CURSO DCS E SABEDORIA DOS POVOS

topo

CURSO DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS E SABEDORIA DOS POVOS
 

Dias:  29/03 a 31/05 (terças-feiras, encontros on-line)
e dois encontros presenciais opcionais extras (a confirmar): 20/05 e 03/06 (sextas-feiras)
Horário: 9h20 às 11h30 (terças-feiras)
10h às 12h (sextas-feiras) 

Inscrições encerradas

Descrição

O Programa Metodologias Integrativas convida para a 11ª edição do Curso Danças Circulares e Sabedoria dos Povos. Uma parceria de Estela Gomes e Samuel Souza de Paula, esta versão será oferecida no formato on-line em nove encontros e mais dois encontros extras opcionais, pré-programados presenciais, a serem confirmados em data posterior durante a sua realização.

As Danças Circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos buscando o respeito, a união e a cooperação entre os indivíduos e o grupo. Estas danças possibilitam vivenciarmos de modo especial a alegria, a irmandade, o contato com a natureza numa comunicação não verbal, sendo um rico instrumento no trabalho de inclusão das questões sociais que envolvem nossa relação com o meio em que vivemos, ressaltando a necessidade de convivência pacífica, inclusiva e sustentável.

A partir da vivência com as danças e do conhecimento das tradições culturais que as inspiram, buscamos estimular o autoconhecimento e exercitar os valores da Cultura de Paz tais como ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilização sobre as questões socioambientais.

Este Curso é um convite ao conhecimento da cosmovisão de alguns povos por meio de danças circulares e reflexão sobre os símbolos dançados. Aproximarmo-nos das sabedorias ancestrais e conhecer as tradições culturais que estruturam os passos e gestos simbólicos que fazemos ao dançar, possibilita uma melhor assimilação, compreensão e respeito diante da diversidade e auxilia no desenvolvimento de uma visão de mundo pacífica e sustentável.

O Curso é prioritariamente destinado aos profissionais que atuam nas áreas da Educação, Saúde, Meio Ambiente e Cultura, que trabalham com grupos e poderão multiplicar os conhecimentos. Adaptado para a metodologia de educação à distância, prevê exposição dialogada, prática corporal de meditação em movimento e danças circulares, diálogo e troca em pequenos grupos, estudo de danças em casa e leitura de textos.

O Curso será conduzido na plataforma Zoom e todo o material será disponibilizado via Telegram.

 
* A Arte ao lado foi feita por Victória Pizzotti.

Conteúdo Programático

- Conceitos básicos sobre o Movimento das Danças Circulares Sagradas;

- Práticas corporais e meditações em movimento;

- Seis danças circulares tradicionais e contemporâneas baseadas nas tradições: tupi guarani, africana, andina, celta, tibetana e hindu;

- Conceitos básicos sobre as diversas tradições culturais;

- Valores da Cultura de Paz;

- Sensibilização sobre as questões socioambientais.

 

Referências bibliográficas:

BARTON, A. Danças Circulares: o Caminho Sagrado. São Paulo, TRIOM, 2006.

BOLEN, J.S. O milionésimo círculo: como transformar nós mesmos e ao mundo. São Paulo, 2003.

CAMPBELL, J. O Poder do Mito. São Paulo, Ed. Palas Athena, 1990. 

FEURSTEIN, G. A tradição do yoga. São Paulo, Ed. Pensamento, 2006.

GOMES, Estela M.G.P. Danças Circulares como metodologia integrativa in Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ, SVMA/UMAPAZ, 2012, p.181-190, disponível em :http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/publicacoes_svma/index.php?p=49040

KLOKE-EIBL, F. Dança...Som...Profundo silêncio. Meditação da dança. São Paulo, SP, TRIOM, 2021

LOWENTHAL, M. e S., L. O coração compassivo. São Paulo, Ed. Pensamento, 1999.

RAMOS, R. Organizadora. Danças Circulares Sagradas: Uma Proposta de Educação e Cura. São Paulo, TRIOM, 2002.

WEIL, Pierre. A arte de Viver em Paz. São Paulo, Ed. Gente, 1993.

WERÁ, J.K. A terra de mil povos. São Paulo, Ed. Fundação Peirópolis, 1998.

WOISEN, B. Dança: Um Caminho para a Totalidade. São Paulo, TRIOM, 2006.

 

Facilitação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da REDE Harmony Internacional. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.


Samuel Souza de Paula
Pedagogo, Pesquisador das culturas dos povos; estudioso do comportamento humano desenvolve trabalhos de integração entre corpo, mente e espírito. Parceiro da UMAPAZ Formação desde 2008 desenvolve cursos sobre a sabedoria indígena e Danças Circulares.

 

Coordenação

Estela Maria Guidi Pereira Gomes

Apoio

Aline Vieira Belintani 
Estagiária

Clarita Vieira Santos
Estagiária

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre

Público: Prioritariamente profissionais que atuam das áreas da Educação Ambiental, Educação e Saúde, além dos interessados em geral.

Vagas: 60 (30 vagas para o público que reside em SP e localidades próximas e 30 vagas para público de qualquer outra localidade). Haverá seleção, se necessário, a partir da análise dos dados da ficha de inscrição do curso.

Datas: Encontros on-line: 29 de março | 5, 12, 19 e 26 de abril | 10, 17, 24 e 31 de maio de 2022;

Encontros presenciais opcionais extras (a confirmar): 20/05 e 03/06 (sextas-feiras)

Horário: das 9h20 às 11h30 (terças-feiras) e 10h às 12h (sextas-feiras)

Carga horária: Nove encontros on-line de 2 hs cada (18 hs) mais 1 h por semana de estudo em casa, assíncrono (8 hs), totalizando: 26 hs.

Para quem participar dos encontros extras presenciais (caso sejam realizados, a carga horária será somada para a emissão do certificado dois encontros de 2h totalizando 4h a mais)

Local: Plataformas utilizadas: Zoom (encontros síncronos) e Telegram (compartilhamento de materiais e comunicação com o grupo)

Certificado: Receberão certificado os participantes que tiverem 75% de frequência nos encontros síncronos on-line.

O CURSO SERÁ OFERECIDO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, NA PLATAFORMA ZOOM, E APÓS O PROCESSO DE SELEÇÃO, OS SELECIONADOS RECEBERÃO INFORMAÇÕES POR E-MAIL SOBRE COMO PARTICIPAR DAS AULAS VIRTUAIS.

 

 Vagas esgotadas. Inscrições encerradas.

 

Confira nossas redes socias

  •