Formação de Agentes Socioambientais Urbanos

topo

Formação de Agentes Socioambientais Urbanos 
 

Dias: 6/8 a 10/12, sábados
Horário: 9h às 17h

Inscrições encerradas.

Descrição

Ao abrir as inscrições para 17ª turma da Formação de Agentes Socioambientais Urbanos, o Programa Carta da Terra em Ação convida você para o exercício de se abrir às diferentes visões de mundo e questionar os padrões impostos pela sociedade.

Para formar a nova turma do Carta, buscamos aquelas pessoas que estejam dispostas a improvisar! Não no sentido de fazer às pressas, sem planejamento, sem preparação, mas sim que queiram desenvolver a capacidade de olhar para o todo e ver algo novo. Que queiram transformar a realidade da cidade a partir dos múltiplos aspectos e potenciais que estão disponíveis nos territórios.

Improvisar vem de improvisus, que traz a ideia de que podemos olhar para São Paulo, reorganizar seus elementos e produzir uma nova realidade. Uma realidade que saiba lidar com a pluralidade das demandas dos diversos segmentos, que saiba mediar conflitos e que promova bem-estar para todas as formas de vida.

Como diria o biólogo Jean Rostand, “refletir é desarrumar os pensamentos”. Esse é o desafio: desarrume seus padrões! Venha embarcar conosco na Complexidade, abandonar a cidade que aflora como espaço das desigualdades, as fragmentações e as oposições binárias. Vamos ser protagonistas da cidade que emerge como lugar das possibilidades?

 

Conteúdo Programático

A Formação de Agentes Socioambientais Urbanos é dividida em um Módulo Introdutório e cinco Ciclos de Aprendizagem. Cada Ciclo traz elementos que, combinados, constroem uma teia de possibilidades para transformação socioambiental da cidade. Eles aparecem de forma não sequencial, entrelaçados, convidando-nos ao aprendizado em espiral.

 Módulo Introdutório:

- Carta da Terra no atual contexto global
- A potência da diversidade: Mídia, Comunicação e Identidade
- A Cidade de São Paulo
- Educação Ambiental na formação de coletivos
- A Cidade Educadora

Ciclo Bases para Atuação Socioambiental:

- Valores para convivência
- Espaço Urbano e a História das Cidades
- Educação política como instrumento de transformação
- Pensamento Complexo
- Território e territorialização das ações
- Economia e Economia Solidária
- Tolerância na formação da subjetividade

Ciclo A Cidade de São Paulo:

- Agenda ambiental no ordenamento territorial
- Mulheres e Cidade
- É possível construir pontes?
- Mobilidade Urbana: espaço, ambiente e equidade
- Racismo estrutural no desenho urbano
- Plano de Gestão de Resíduos Sólidos
- Biodiversidade na Cidade de São Paulo
- Roda de Conversa: Áreas Verdes, Parques Urbanos e a Gestão das Águas na cidade
- Agroecologia e a produção de orgânicos em São Paulo
- Energia, Desenvolvimento e Mudanças do Clima

Ferramentas para atuação socioambiental:

Pedagogia da Cooperação
Necessidade Humanas Universais e o Diálogo
Roda de Conversa: Instituições que transformam seus territórios
Comunicação Não Violenta
CANVAS - Qual a dor da sua comunidade?
Storytelling e Engajamento 
A Importância do Mapeamento
Metodologias Integrativas

Experiências de transformação na cidade:

Onde estão os córregos da cidade?
Simulação de Parlamento
Mapeando Afetos
Memória Coletiva e Apagamento de Memórias
Visita Cooperativa de Reciclagem
Vem Passarinhar
Visita a Aldeia Kalipety

 

 CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ! 

 

Facilitação

Amanda de Lima Moraes

Geógrafa, professora e pesquisadora. Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo. Mestranda no programa de pós-graduação em Geografia Humana PPGH - USP. Estuda as questões raciais e o espaço urbano na cidade de São Paulo. Integrante do NEPEN - Núcleo de estudantes e pesquisadoras negras no Departamento de Geografia/USP. Professora na rede municipal de São Paulo, atuando com a Educação de Jovens e Adultos.

Anelisa Magalhães

Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado em Ciências e doutorado em Biologia Celular e Tecidual. Tem experiência em docência (nível superior), orientação científica, consultoria ambiental, produção de livros e guias de fauna, gestão e administração pública. Coordenadora do Programa de Inventariamento e Monitoramento da Fauna Silvestre no Município de São Paulo. Fomenta a prática de observação de aves, oferecendo cursos gratuitos/abertos e para educadores desde 1996. Integra o Projeto Cidadão Cientista #vempassarinhar na Cidade de São Paulo.

Carlos Henrique Oliveira

Arquiteto urbanista, com pós-graduação em Gestão Ambiental e ambientalista. Membro e cofundador da Aliança Resíduo Zero Brasil (ARZB). Atuou como Consultor técnico do Ministério do Meio Ambiente nos períodos entre 2007 e 2012 (pré e pós aprovação da PNRS), entre 2017 e 2018 (revisão do Plano Nacional de RS), e na revisão participativa do PGIRS da cidade de São Paulo (2013/2014).

Claudia Carletto

Jornalista, pós-graduada em Marketing Político pela ECA-USP e mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela UNINOVE. Foi diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa de São Paulo, chefe de gabinete na Câmara Municipal, secretária executiva adjunta de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Cris Bartis

Comunicadora social, mãe, sócia no B9 e co-Fundadora da plataforma de inovação social que articula diálogos de peito aberto para criar impacto positivo, real e sustentável, na vida das pessoas e das organizações. Teve trabalhos premiados no The Webby Awards na categoria documentário em 2019, foi finalista no prêmio Troféu Mulher Imprensa 2021, Prêmio iBest 2020, Top podcasts Apple e Spotify 2019, 2020, 2021. Já foi speaker em eventos como TEDx Campinas e FestivalPath e em 2017, foi eleita uma das 100 mulheres mais inspiradoras do Brasil pela ONG Think Olga.

Débora Pontalti

Bióloga, com bacharel em Turismo e mestrado em Cidade Inteligente e Sustentáveis. Atualmente coordena o Programa Carta da Terra em Ação e está a frente do Janela Podcast. Há dezenove anos atua como educadora na Prefeitura de São Paulo, trazendo forte vivência em programas de educação ambiental em sua vertente crítica e emancipatória. Tem afinidade por temas que, apoiados na ótica da Complexidade, refletem a relação do meio urbano com a biodiversidade e trazem o diálogo com a cidade para o centro da conversa.

Eduardo Ferreira

Catador de materiais recicláveis há 35 anos e militante nesta área. Faz parte da Coopamare, primeira cooperativa de catadores do Brasil, e é representante do Movimento Nacional de Catadores. Foi Secretário da Rede Latino-Americana de Catadores e viajou para mais de 17 países levanto conhecimento e sensibilização sobre a gestão dos resíduos sólidos e a situação dos catadores.

Eliana Rossetti

Fausto Graduada em Educação Física, pós-graduada em Jogos Cooperativos e com formação em Danças Circulares. Desde 2004 participa da coordenação da pós-graduação em Jogos Cooperativos e da expansão desse curso para uma pós-graduação em Pedagogia da Cooperação, hoje presentes em Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Paulo. Durante 29 anos, foi professora de Educação Física, em uma escola que privilegiava a formação humana do indivíduo. Todos esses desdobramentos ajudaram a torná-la quem é. A convivência diária é um aprendizado constante.

Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da REDE Harmony Internacional. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.

Fabiana Cristina da Luz

Geógrafa, mestra em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC, doutoranda em Geografia pela USP. Integrante do Núcleo de Estudantes e Pesquisadoras Negras da Geografia da USP (NEPEN GEOUSP) e da Coletiva e Editora Me Parió Revolução. É coordenadora pedagógica da Rede de Ensino de São Paulo.

Fernando Mello Franco

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, no Mackenzie e Consultor Especialista Urbano do Banco Mundial. Foi professor visitante da Graduate School of Design em Harvard e Secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (2013-2016), Presidente da SP Urbanismo, Diretor do URBEM, Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole e Sócio fundador do escritório MMBB Arquitetos.

