Curso de Fitoterapia da PMSP/SVMA em parceria com SMS – Turma 15 / 2022

topo

Curso de Fitoterapia da PMSP/SVMA em parceria com SMS – Turma 15/2022 
 

Dias: 6/5 a 1/7, sextas-feiras (exceções vide cronograma)
Horário: 8h às 12h

Vagas esgotadas.

Descrição

O Curso de Fitoterapia da UMAPAZ, que conta com a parceria da SMS, tem como objetivo colaborar com o Programa de Fitoterápicos e Plantas Medicinais do Município de São Paulo contribuindo ao processo de capacitação dos profissionais prescritores da Rede Pública da SMS-SP.

Objetivos Específicos

Consolidar e ampliar os conhecimentos de Fitoterapia aos profissionais de saúde focando uma visão sistêmica e priorizando os medicamentos fitoterápicos disponibilizados na Rede. Contribuir à educação continuada e ao resgate cultural associado ao conhecimento científico relacionado às plantas medicinais. E desta forma, promover a Educação Ambiental e em Saúde para o acesso seguro às plantas medicinais e fitoterápicos.

 

 

Conteúdo Programático

Dia 06/05 (sexta-feira) – Aula 1 – 8h00 às 12h00

8:00 às 8:30 – Credencial dos profissionais, boas vindas e apresentação da UMAPAZ.

Meire Aparecida Fonseca de Abreu, Coordenadora da Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Bióloga Ana Maria Brischi, Diretora da Escola Municipal de Jardinagem.

8:30 às 9:30 – Apresentação do Programa Municipal de Fitoterápicos e Plantas Medicinais, da Área Técnica Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) da Coordenadoria da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP).

Farmacêutico Felipe Tadeu Carvalho Santos, especialista em Saúde da Família e em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, doutorando e mestre em Saúde Coletiva, da Divisão de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da SMS.

Médico Adalberto Kiochi Aguemi, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, em Acupuntura, em Administração Hospitalar e em Saúde Pública. Coordenador da Área Técnica das PICs da SMS.

9:30 às 10:30 – Introdução com um breve histórico da fitoterapia no SUS, Políticas Públicas (PNPIC e PNPMF), apresentação dos participantes, palestrantes e estrutura do Curso.

Farmacêutica, biomédica Linete Haraguchi, especialista em Fitoterapia Clínica, Homeopatia e Educação Saúde Pública, mestrado em Ciências/Saúde Coletiva (Unifesp). Coordenação de Cursos de Plantas Medicinais e Fitoterapia da Umapaz.

10:30 às 12:00 – Visita guiada ao Viveiro Manequinho Lopes, com saída pela UMAPAZ.

Obs. Cuidados com o sol (protetor solar, água, chapéu), sapato confortável.

Guias: Eng. Agro Msc. Adão L.C. Martins, mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical (IAC), professor e ex diretor da Escola Mun. Jardinagem e farmac. Linete Haraguchi.

 

Dia 13/05 (sexta-feira) – Aula 2 – 8h30h às 11h30

8:30 às 11:30 - Possibilidades adicionais no tratamento fitoterápico (cicatrizantes, hipotensoras, entre outras) e interações medicamentosas em fitoterapia.

Palestrante: Farmacêutica//Bioq. Nilsa Sumie Yamashita Wadt, doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo, professora de graduação das Faculdades Oswaldo Cruz, professor titular da Universidade Paulista, coordenadora do curso de pós-graduação em Fitoterapia Clínica da FOC. Coordena projeto de pesquisa de implantação de fitoterápicos para curativos na Prefeitura Municipal de Valinhos e coordena o Grupo Téc. de Trabalho Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP.

 

Dia 20/05 (sexta-feira) – Aula 3 – 8h30 às 11h30

8:30 às 11:30 – Farmacotécnica, extratos e orientações para prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos, incluindo os medicamentos fitoterápicos da Rede da SMS.

Palestrante: Farmacêutico Luis Carlos Marques, especialista em Fitoterapia, mestrado em Botânica (UFP), doutorado em Psicobiologia (Unifesp), professor universitário aposentado, ex coord. de Mestrado Profissional em Farmácia (Uniban) e Fundador da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT) e membro do Grupo Téc. De Trabalho de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do CRF-SP.

 

Dia 26/05 (quinta-feira) – Aula 4 – 8h30 às 11h30

8:30 às 11:30 – Valeriana officinalis (valeriana) e outras espécies ansiolíticas e hipnóticas com ação no sistema nervoso central.

Palestrante: Médico Ciro Rohde, especialista em Psiquiatria, Acupuntura e Fitoterapia. Coordenador do Serviço de Fitoterapia, Plantas Medicinais e Acupuntura e da Comissão de Alta do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso do Instituto de Psiquiatria – HC/FMUSP e Colaborador do Irish College of Traditional and Integrative Medicine.

 

Dia 03/06 (sexta-feira) – Aula 5 – 8h30 às 11h30

8:30 às 11:30 – Glycine max (isoflavona de soja) e outras espécies fitohormonais no climatério.

Palestrante: Médica Sônia Maria Rolim Rosa Lima, professora Titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, mestrado em Tocoginecologia (FCMSCSP), doutorado (USP). Coordenadora Cientifica da Associação Médica Brasileira de Fitomedicina (SOBRAFITO). Membro Titular das Sociedades International Menopause Society (Grã-Bretanha) e North American Menopause Society (EEUU). Membro Eleito da Academia Paulista de Medicina em 2020 ocupando a cadeira número 107.

 

Dia 10/06 (sexta-feira) – Aula 6 – 8h30 às 11h30

8:30 às 11:30 – Harpagophytum procumbens (harpagofito ou garra-do-diabo) e outras espécies anti-inflamatórias com ação no sistema musculoesquelético.

Palestrante: Farmac./Bioq. Niraldo Paulino, mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Maximilian Universität München, foi professor e coord. do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Biomedicamentos (UNIAN), Coordenador dos cursos de Especialização Medical Lex/ISEPE em Fitoterapia Clínica e Farmácia Clínica.

 

Dia 24/06 (sexta-feira) – Aula 7 – 8h30 às 11h30

8:30 às 11:30 – Fatores que afetam a produção de princípios ativos das plantas medicinais.

Palestrante: Eng. Agrônomo Marcos Roberto Furlan, mestrado e doutorado em Horticultura pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp - Botucatu), professor na Universidade de Taubaté (UNITAU), na Faculdade Integral Cantareira e nos mestrados em Ciências Ambientais e Ciências da Saúde da UNITAU.

 

Dia 01/07 (sexta-feira) – Aula 8 – 8h30 às 11h30

8:30 às 11:00 – Monteverdia ilicifolia – Sin. Maytenus ilicifolia (espinheira-santa) e outras espécies com ação antiúlcera gástrica.

Palestrante: Biólogo Ricardo Tabach, mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado Ciências/Psicobiologia, foi pesquisador do CEBRID/Unifesp e coordena o Sistema de Farmacovigilância em Plantas Medicinais e professor dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas da Universidade Santo Amaro.

11:00 às 11:30 – Encerramento do curso e entrega de certificados.

 Farmac. Linete Maria Menzenga Haraguchi e Equipe.

Obs.: Seguir as medidas sanitárias de segurança definidas pela SMS

Coordenação

Linete Maria Menzenga Haraguchi

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

 

Sobre

Público: Pessoas interessadas.

Vagas: 60. 
90% para médicos prescritores, farmacêuticos da Rede SMS e 10% outros

Dias: 1º semestre de 2022 (06/05 a 01/07) às sextas-feiras (exceções vide cronograma).

Horário: das 8h às 12h

Carga horária: 25 horas – curso presencial

Local: Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) auditório 1.

Endereço: Av. IV Centenário 1268 – Portão 7A do Parque Ibirapuera (entrada pedestres)



  Vagas esgotadas.

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •