Curso: Percepção de Riscos e Adaptação às Mudanças do Clima

topo

Curso: Percepção de Riscos e Adaptação às Mudanças do Clima 
 

Dias: 7, 14 e 21/5, sábados
Horário: 8h às 12h

Vagas esgotadas

Descrição

As periferias das grandes metrópoles brasileiras são marcadas, muitas vezes, por moradias irregulares em locais propícios a acidentes geológicos e ambientais. É possível notar que o uso e a ocupação do solo ocorrem de maneira imprópria, principalmente por falta de melhores oportunidades, mas também por desconhecimento dos riscos associados a tais ocupações.

Ao considerarmos a complexidade vivenciada nos territórios periféricos, o Programa Carta da Terra em Ação soma forças com a Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas, com o Defesa Civil nas Escolas e com lideranças locais, para oferecer um curso que proporcione aos participantes ferramentas para que ampliem o conhecimento sobre o território. 

Os conceitos e práticas que serão abordados durante essa formação permitirão que os participantes se sensibilizem para formas de uso e ocupação do solo mais compatíveis com uma vida sustentável, além de prevenir acidentes.

O curso Percepção de Riscos e Adaptação às Mudanças do Clima visa criar espaços para fomentar a reflexão, a análise e a aplicação dos conhecimentos trabalhados, que possam desencadear em intervenções e melhoria da qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental dos moradores da região do Capão Redondo. Buscará também melhorar a integração entre instituições locais e demais membros de comunidades em áreas de risco, para que, em conjunto, conheçam o território e possam intervir em suas realidades minimizando riscos de acidentes e desastres. 

 

Conteúdo Programático

Dia 07/05 - Percepção de Risco 

Quais são os principais conceitos que devem ser entendidos quando o assunto se refere aos riscos geológicos? O que é possível aprender observando a maneira com que o ser humano se relaciona com o meio ambiente e o uso do solo? Como conviver com o risco, trabalhando a prevenção, a mitigação e os cuidados antes, durante e depois de desastres?

 

Dia 14/05 - Visita Técnica Córrego Moenda Velha 

O olhar do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis sobre o território. Saída a campo para observar os conceitos abordados no encontro anterior e, com olhar atento, observar o Córrego Moenda Velha, para perceber os processos geológico e ambientais presentes neste corpo d'água, bem como os riscos associados a este tipo de ocupação.

 

Dia 21/05 - Mudanças do Clima e Adaptação 

É preciso saber para poder reagir. Neste encontro serão abordados conceitos introdutórios e essenciais para entender a crise climática e dialogar sobre quão vulneráveis e em risco estão as nossas cidades. Por fim, apresentar quais são as medidas de mitigação e adaptação e como os Planos Nacionais e Municipais tratam essa questão.

 

 

Facilitação

Bruno de Oliveira Santos Saito
Graduado em Ciências Biológicas. Entrou no CEJAM em 2020, como agente de promoção ambiental, passando por 3 UBS, fixando-se na Unidade Básica de Saúde Parque do Lago, onde desenvolveu projetos de implantação de hortas em escolas, roda de conversa sobre idosos e o meio ambiente, entre outros voltados para a comunidade. Atualmente é gestor local do Programa Ambientes Verde e Saudáveis, e colabora na gestão dos Agentes de Promoção Ambiental das UBS do Jardim Ângela.

Débora Diogo
Comunicadora Social, mestra em Estado, Gestão e Políticas Públicas, assessora técnica do gabinete da SVMA para Mudança do Clima. Foi diretora de Proteção e Defesa Civil de Santo André, Coordenadora do GT Defesa Civil do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e Secretária Executiva da ANAMMA Nacional.

Débora Pontalti
Bióloga, bacharel em Turismo e Mestrado em Cidade Inteligente e Sustentáveis. Atualmente coordena o Programa Carta da Terra em Ação e está a frente do Janela Podcast. Há dezenove anos atua como educadora na UMAPAZ, trazendo forte vivência em programas de educação ambiental em sua vertente crítica e emancipatória. Tem afinidade por temas que, apoiados na ótica da Complexidade, refletem a relação do meio urbano com a biodiversidade e trazem o diálogo com a cidade para o centro da conversa.

Gabriel Mota
Geólogo e Mestre em Geografia, atua profissionalmente e academicamente nas áreas de geotecnia, geomorfologia, planejamento urbano e estudos ambientais interdisciplinares com ênfase para abordagens sistêmicas. Licenciado em Geografia, também trabalhou como professor no ensino básico e superior, além de desenvolver projetos audiovisuais de divulgação científica para mídias digitais. Atualmente compõe o quadro técnico da Prefeitura Municipal de São Paulo.
 

Glaucia Silva Barreto
Géologa, Licenciada em Geociências e Educação Ambiental, Mestre em Ciências, MBA em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Graduanda em Design. No setor privado, atuou em diferentes projetos envolvendo mapeamento de áreas de risco, estabilidade de taludes e com diversas etapas do gerenciamento de áreas contaminadas (SP). Atualmente, é geóloga efetiva na Prefeitura de São Paulo, realiza mapeamento de risco de enchentes e inundações e desenvolve atividades educativas voltadas à prevenção e redução de riscos e desastres no projeto Defesa Civil na Escola.

Jane Zilda Ramires
Geógrafa, Doutora em Políticas Públicas Ambientais e Analista de Meio Ambiente. Participou da equipe de coordenação do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo– 2020-2050 (PlanClima) e do corpo técnico do Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais - 2020 (PMSA).  Atualmente integra a equipe de assessoria técnica do Núcleo de Mudanças Climáticas do gabinete da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Laura Ceneviva
Arquiteta e urbanista, foi Secretária Executiva do Comitê de Mudanças do Clima e Ecoeconomia do município de São Paulo durante a elaboração do Plano de Ação Climática, lançado em 2021. É mestre em Ciências em Estruturas Ambientais Urbanas e especialista em Planejamento Regional e Urbano. Coordenou o Pró-Ciclista, grupo da prefeitura de São Paulo responsável pela promoção do uso da bicicleta na cidade. Foi Coordenadora do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Fundo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ambos da Prefeitura de São Paulo.

Odirney Benedito da Silva
Geólogo pela UFRuralRJ e Mestre em Geociências pelo programa de Geoquímica e Geotectônica. Bacharelado em Relações Internacionais em curso. Atuou em projetos de licenciamento ambiental e elaborou trabalhos técnicos na área de Geotecnia. Atualmente, é Geólogo efetivo na SMSU/COMDEC/DPREV da Prefeitura de São Paulo, onde atua nos projetos de Mapeamentos de Risco Tecnológico (Tubulações) e participa de ações educativas de prevenção a riscos e desastres e proteção e defesa civil do projeto Defesa Civil na Escola.

Priscila Pazzini
Bacharela e licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Estagiou no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) e foi bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa - CNPq no Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores. Atualmente, participa da Comunidade de Práticas em Coexistência Humano-Fauna (CoPCOEX) e é Assistente Técnica na SMSU/COMDEC/DPREV da Prefeitura de São Paulo, onde desenvolve atividades educativas visando a prevenção e redução de riscos e desastres através do projeto Defesa Civil na Escola.

 

Coordenação

Débora Pontalti (Programa Carta da Terra em Ação)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre

Público: Este curso é destinado a moradores, articuladores e lideranças da região de Campo Limpo, que tenham interesse em ampliar o conhecimento sobre o território e queiram refletir sobre formas de uso e ocupação do solo mais compatíveis com uma vida sustentável e que previna acidentes.

Vagas: 30 vagas. (haverá seleção). Concluído o processo de seleção, as pessoas selecionadas receberão mensagem da secretaria da UMAPAZ.

Dias: 7, 14 e 21 de maio de 2022, sábados

Horário: das 8h às 12h

Local: CEU Feitiço da Vila

Endereço: Rua Feitiço da Vila, 399 - Chácara Santa Maria - SP

Certificados: Haverá certificado para aqueles que cumprirem 100% da carga horária

Validado para servidores municipais sob a proposta nº104/2022.

Confira a lista de cargos validados para servidores aqui. 

 

 Vagas esgotadas. Inscrições encerradas.

Como chegar no CEU Feitiço da Vila


Confira nossas redes socias

  •