Curso: Discordar com Empatia

topo

Ilustradora: Taoli Dandara

Curso: Discordar com Empatia 
 

Dias: 7/4 a 12/5, quintas-feiras.
Horário: 14h às 17h

INSCREVER-SE 

Descrição

O Programa Carta da Terra em Ação volta ao Sesc Itaquera, para compartilhar experiências e aprender que é possível discordar de opiniões e ações com empatia, usando as ferramentas da cultura de paz.

Facilmente notamos que nossa sociedade está muito dividida e em confronto sobre muitas questões, rompendo relações familiares, de amizade e vizinhança. Até mesmo a maioria dos crimes é cometida por motivos fúteis. Parece que nos esquecemos que a diversidade é uma riqueza e nossas diferenças nos fazem avançar enquanto sociedade. Por outro lado, o confronto fecha as janelas da convivência, ergue muros, destrói pontes. E neste cenário, ninguém avança.

O Programa é uma oportunidade para pessoas que querem refletir em conjunto sobre situações conflitantes, sobre como compartilhar ideias, experiências e opiniões, e discutir assuntos sem cair no automatismo concordo-discordo, contribuindo, assim, para melhorar da qualidade das relações humanas.

 

Conteúdo Programático

1. Conflitos e Violência (7 de abril)

Qual a definição de conflito e quais as reações mais comuns das partes envolvidas num conflito? Onde estão as raízes dos conflitos? Vamos conversar sobre a violência estrutural e outras formas de violências, bem como a percepção de violência e reações frequentes.

 

2. Reconhecendo as necessidades humanas: o coração da transformação de conflitos (14 de abril)

Grande parte dos conflitos estão relacionados à dificuldade de compreender as necessidades humanas. Quando reconhecemos - e ajudamos os outros a reconhecerem - aquilo que é importante para cada um dos envolvidos, despertamos um enorme potencial criativo que sustenta a resolução dos conflitos e a transformação das dificuldades de convivência. O que, então, nos impede de fazer isso?

 

3. Tolerância (28 de abril)

Qual a definição de tolerância? Há limite para a tolerância? Devemos tolerar os intolerantes? Tolerância não serve para extinguir o conflito, para mediar ou aceitá-lo. Tolerância é uma das ferramentas da cultura de paz usada para reconhecer a história de vida do outro.

 

4. Diálogo (5 de maio)

O diálogo implica escuta e fala - o que é a comunicação não violenta, como é possível praticá-la. Como exercitar a comunicação não violenta face a face e no WhatsApp. Os disfarces na mídia. As fake news e a cultura de paz.

 

5. O que fazer quando as partes não querem dialogar? (12 de maio)

As partes em conflito têm diferentes capacidades e poderes na sociedade. Essa desigualdade de poder impacta as possibilidades de diálogo e encaminhamento dos conflitos. Uma das formas de solidariedade social é o empréstimo de voz. Em casos de confronto ou recusa de diálogo que ferramentas a cultura de paz oferece?

 

Facilitação

Débora Pontalti
Bióloga, bacharel em Turismo e Mestrado em Cidade Inteligente e Sustentáveis. Atualmente coordena o Programa Carta da Terra em Ação e está a frente do Janela Podcast. Há dezenove anos atua como educadora na UMAPAZ, trazendo forte vivência em programas de educação ambiental em sua vertente crítica e emancipatória. Tem afinidade por temas que, apoiados na ótica da Complexidade, refletem a relação do meio urbano com a biodiversidade e trazem o diálogo com a cidade para o centro da conversa.


Gabriela Nardocci
Bióloga formada pelo Mackenzie, com mestrado em Proteção Ambiental na Griffith University, Austrália. Atua há 6 anos como palestrante na área ambiental acompanhando mais de 300 jovens em sua formação como Jovem Aprendiz. Mãe da Catarina e apaixonada por crianças, acredita que uma educação baseada em respeito e comunicação, que desenvolva nas crianças o pensamento crítico e a noção de pertencimento é fundamental para iniciar na sociedade a mudança que ela precisa.


Iuri Storch
Mediador e facilitador de diálogo e construção de consenso pela Fundação Palas Athena. Facilitador de Comunicação Não Violenta e oficinas de parentalidade. Professor do curso de pós-graduação em Direito Sistêmico e Meios Adequados de Solução de Conflitos pela Faculdade Innovare. Idealizador e fundador do Instituto Bem-te-vi.


Juliana Calderón
Comunicadora social formada pela FAAP, atriz, palestrante e consultora especialista em Comunicação Não Violenta (CNV) pelo Instituto Tiê. Desde 2015 vem facilitando treinamentos em diálogo e confiança para grandes organizações como Natura, Bradesco, Nestlé, FENAE, Danone, FGV, entre outras.


Mahryan Sampaio
Ativista pela igualdade de gênero, raça e mudanças climáticas. Formada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP), atua como Diretora-Executiva do Instituto Perifa Sustentável. É Embaixadora da Juventude da ONU e uma das Vozes Que Inspiram da Vital Voices Global Partnership.


Larissa Gondim
Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Filosofia e em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Centro Universitário de Patos. Tem experiência na área de Direito e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia do Direito, Filosofia Política, Ética e Teoria Geral do Direito.


Lia Diskin
Jornalista com especialização em Crítica Literária e especialista nos filósofos Nagarjuna e Kamala Shila pelo no Centre for Tibetan Studies, em Dharamsala, Índia. Detentora de inúmeras premiações, entre elas: o Prêmio da UNESCO na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz; o Prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation, da Índia, e; o Prêmio Trip Transformadores 2010. É cofundadora da Associação Palas Athena onde é palestrante e criadora de inúmeros programas socioeducativos no Brasil e no exterior.

 


 

Coordenação

Débora Pontalti - Programa Carta da Terra em Ação

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre

Público: Esse curso é destinado para pessoas que estejam buscando aprimorar o diálogo com outras que pensem de maneira diferente, mantendo o cuidado e a saúde das relações. Será dada preferência para moradores e articuladores da Zona Leste de São Paulo.

Vagas: 40 vagas. (haverá seleção). Concluído o processo de seleção, as pessoas selecionadas receberão um e-mail da secretaria da UMAPAZ.

Dias: de 7 de abril a 12 de maio de 2022 (quintas-feiras)

Horário: das 14h às 17h 

Local: Sesc Itaquera - Av. Fernando do Espírito Santos Alves de Mattos, 1000, Itaquera

Certificado: Haverá certificado para aqueles que cumprirem 80% da carga horária.

Curso validado para servidores sob nº de Proposta 099/2022. Acesse as carreiras contempladas.

 

INSCREVER-SE

Como chegar no Sesc Itaquera


Confira nossas redes socias

  •