a Educação Ambiental e em Saúde para o acesso seguro às plantas medicinais, colaborando com o Programa de Fitoterápicos e Plantas Medicinais do Município de São Paulo.

Objetivos Específicos

Oferecer aos participantes condições para:

Ampliar os conhecimentos sobre plantas medicinais, promovendo o resgate cultural associado ao conhecimento científico, bem como, alertando para os cuidados e os perigos do uso de plantas medicinais e fitoterápicos cuja eficácia e segurança não tenham comprovação científica; 

Compreender a importância da identificação botânica correta das plantas medicinais e os cuidados com as plantas com potencial de risco de intoxicação;

Evitar a perda do conhecimento popular e tradicional que é passado de geração a geração;

Demonstrar as boas práticas agrícolas de cultivo e propagação de plantas, ressaltando a importância dos aspectos agronômicos, sanitários e do manejo sustentável dos recursos ambientais e incentivar o cultivo orgânico de plantas medicinais e aromáticas.

Conteúdo Programático

Dia 7/10 (sexta-feira) – Aula 1 (8h às 12h)

8h às 8h45 - Boas-vindas, apresentação do curso, breve histórico das políticas públicas, da fitoterapia no SUS e do Programa de Fitoterápicos e Plantas Medicinais de São Paulo.

Facilitação: Bióloga Ana Maria Brischi, Diretora da Escola Municipal de Jardinagem - EMJ e Farmacêutica e biomédica Linete Haraguchi, da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz.

8h45 às 12h - Apresentação das plantas tóxicas, ornamentais e outras que apresentam riscos para a saúde e visita monitorada ao Viveiro Manequinho Lopes para conhecer as plantas com potencial de risco de intoxicação.

Facilitação: Farmacêutica Sonia Barcia, toxicologista pelo Curso de Extensão Universitária em Toxicologia Analítica - FCFUSP; especialista em fitoterapia e trabalhou por 28 anos no Centro de Controle de Intoxicações (CCI) de São Paulo da Secretaria Municipal da Saúde de SP (SMS).

Dia 14/10 (sexta-feira) – Aula 2 (9h às 12h)

- Alimentação saudável. Noções de nutrição e promoção em segurança alimentar. Aprenda a usar as plantas medicinais e aromáticas em seu favor. Receitas de sucos com chás (suchas), sorvetes e risotos da Fitogastronomia. Como melhorar a qualidade de vida com plantas aromáticas e medicinais.

Facilitação: Nutricionista Vanderli Marchiori, conselheira da ABFIT (Associação Brasileira de Fitoterapia), vice-presidente da ABNUSM (Associação Brasileira de Nutrição e Saúde Mental), Especialista em Fitoterapia, ex-presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT), Professora e Coordenadora de cursos pós-graduação lato sensu.

Dia 21/10 (sexta-feira) – Aula 3 (9h às 12h)

- Aula prática no Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem - Implantação da horta para o cultivo de plantas medicinais e aromáticas: preparo do solo, montagem do canteiro, adubação orgânica e plantio.

Facilitação: Eng. Agro Msc. Adão Luiz Castanheiro Martins. Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical (IAC). Professor e ex-diretor da Escola Municipal de Jardinagem.

Dia 27/10 (quinta-feira) – Aula 4 (9h às 12h)

- Aula prática no Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem - Cultivo de plantas medicinais e aromáticas em pequenos espaços.

Facilitação: Gestor Ambiental José Francisco Armelin, Professor da Escola Municipal de Jardinagem.

Dia 4/11 (sexta-feira) – Aula 5 (8h às 12h)

- Princípios ativos, formas de usos das plantas medicinais e aromáticas. Cuidados e interações medicamentosas com plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.

Facilitação: Farmacêutica/Bioquímica Nilsa Sumie Yamashita Wadt. Doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de graduação das Faculdades Oswaldo Cruz e Professora titular da Universidade Paulista. Coordena o projeto de pesquisa de implantação de fitoterápicos para curativos na Prefeitura Municipal de Valinhos e coordena o GT de Trabalho Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP.

Dia 11/11 (sexta-feira) – Aula 6 (8h às 12h com aula extra)

8h às 9h15 - A importância da identificação correta das plantas medicinais e aromáticas.
- Conversa sobre “chás”: espécies vegetais para o preparo de infusões. 

Facilitação: Biomédica e Farmacêutica, Linete Maria Menzenga Haraguchi. Especialista em Educação em Saúde Pública, Homeopatia, Fitoterapia clínica. Mestre em Ciências/Saúde Coletiva (UNIFESP) e Coordenadora de Cursos de Plantas Medicinais e Fitoterapia da UMAPAZ.

9h15 às 10h30 - Apresentação e preparo de Chás – Camellia sinensis (chá-verde).

Facilitação: Farmacêutica Sylvia Florinda Pereira Rodrigues. Especialista em Homeopatia, Antroposofia e Cosmética. Com curso de Biologia, Agricultura biodinâmica, Professora e empreendedora de chás e infusões.

11h às 12h - Aula-Extra - Uma abordagem das técnicas do cultivo da Agricultura Yoko de forma espiritualista e sustentável. Aplicação de okiyome (energia – imposição das mãos) aos interessados.

Facilitação: Sr. Silvio Yoshiharu Saito, dirigente da Sukyo Mahikari e promotor da prática do cultivo Yoko.

Dia 18/11 (sexta-feira) – Aula 7 (9h às 12h)

- Uso tradicional das plantas medicinais e aromáticas da antiguidade até os dias atuais.
- Visita ao Viveiro Manequinho Lopes para conhecer as plantas aromáticas e medicinais. 

Facilitação: Bióloga Francinete de Araújo, Educadora socioambiental, Especialista em Fitoterapia Clínica, preceptora da residência em PICs da SMS-SP e trabalha no CRPICS Ermelino Matarazzo da SMS-SP.

Dia 25/11 (sexta-feira) – Aula 8 (9h às 12h)

- Preparações caseiras com plantas medicinais e aromáticas. Aula teórica e prática no Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem.

Facilitação: Bióloga Francinete de Araújo, Educadora socioambiental, Especialista em Fitoterapia Clínica, preceptora da residência em PICs da SMS-SP e trabalha no CRPICS Ermelino Matarazzo da SMS-SP.

Dia 2/12 (sexta-feira) – Aula 9 (8h às 12h)

8h às 11h - Aspectos agronômicos das plantas medicinais e aromáticas e os fatores que afetam a produção de princípios ativos. Apresentação de plantas em sala de aula.

Facilitação: Eng. Agrônomo Marcos Roberto Furlan. Mestrado e doutorado em Horticultura pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP - Botucatu), Professor na Universidade de Taubaté (UNITAU), na Faculdade Integral Cantareira e nos Mestrados em Ciências Ambientais e Ciências da Saúde da UNITAU. 

11h às 12h - Encerramento do curso e entrega de certificados.

Farmacêutica Linete Haraguchi, Colaboradores e Equipe UMAPAZ.

Observação: para as aulas práticas sugere-se trazer protetor solar, água, chapéu e sapato confortável e para as aulas teóricas sugere-se o uso de máscara facial.

Referências Bibliográficas

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Memento Fitoterápico da Farmacopeia Brasileira. 1. ed. Brasília, DF: ANVISA, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/MementoFitoterapico1.pdf Acesso em 10 ago. 2022.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, 2ª ed. Brasília, DF: ANVISA, 2021. Disponível em:https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/2022-fffb2-versao-13-mai-2022.pdf Acesso em 03 ago. 2022.

Carlini, EA. et al. Boletim Planfavi, São Paulo, n. 01, jan./marc. 2007. Disponível em: https://www.cebrid.com.br/planfavi/planfavi-edicoes-anteriores/ Acesso em 10 ago. 2022.

Haraguchi, LMM.; Carvalho, OB. de (Orgs.). Plantas medicinais: do curso de plantas medicinais. São Paulo: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente; Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem, 2010. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/plantas_med_web.pdf Acesso em 03 ago. 2022.

Jeremias, SA.; Caiuby, TMCD. (Orgs.). Memento de fitoterapia: relação municipal de medicamentos - fito. São Paulo: Secretaria Municipal de Saúde, 2014. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/assistenciafarmaceutica/memento.pdf Acesso em 10 ago. 2022.

Lorenzi, H.; Matos, FJA. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. 2.ed. Nova Odessa, SP: Plantarum, 2008.

Matos, FLA. Plantas medicinais: guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3ª ed. Fortaleza: UFC, 2007.

PMSP. Prefeitura do Município de São Paulo. Decreto nº 51.435, de 26 de abril de 2010. Regulamenta a Lei nº 14.903/2009, que instituiu o Programa de Produção de Fitoterápicos e Plantas Medicinais de São Paulo. São Paulo (SP), Diário Oficial do Município, 27 abr. 2010.

WHO, World Health Organization. Monographs on selected medicinal plants. Geneva, Switzerland: World Health Organization, v. 4, 2009. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/42052/9789241547055_eng.pdf?sequence=4&isAllowed=y Acesso em 03 ago. 2022.

Coordenação

Linete Maria Menzenga Haraguchi

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema.

Vagas: 60.

Dias: 7/10 a 2/12/2022 (sextas-feiras, exceção vide cronograma).

Horário: 8h às 12h (exceções vide cronograma).

Local: Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) - auditório 1.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Jd. Luzitânia- Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera. 

Certificado: Terá direito a certificado quem tiver, no mínimo, 75% de presença no curso.
 

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •