Palestra: Análise das relações sociais afrodescendentes

topo

Eliane Bosio: Batik Africano sobre algodão

 

Palestra: Análise das relações sociais afrodescendentes 
 

Dias: 19/11 sexta-feira
Horário: 10h às 11h30

 

Descrição

Neste encontro serão abordadas as riquezas da Cultura Afrodescendente, cujas raízes foram lançadas no solo brasileiro. A história do negro no Brasil, não termina com a abolição, dela nasce uma nova etapa marcada pelo trabalho, preconceito, pobreza, mas também por preciosas práticas culturais que ultrapassam as barreiras étnicas.
A memória e a história da construção da identidade negra após a abolição, talvez sejam campos mais férteis para pesquisa da atualidade, tão pouco explorados.
Não é esquecendo o passado que construímos o futuro, mas lembrando e preservando nossas raízes.
Vamos dialogar sobre este tema?

 

Conteúdo Programático

A análise das relações sociais a partir de uma perspectiva sócio-histórica, filosófica decolonial, pode nos apontar caminhos para a construção de uma cultura de paz, a partir de uma prática antirracista.
Dessa forma, a partir do exercício de Sankofa, Adinkra, símbolos da Mitologia Africana, que representam a aquisição de um conhecimento do passado, sabedoria e a busca da herança cultural dos antepassados, a fim de que se compreenda o presente, antevemos a possibilidade de transformar e fortalecer cada vez mais o futuro.

 

Facilitação

Claudia Patrícia de Luna
Advogada atuante na defesa e garantia dos direitos das mulheres em situação de violências. Membro da DEFEMDE–Rede Feminista de Juristas. Conselheira do GETME (Grupo de Estudos e Trabalho Mulheres Encarceradas). Diretora Executiva da Elas por Elas Vozes e Ações das Mulheres-Organização afiliada às Redes FEMAMA e Vital Voices Global Partnership. Integrante do CITTEI–Comissão Interinstitucional sobre Tráfico de Pessoas Trabalho Escravo e Exploração Infantil do TJS . Atualmente Conselheira Seccional da OAB SP e Presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional.

 

Coordenação

Eliane Bosio

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados

Vagas: 50 

Dias: 19/11/2021, sexta-feira

Horário: das 10h às 11h30

Local: Plataforma Teams (Assim que você fizer sua inscrição e confirmar sua presença, receberá informações sobre como participar da atividade virtual).



  Inscrições encerradas.

 

Confira nossas redes socias

  •