Curso Écfrases Ambientais: Artefazendo a Ciência

topo

Crédito da imagem: Equipe do Programa Aventura Ambiental.

Curso Écfrases Ambientais: Artefazendo a Ciência

Dia:  6 de fevereiro a 17 de abril, sábados.
Horário: 9h às 12h.

Inscrições encerradas.

Descrição

Curso em parceria entre o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e UMAPAZ, com a proposta de conectar os conceitos ambientais às expressões artísticas representadas pelo desenho, cinema, escrita, escultura, arquitetura, fotografia, música, teatro e dança.
Por meio de atividades síncronas e assíncronas, os participantes serão convidados a trocar conhecimentos e experimentar a arte nas mais variadas formas.
Os encontros virtuais foram desenhados em 3 etapas: a primeira consiste em uma troca de experimentações artísticas feitas pel@s participantes ao longo da semana de acordo com o tema da aula anterior. Em seguida, aula conceitual sobre o tema do dia e, por fim, uma reflexão sobre a atividade que será elaborada para a semana seguinte.
Ninguém precisa ser artista!

Conteúdo Programático

PROGRAMAÇÃO:
Dias: 06.02.21 à 17.04 .21 (sábados)
Horário: 9h00 às 12h00

1º encontro - desenho - 06.02
Desenhos e pinturas de viajantes
Conceito: biogeografia

2º encontro – cinema - 13.02
Curta metragem
Conceito: questão socioambiental sob a ótica do cinema

3º encontro - escrita - 20.02
Poesia
Conceito: desantropocentrismo

4º encontro - escultura - 27.02
Artes da Terra
Conceito: efemeridades orgânicas

5º encontro - arquitetura - 06.03
Arquitetura sustentável
Conceito: sustentabilidade

6º encontro - fotografia - 13.03
Obra de Zé Vicente
Conceito: intervenção urbana/ambiental e direito à cidade

7º encontro – música - 20.03
Batuques e sambas
Conceito: ecos ecológicos - a vida e o som

8º encontro – teatro - 27.03
Monólogos da Conservação Internacional
Conceito: a natureza como sujeita

9º encontro – dança - 10.04
Dança circular como exercício comunitário para a construção de um mundo mais justo, amoroso e fraterno
Conceito: natureza e ancestralidade

10º encontro – encerramento - 17.04

Facilitação

MAÍRA KAHL FERRAZ
Encontros: Desenho e Arquitetura

Possui graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2010), mestrado (2014) e doutorado (2019) em Geografia, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Durante o doutorado realizou estágio no The Nature Institute em Ghent (NY). É membro do grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia (NOMEAR). Atua profissionalmente como professora do Instituto Federal de São Paulo.

CARLOS FRANCISCO GERENCSEZ GERALDINO
Encontros: Desenho, Escrita e Teatro
Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (2005 e 2006), especialização em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Londrina (2007), mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo, onde leciona nos cursos de Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Ciências Biológicas.

FLÁVIA VARGAS
Encontro: Cinema

Paulistana, se formou em Cinema na FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado em 1997, em seguida iniciou sua carreira de pós produtora e assistente de montagem. Durante 15 anos trabalhou em São Paulo em produtoras como O2 Filmes e Film Planet, além das casas de Pós Produção como a Casablanca e os Estudios Mega. Antes de se mudar para França, trabalhou com Daniel Rezende e Helena Lent na montagem do filme “Blindness” de Fernando Meirelles. Atualmente é Relações Internacionais, Curadora e Tradutora-Interprete para Festivais de Cinema. De 2010 a 2015 trabalhou para o Festafilm Montpellier,e desde de 2014 trabalha com Katia Martin-Maresco, primeiro no Festival de Filmes Curtíssimos e desde 2015 para o FIFH - Festival International du Film Sur Le Handicap, além disso colabora com o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, onde propõe uma seleção de curtas, intitulada “Diferente como todo mundo”.

ALBERTO DUVIVIER TEMBO
Encontro: Escultura

Educador, artista, game-designer, ambientalista, pai, vegetariano. Vive em Itatiba, SP. Formado em Artes Plásticas pela FAAP em 1996, pesquisa desde então a intersecção entre arte e ecologia, seja por meio da produção artística ou pela condução e participação em cursos e encontros. Sua produção plástica inicialmente se caracterizou pelo emprego de materiais naturais - terra, pigmentos vegetais, fungos - na elaboração de grandes pinturas efêmeras de animais ameaçados de extinção. Posteriormente aproximou-se da estética da land art com instalações no ambiente natural. A partir da criação do coletivo Zebra5, em 2009, passa a explorar o campo do jogo, elaborando propostas que integravam jogo e arte, tornando-os inseparáveis (Obras-Jogo). Trabalhou como educador ou artista em diversas instituições culturais, como Itaucultural, SESC, Fábricas de Cultura, Centro Cultural São Paulo e Centro Cultural do Banco do Brasil, dentre outros. Em 2013, tornou-se pós-graduado em Educação Lúdica em Contextos Escolares, Formais e Não-Formais, pelo Instituto Superior de Ensino Vera Cruz e em 2015, em Ciências Holísticas e Economia para a Transição, pelo Schumacher College Br na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. Em 2019 lançou o jogo de construção estética ABSTRATUS, premiado como melhor jogo para família naquele mesmo ano. Atualmente dedica-se à busca de uma vida menos consumista e mais comunitária, onde arte e natureza coincidem.

PEDRO CARDOSO SMITH
Encontro: Arquitetura

Possui graduação (Universidade Mackenzie), especialização (Escola da Cidade) e mestrado (Universidade Mackenzie) em Arquitetura e Urbanismo e é efetivo da Prefeitura de São Paulo desde 2012. Trabalhou com Urbanização de Favelas (notadamente Paraisópolis) e o Plano Diretor Estratégico do município pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab); atuou como coordenador de grupos culturais na periferia da cidade, no Departamento de Cidadania Cultural, Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e, atualmente, integra a equipe de docentes da UMAPAZ, vinculada à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA)

CHRISTIANE APARECIDA TRAGANTE
Encontro: Fotografia

É graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2005) e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Atualmente cursa Doutorado em Educação também pela UNESP e atua como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de São Paulo - IFSP na cidade de Matão. Tem experiência na área de educação como professora de Arte no Ensino Fundamental, Médio e Pós-graduação, no Ensino Regular, Técnico e na Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência com mediações em exposições, bem como com oficinas de arte para crianças e adultos. É pesquisadora da área de educação, com ênfase no ensino de arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Arte, Arte Contemporânea e Infância.

ALBERTO LUIS DOS SANTOS
Encontro: Música

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Filho (2010), mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e doutorando em Geografia pela Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre o patrimônio cultural e a produção do espaço desde 2012. Atualmente, pesquisa as formas de expressão do samba, destacando as batucadas de beira de campo que se realizam nos lugares do futebol popular em São Paulo (SP). Possui vivência com grupos de percussão e baterias de escolas de samba de São Paulo (SP) e interior. Como educador social, ministrou curso de percussão popular e ritmos brasileiros, junto ao Projeto Mais Educação (2013 – 2014). Atua profissionalmente em projetos de educação patrimonial no âmbito do marco legal de licenciamento ambiental. Como voluntário, integra a Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP), coletivo de pesquisa e intervenção prática na área do Patrimônio Cultural em São Paulo (SP). Como docente, atuou no Ensino Superior em 2015, no Ensino Básico entre 2008 e 2016 e no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico entre 2018 e 2019.

LISA FARIAS
Encontro: Música

Doutoranda em Geografia (Unicamp). Possui licenciatura e bacharelado em geografia (UNESP Ourinhos) e mestrado em geografia (UNESP Rio Claro).
Trabalha atualmente com saberes ancestrais na relação corpo-tambor e corpo-terra.

LUCIANO SOUSA RAMOS
Encontro: Teatro

Possui graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2004 e 2010), mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2007) e doutorado pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo / Freie Universität zu Berlin – FU (2019). Atualmente é professor do Instituto Federal de São Paulo, Campus São Paulo.

ESTELA MARIA GUIDI PEREIRA GOMES
Encontro: Dança

Fonoaudióloga, educadora ambiental, focalizadora de Danças Circulares. Coordenadora e docente do Programa Metodologias Integrativas na UMAPAZ. Especialista em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Formada pela Academy for Movement & Awareness - Método Harmony de Nanni Kloke. Membro da rede do Harmony Method de Nanni Kloke. Certificada pelo CID – The International Dance Counsil.
 

Coordenação

ANDRÉA BOSSI (UMAPAZ)
CARLOS FRANCISCO GERENCSEZ GERALDINO (INSTITUTO FEDERAL)
MAÍRA KAHL FERRAZ (INSTITUTO FEDERAL)
PEDRO CARDOSO SMITH (UMAPAZ)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

     

 

Sobre

Público: arte educadores, educadores sociais e educadores ambientais

Vagas: 30 vagas

Dias: sábados, de 06.02.21 à 17.04.21 (exceto 03.04.21)

Horário: 9h00 às 12h00

Carga-horária total: 50 horas sendo 30 horas de curso virtual (síncrono) + 20h de atividades assíncronas individuais.
Local: Plataforma Google Meet

Inscrições encerradas.

 

Confira nossas redes socias

 

  •