Geinne Monteiro de Souza Guerra

Mestranda em Geografia Humana na USP. Realiza pesquisas em Geografia Urbana, da População e das Relações Raciais na América Latina. Educadora do Ensino Básico e membra do Núcleo de Estudantes e Pesquisadoras Negras do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo.

Humberto Dantas

Cientista social, mestre e doutor em Ciência Política pela USP. Pesquisador da FAPEG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás e pós-doutor pela FGV-SP em Administração Pública. Consultor de educação do CLP e coordenador do curso de Ciência Política da FESP-SP. Analista Político da 4E Consultoria Econômica. Professor da Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, e de cursos de pós-graduação em organizações como Damásio (Direito Eleitoral), Singularidades-CLP e Católica de Salvador. Comentarista político da Rede Vida de TV, entrevistador da plataforma Um Brasil, coordenador do blog Legis-Ativo do Estadão, onde também apresenta seu podcast, e colunista do portal da Revista Problemas Brasileiros e do Broadcast Político da Agência Estado. Conselheiro da Fundação Konrad Adenauer, do Politize, da Escola Comum e diretor do Movimento Voto Consciente. Consultor de empresas nas áreas de educação política e relações governamentais.

Jera Guarani

Agricultora de sementes tradicionais, Agente Ambiental na Terra Indígena Kalipety e liderança Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul de São Paulo, onde também realiza projetos culturais e documentários. Formada em pedagogia pela Universidade de São Paulo em 2008, foi professora e diretora da Escola Estadual Indígena Gwyra Pepó.

Júlia Savaglia Anversa

Graduada e mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, dedica-se a pensar as relações entre infâncias, educação e cidades. É educadora do ap? – estudos em mobilidade desde sua fundação, em 2012. Coordenou, entre 2015 e 2018, o Serviço Educativo do Museu da Cidade de São Paulo e, desde 2018, compõe o núcleo socioeducativo do Sesc Vila Mariana, como educadora do Programa Curumim.

Juliana Braz

Atua com economia solidária e grupos autogestionários desde 1999 tendo passado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e pelo Núcleo de Economia Solidária da USP. Hoje faço parte da equipe do Instituto Chão

Juliana Calderón

Comunicadora social formada pela FAAP, atriz, palestrante e consultora especialista em Comunicação Não Violenta (CNV) pelo Instituto Tiê. Desde 2015 vem facilitando treinamentos em diálogo e confiança para grandes organizações como Natura, Bradesco, Nestlé, FENAE, Danone, FGV, entre outras.

Karina Oliveira Leitão

Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, Mestrado pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Desde 2002, é pesquisadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP, que coordenou entre janeiro de 2016 e março de 2020. Tem focado suas pesquisas em Habitação Popular, Planejamento Urbano e Regional, Gestão Municipal, Políticas Públicas Urbanas e Impactos de Grandes Projetos.

Larissa Gondim

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Filosofia e em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Centro Universitário de Patos. Tem experiência na área de Direito e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia do Direito, Filosofia Política, Ética e Teoria Geral do Direito.

Laura Ceneviva

Arquiteta e Urbanista, atualmente coordena a Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Foi coordenadora executiva da elaboração do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo, o PlanClima SP, do Grupo Executivo da PMSP para Melhoramentos Cicloviários – Pró-Ciclista, e do Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES.

Lia Salomão

Geógrafa e educadora ambiental, formada nos 12 anos como educadora e coordenadora de projetos pela UMAPAZ. Hoje já são 15 anos de atuação na elaboração, gestão e execução de projetos de transformação socioambiental. Especialista em Sustentabilidade, tem se debruçado em praticar a educação transformadora e a cultura de paz. Atualmente é coordenadora de projetos na Cidade Escola Aprendiz, onde apoia a elaboração e revisão de Projetos Político-Pedagógicos, através das premissas de participação e transição para sociedades sustentáveis.

Luis Mauro Martino

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, na Inglaterra. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Atua também em cursos de especialização EAD da PUCRS, SEPAC, Digicorp-USP e da Casa do Saber, além de ser palestrante em empresas, escolas e universidades. É autor de Ética, mídia e comunicação, com Angela Marques (Summus), Comunicação e identidade (Paulus) e Mídia, Religião e Sociedade (Paulus). Na Editora Vozes, é autor dos seguintes títulos: No Caos da Convivência (com Angela Marques), Teoria da comunicação, Teoria das mídias digitais, Método de pesquisa em comunicação e 10 Lições sobre Goffmann. Além disso, publicou The Mediatization of Religion, pela britânica Routledge, além de mais de cento e quarenta artigos em revistas científicas do Brasil e do exterior.

María Fernanda Arias Godoy

Arquiteta venezuelana formada pela Universidade Simón Bolívar (2011), especializada em Habitação e Cidade (Escola da Cidade, 2014) e em Sociologia (FESPSP, 2017), com mestrado em andamento na área de Paisagem e Ambiente (FAU-USP). Trabalhou no setor público e privado como projetista e coordenadora técnica de projetos de habitação, equipamentos públicos e planejamento urbano, nas áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo e arquitetura da paisagem. Pesquisa sobre as contribuições para a qualificação do espaço livre público a partir da escala local e a infância, e faz parte da equipe do ap?-estudos em mobilidade como educadora.

Marieta Colucci Ribeiro

Arquiteta e urbanista formada pela USP, atua na intersecção entre infância, educação e planejamento urbano, buscando garantir uma cidade feita para e com crianças. É cofundadora e educadora do ap? - estudos em mobilidade desde 2015, e consultora em urbanismo da Rede Urban95 Brasil pelo CECIP. Trabalhou como técnica no Departamento de Urbanismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo - PMSP (2015-2018) e foi educadora e facilitadora no Programa Educação e Território da Associação Cidade Escola Aprendiz (2018-1019).

Marite

Cineasta e Fotógrafa, imigrante venezuelana. Ela faz parte do coletivo Señoritas Courier como biker de entrega. Tem projetos fotográficos onde se destaca a visão do proletariado da rua.

Matheus Vasconcelos Casimiro

Arquiteto e urbanista, com atuação na área de projetos de legalização imobiliária. Professor de paisagem e urbanismo da FAU-Mackenzie. Possui mestrado estudando os projetos de parques do município e está finalizando doutorado estudando a influência da ecologia no planejamento da cidade de São Paulo.

Natali Conceição

Atriz, musicista e produtora Cultural, iniciando seu trabalho artístico em 2003. Desde 2016 integra coletivas feministas de teatro que trabalham a cena teatral juntamente com a música e a poesia. Faz parte de uma companhia de arte e meio ambiente, com interesse na palavra, no feminino e comunidades tradicionais. Desenvolve o projeto Ocupação Sustentável: práticas artísticas ambientais em Itaquera na Oficina Cultural Alfredo Volpi desde outubro de 2018, trabalhando a relação entre arte e natureza e o conceito da permacultura.

Regiane Rita Bispo

Produtora rural familiar da região de Parelheiros há 6 anos e vivendo o local (morando) desde 2018. Formação em engenharia civil, mas empreendedora rural de coração. Tem como maior desejo ver a comunidade local se orgulhando do trabalho que desempenham, sendo felizes e prósperos.

Ricardo Fraga

Mestre em Saúde Ambiental pela Faculdade de Pública da USP, advogado e engenheiro agrônomo da Prefeitura Municipal de São Paulo desde 1991. Atualmente na Coordenadoria de Educação Ambiental e Cultura da Paz, Universidade Aberta - UMAPAZ da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Foi conselheiro participativo municipal na Vila Mariana por duas gestões.

Ricardo Young

Empresário, nascido em São Paulo, foi presidente do Instituto Ethos e da Associação Brasileira de Franchising. Na juventude, participou de movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas. É pós-graduado em administração de empresas, e, à frente do Instituto Ethos, teve importante participação em fóruns internacionais, como o Pacto Global das Nações Unidas, o Global Report Initiative e o ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. Membro dos Conselhos de Organizações não governamentais como Instituto Ethos e UniEthos, IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade. Todos pela Educação, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo. Foi um dos pioneiros em disseminar a Carta da Terra no Brasil. Participou da fundação do Movimento Nossa São Paulo e do Fórum Amazônia Sustentável. Foi vereador da cidade de São Paulo, e acredita no resgate e na ressignificação da política como instrumento legítimo de transformação da sociedade e a serviço do cidadão.

Rose Marie Inojosa

Facilitadora de Cursos sobre a Carta da Terra e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovidos pelo Centro Internacional Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável em parceria com UPeace. Idealizadora do Programa Carta da Terra: Formação de Agentes Socioambientais, da UMAPAZ. Atual Conselheira e ex-Diretora da UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz. Conselheira da Associação Saúde da Família e da Aliança pela Infância. Organizadora da coletânea Educação para o Desenvolvimento Sustentável Metodologias e Experiências e do livro on-line Aprendizagem Socioambiental em Livre Percurso. Autora de capítulos de livros e de artigos sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável e outros temas. PHD em Saúde Pública (USP) e Mestre em Ciências da Comunicação (USP).

Tamires de Oliveira

Graduada em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente está como coordenadora da Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal (SVMA/CGPAB) na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

Tayná Nascimento Messinetti

Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013), licenciada em Artes Visuais (2022), educadora do ap? - estudos em mobilidade desde 2016 e colaboradora na Prosa - Consultoria em Projetos Socioambientais desde 2017. Atua na cidade e no campo, integrando práticas de educação, infâncias, mobilidade, participação social e gestão territorial. Ao longo dos últimos 9 anos já atuou em empresas de arquitetura, escolas da Prefeitura de São Paulo e organizações não governamentais.

Thaís Brianezi

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutorado em Ciência Ambiental também pela USP (2013). É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA), da Escola de Ativismo e conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA). Em 2006 recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog por uma série de reportagens sobre a criação da Reserva Extrativa do Rio Unini e em 2018 publicou pela editora Valer o livro "Zona Franca de Manaus: ame-a ou deixe-a em nome da floresta". Tem experiência na área de Comunicação e Sociedade, Jornalismo e Educomunicação, com ênfase na problemática socioambiental, atuando principalmente como pesquisadora, professora, analista de projetos e políticas públicas. Atualmente integra a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental e Cultura de Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (UMAPAZ/SVMA).

Tuwile Jorge Kin Braga

Membro do NEPEN GEOUSP, professor da rede municipal de São Paulo, Doutorando em geografia pela USP e grafiteiro. Enquanto pesquisador tenho elaborado uma reflexão sobre a possibilidade de uso do Graffit como ferramenta pedagógica em ensino para compreender as geo-grafias negras.

Valéria Giannella

Italiana, formada em planejamento urbano e territorial, doutora em políticas públicas do território. Trabalha com participação na construção de políticas públicas desde as primeiras atuações, na Itália e no Brasil. Professora, pesquisadora, extensionista e coordenadora do curso Gestão Pública e Social na Universidade Federal do Sul da Bahia, trabalhando sobre crise da democracia e perspectivas da participação, a partir do referencial das Metodologias Integrativas.

Coordenação

Débora Pontalti – Programa Carta da Terra em Ação

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: aberto a todos os interessados em atuar de forma autônoma e voluntária como agentes locais de transformação

Vagas: 40 vagas (haverá seleção). Concluído o processo de seleção, as pessoas selecionadas receberão contato da Secretaria da UMAPAZ via e-mail.

Seleção: Buscamos reunir um grupo de diversas faixas etárias, regiões da cidade, formações e ocupações para que, na medida do possível, represente a pluralidade de visões presentes na cidade. Também levamos em conta a participação em Conselhos, pois acreditamos que isso possibilitará desenvolver ações mais integradas com os territórios e outros agentes locais de transformação. Entretanto, 15% das vagas serão reservadas para pessoas que não têm qualquer atuação ou ligação com a área ambiental. Acreditamos ser fundamental incluir essas discussões para outros públicos. 

Dias: de 06 de agosto a 10 de dezembro de 2022, sábados

Horário: das 9h às 17h

Local: UMAPAZ e atividades descentralizadas

Certificados: Haverá certificado para aqueles que cumprirem 75% da carga horária e desenvolverem uma ação socioambiental no território.

 

Inscrições encerradas.

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •