GRUPO EXPERIMENTAL DE DIÁLOGO – modo virtual

topo

GRUPO EXPERIMENTAL DE DIÁLOGO – modo virtual
 

Dias: 12/9 a 28/11, segundas-feiras
Horário: 15h às 17h

Descrição

O Diálogo é um método que proporciona a reflexão acerca dos múltiplos aspectos intrínsecos da experiência humana como: valores mais intimamente arraigados; a natureza e a intensidade das emoções; os padrões de nossos processos de pensamento; a função da memória; a importância dos mitos culturais herdados; e, por fim, a maneira segundo a qual nossa neurofisiologia estrutura a experiência do aqui-e-agora. (BOHM, 2005).

Dessa forma, trata-se se uma metodologia que propõe uma postura dialógica perante o mundo, e mostra-se como uma alternativa para ampliar a percepção e a compreensão dos problemas socioambientais e a busca de alternativas para a paz.

Diálogo é uma forma de fazer circular sentidos e significados. Num grupo que dialoga, as palavras circulam entre as pessoas, passam através delas sem que sejam necessárias concordâncias, discordâncias, análises ou juízo de valor

O Grupo Experimental de Diálogo, uma das atividades que compõe o Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência, refere-se à vivência do Diálogo enquanto uma prática continuada que busca contribuir para o desenvolvimento da qualidade da escuta, por meio da auto-observação, identificação e suspensão dos pressupostos e do compartilhamento de ideias e significados, que são elementos que colocam em prática o princípio básico do pensamento sistêmico.

Objetivo: Vivenciar e exercitar o diálogo, na visão de David Bohm, através da reflexão conjunta e da prática continuada.

Facilitação

Márcia Amélia Moura
Psicóloga, educadora ambiental, designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP/UMAPAZ. Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ.
 

Coordenação

Mirian Mayumi Okada

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas em exercitar o diálogo, compartilhar significados, desenvolver a auto-observação e a capacidade de escuta. O Grupo destina-se ao público em geral, com qualquer nível de escolaridade e que preencham o pré-requisito.

Vagas: 30 

Dias: 12 e 26 de setembro; 10, 17, 24 e 31 de outubro; 07, 21 e 28 de novembro de 2022 (segundas-feiras)

Horário: 15h às 17h.

Inscrições: serão enviados convites e formulários de inscrição por e-mail a todos que já possuem o pré-requisito. Poderão inscrever-se apenas aqueles que têm o pré-requisito.

Local: Plataforma Zoom. (Os encontros do grupo serão oferecidos na modalidade à distância, e assim que você fizer sua inscrição e confirmar sua presença, receberá informações sobre como participar dos encontros virtuais).

Pré-requisito: ter cursado Oficina ou Curso de Introdução ao Diálogo, Curso ou Workshop de Diálogo ou participado das duas aulas de Diálogo do Curso Introdução às Metodologias Integrativas em Educação Ambiental (turma de 2019).

Certificados: Receberão certificado os participantes que tiverem frequência mínima de 75% nos encontros.

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Confira nossas redes socias

  •