Círculo de Estudos de Diálogo

Oficina/Workshop/Oficina Técnica

Círculo de Estudos de Diálogo

Data: 08/03/2024 a 28/06/2024. Sexta-feira.
Horário: 15:00 às 17:30.

 

Descrição

Diálogo é uma forma de fazer circular sentidos e significados. Num grupo que dialoga, as palavras circulam entre as pessoas, passam através delas sem que sejam necessárias concordâncias, discordâncias, análises ou juízo de valor. O Círculo de Estudos é uma das atividades que compõem o Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência. Visa aprofundar a compreensão teórica das ideias de David Bohm e subsidiar a reflexão sobre a prática do Diálogo.

Objetivo

Aprofundar a compreensão teórica das ideias de David Bohm e subsidiar a reflexão sobre a prática do Diálogo. Agregar os conhecimentos da proposta dialógica, fornecendo elementos que estimulam possíveis insights na prática de grupos de diálogo.

Metodologia

Todos os encontros terão como base a abordagem dialógica e a proposta é construir este círculo de forma participativa, de maneira que todas as pessoas possam colaborar com a estruturação e dinâmica dos encontros.

Conteúdo programático

A Visão do Diálogo
Diálogo e Comunicação
A Natureza do Pensamento Coletivo
O Problema e o Paradoxo
O Observador e o Observado
A Suspensão de Pressupostos, o Corpo e a Propriocepção
O Pensamento Participativo e o Ilimitado

Coordenação

Mirian Mayumi Okada .

Facilitação

Márcia Amélia Moura.

Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da USP/São Paulo/SP, Educadora ambiental, Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e Especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP/UMAPAZ. Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ..

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas em compreender mais profundamente as bases teóricas do Diálogo e integrar esses conhecimentos à sua vivência do Grupo Experimental de Diálogo, bem como para as que gostariam de aplicar a metodologia nos seus grupos (dentre aquelas que já possuem o pré-requisito). Pré-requisito: ter participado da Oficina de Introdução ao Diálogo, Curso ou Workshop de Diálogo, ou das duas aulas de Diálogo do Curso Introdução às Metodologias Integrativas em Educação Ambiental (turma de 2019).

Vagas: 30.

Data: 08/03/2024 a 28/06/2024. Sexta-feira.

Todos os dias:

Março: 08, 15, 22/03.

Abril: 05, 19, 26/04.

Maio: 10, 17, 24/05.

Junho: 07, 14, 21, 28/06.

Horário: 15h00 às 17h30.

Certificado: Receberão certificado os participantes que tiverem frequência mínima de 75% nos encontros.

Plataforma: Microsoft Teams.

As pessoas que possuem o pré-requisito irão receber um e-mail da secretaria da UMAPAZ, para poderem se inscrever.

Para que o diálogo possa acontecer, pelo modo virtual, é fundamental a existência de algumas condições como a visualização da imagem do rosto, dos gestos e expressões; a escuta da voz via microfone, as entonações, uma vez que com a intermediação de um computador ou celular, as conexões necessárias para que ocorra um compartilhamento significativo ficam mais complexas. Para todos os encontros será necessário entrar e permanecer até o final, com a câmera aberta e microfone ativo (quando for necessário). Para tanto, cada participante deverá ter as condições necessárias que atendam a essa necessidade.

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •