CURSO DANÇAS CELTAS: CÍRCULOS DE AMOR, PODER E SABEDORIA

topo

CURSO DANÇAS CELTAS: CÍRCULOS DE AMOR, PODER E SABEDORIA
 

Dias: 7/10 a 9/12 ; terças e sextas
Horário: 9h30 às 12h

INSCRIÇÕES ENCERRADAS 

Descrição

O Programa Metodologias Integrativas convida para a 6ª edição do Curso Danças Celtas: Círculos de amor, poder e sabedoria, desta vez em versão on-line, uma parceria de Estela Gomes com Samuel Souza de Paula. Além de sete encontros on-line serão oferecidos dois encontros presenciais opcionais extras para quem puder comparecer à sede da UMAPAZ.

Este curso dá continuidade ao Curso Danças Circulares Sagradas e Sabedoria dos Povos promovido pela UMAPAZ. A participação no curso é dirigida somente às pessoas que já fizeram o curso Danças Circulares Sagradas e Sabedoria dos Povos em uma de suas 11 edições na UMAPAZ (pré-requisito).

O curso tem por objetivo propiciar vivência, conhecimento e aprofundamento de Danças Circulares (DC) inspiradas pela cultura celta, estimulando o autoconhecimento e o respeito às diferenças, exercitando os valores da Cultura de Paz, tais como respeito, ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilização sobre as questões socioambientais; podendo ser instrumento de processos pedagógicos e/ou terapêuticos em grupos.

As DC retomam movimentos, ritmos e passos inspirados na sabedoria dos povos e na enorme diversidade cultural do planeta, podendo contribuir na educação, saúde, cultura e áreas sociais. Prática corporal e artística que resgata a afetividade, expressão do gesto e da sensibilidade, contato com o outro e com a comunidade pela retomada da sabedoria dos povos, da tradição e inclusão do movimento contemporâneo no círculo, gera autoconhecimento, cooperação e estimula a percepção individual e grupal.

As DC podem ser utilizadas como ferramenta pedagógica e terapêutica tanto na educação quanto na saúde, sendo consideradas tanto uma das Metodologias Integrativas para atuação em Educação Ambiental quanto uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS) reconhecida pelo Ministério da Saúde no Brasil.

Aprofundar-se na cultura celta é reconhecer a natureza como a expressão máxima da criação. Conhecer a tradição cultural que estrutura os passos e gestos simbólicos que fazemos ao dançar, possibilita uma melhor assimilação, compreensão e respeito diante da diversidade e auxilia no desenvolvimento de uma visão de mundo pacífica e sustentável.

O Curso será conduzido na plataforma Zoom e todo o material será disponibilizado via Telegram.

Conteúdo Programático

Prática corporal de Meditação em Movimento: consciência corporal, exercícios de meditação, cultivo da atenção plena e escuta ativa

Danças Circulares inspiradas na tradição celta: aprendizado e vivências de DC

Introdução à Sabedoria Celta e seus princípios: cultura celta, história e sua conexão com a natureza

Valores da Cultura de Paz e conexão com a natureza: como a cultura de paz se interrelaciona com a sabedoria celta

Labirintos e Espirais da Vida: estudo e vivência das formas e conteúdos relacionados aos labirintos e às espirais

Círculos de Poder, Amor e Sabedoria: cosmovisão celta e sua relação com os passos e movimentos das danças celtas

 

METODOLOGIA: Exposição dialogada, prática corporal de Meditação em Movimento e Danças Circulares, dinâmicas de grupo, estímulo à reflexão, leitura, partilha em grupos e diálogo sobre textos.

Referências bibliográficas

Barton, A. Danças Circulares: Dançando o Caminho Sagrado. Ed. Bilíngüe. Editora TRIOM, São Paulo, 2006.

Bradley, Marion Zimmer. As Brumas de Avalon (4 volumes). Editora Imago, Rio de Janeiro, 2008.

Baggott, Andy. Rituais Celtas: a roda céltica da vida. Editora Madras, São Paulo, 2000.

Cavancanti, Ana Elizabeth. Sabedoria e Magia dos Celtas: princípios do druidismo. Editora Berkana, São Paulo, 2003

Kloke, N. Dançar para reconectar – uma introdução ao Método Harmony. Editoras Judy Kink e Andrea Lazzarini Salazar, 2021.

O’Donohue, John. Anam Cara: um livro da sabedoria celta. Editora Rocco, Rio de Janeiro, 2000. 

O’Donohue, John. Ecos Eternos: explorando a nossa ânsia de integração. Editora Rocco, Rio de Janeiro, 2001. 

Ramos, R. (org.). Danças Circulares Sagradas: uma Proposta de Educação e Cura. Editora TRIOM, São Paulo, 2002

Wosien, B. Dança: um caminho para a totalidade. Editora TRIOM, São Paulo, 2000.

Wosien, M-G. Danças Sagradas: mitos, deuses, mistérios. Edições del Prado, 1997.

Facilitação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Formada no Treinamento Internacional da Academy for Movement & Awareness - Método Harmony de Nanni Kloke, integra a Rede Harmony Brasil. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.

Samuel Souza de Paula
Pedagogo, Pesquisador das culturas dos povos e estudioso do comportamento humano, desenvolve trabalhos de integração entre corpo, mente e espírito. Parceiro da UMAPAZ desde 2008, desenvolve cursos sobre a sabedoria indígena e Danças Circulares. Apresentador do Programa de entrevista Consciência Próspera e autor dos livros Pepitas de amor - mensagens para o despertar da consciência próspera; Avatar - jornada do herói, arquétipos e símbolos; Práticas bioxamânicas: despertar das capacidades interiores.
 

Apoio


Aline Vieira Belintani e Clarita Vieira Santos
Estagiárias
 

Coordenação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público com pré-requisito: ter sido participante de uma das 11 edições do Curso Danças Circulares Sagradas e Sabedoria dos Povos da UMAPAZ tendo prioridade os participantes das turmas 10 e 11, duas últimas edições on-line. Haverá seleção dando prioridade aos profissionais que atuam nas áreas da Educação Ambiental, Educação e Saúde.

Vagas: 60. Haverá seleção, se necessário, a partir da análise dos dados da ficha de inscrição do curso.                                        

Dias dos encontros on-line (às sextas-feiras): 

07, 14 e 21 de outubro

04, 11, 18 e 25 de novembro 

Horário dos encontros on-line: 9h30 às 12h. 

 

Dias dos encontros presenciais opcionais extras: 

25 de outubro (terça-feira);

09 de dezembro (sexta-feira).

Horário dos encontros presenciais opcionais extras: 9h às 12h.

Carga horária: Sete encontros on-line de 2 hs e 30 min cada (total de: 17h e 30min) mais 1 h por semana de estudo em casa, assíncrono (6 hs), totalizando: 23 hs e 30min.

Para quem participar dos encontros presenciais opcionais extras a carga horária será somada para a emissão do certificado, um ou dois encontros de 3h, totalizando 3h a 6h a mais.

Local: Plataformas utilizadas: Zoom (encontros síncronos) e Telegram (compartilhamento de materiais e comunicação com o grupo)

Local para os encontros presenciais: UMAPAZ 

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Jd. Luzitânia- Parque Ibirapuera. Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera. 

Certificado: Receberão certificado os participantes que tiverem 75% de frequência nos encontros síncronos on-line.

O CURSO SERÁ OFERECIDO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, NA PLATAFORMA ZOOM, E APÓS O PROCESSO DE SELEÇÃO, OS SELECIONADOS RECEBERÃO INFORMAÇÕES POR E-MAIL SOBRE COMO PARTICIPAR DAS AULAS VIRTUAIS.

 

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •