OFICINA: ERA UMA VEZ UMA CALÇA JEANS

topo

OFICINA: ERA UMA VEZ UMA CALÇA JEANS

Dia: 7/12 a 16/12, segundas e quartas-feiras.
Horário: 17h às 18h30.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Descrição

REAPROVEITAMENTO DE CALÇA JEANS

 
No Brasil são produzidas cerca de 160 mil toneladas de resíduos têxteis por ano e em São Paulo são cerca de 63 toneladas por dia. Além disto, grande parte das roupas é feita a partir de jeans, produto que exige um alto consumo de água e a utilização de produtos químicos poluentes durante sua produção.
Neste curso, Luci Hidaka apresentará algumas possibilidades de reaproveitar sua calça jeans que você não usa mais, transformando-a em outra peça do vestuário, processo que permite aumentar a vida útil das roupas, evitando o descarte.
(https://www.lucihidaka.com.br/upcycling/).

QUAL A RELAÇÃO DESTE REAPROVEITAMENTO COM MODA SUSTENTÁVEL?

Sustentabilidade pode ser compreendida como a capacidade de suprir as necessidades atuais dos seres humanos e, ao mesmo tempo, garantir boas condições de existência futura para os diversos tipos de vida no planeta, considerando os aspectos econômico, social e ambiental. Desta forma, a moda sustentável precisa ser desenvolvida de modo a minimizar ou eliminar os impactos negativos ao Meio Ambiente, além de estimular uma sociedade mais consciente. O reaproveitamento das roupas colabora para a preservação do Meio Ambiente, pois há redução na produção de resíduos têxteis. Neste curso serão oferecidas condições iniciais para que os participantes possam reaproveitar as peças que possuem e/ou obter renda com esta técnica.

O curso será em dezembro, às segundas e quartas - dias 7, 9, 14 e 16, das 17 às 18:30 horas.

Conteúdo Programático

PROGRAMAÇÃO:
DEZEMBRO – DIAS 7, 9, 14 e 16 – SEGUNDAS E QUARTAS, DAS 17 ÀS 18:30 HORAS

AULA 1 – 7 DE DEZEMBRO – Orientações sobre o Google Meet. Introdução ao curso. História do jeans e impactos socioambientais de sua produção
AULA 2 – 9 DE DEZEMBRO – Conceitos sobre o reaproveitamento de peças do vestuário. Orientações para o início do processo de transformação de calça jeans
AULA 3 – 14 DE DEZEMBRO – Continuação do processo de transformação de calça jeans
AULA 4 – 16 DE DEZEMBRO – Apresentação da peças produzidas pelos participantes. Dicas básicas para quem quer empreender. Encerramento do curso.

IMPORTANTE: VOCÊ PRECISARÁ DOS SEGUINTES MATERIAIS: CALÇAS JEANS QUE NÃO USA MAIS, LINHA, AGULHA, TESOURA ALFINETE

CURSO SERÁ OFERECIDO NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, NA PLATAFORMA GOOGLE MEET, E ASSIM QUE VOCÊ FIZER SUA INSCRIÇÃO E CONFIRMAR SUA PRESENÇA, RECEBERÁ INFORMAÇÕES SOBRE COMO PARTICIPAR DAS AULAS VIRTUAIS.
 

Facilitação

Luci Hidaka: Designer e artista, possui um trabalho autoral onde traz um novo conceito para calças jeans de segunda mão. Em 2019, participou de exposições com seu trabalho no Congresso Internacional de Sustentabilidade em Têxtil e Moda da USP, no 10º Lab Moda de Curitiba- PR; Instalação Identidades Autônomas, que aconteceu no Red Bull Station; e apresentou uma videoperformance no Moda SP, em São Paulo.

https://instagram.com/hidaka_upcycling/
https://www.lucihidaka.com.br/upcycling/
 

Coordenação

Ruth Weg

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

       

 

Sobre

Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema – É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO

Vagas: 10 vagas (AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS POR ORDEM DE INSCRIÇÃO)

Dias: : DEZEMBRO: DIAS 7, 9, 14 E 16 (SEGUNDAS E QUARTAS)

Horário: DAS 17 ÀS 18:30 HORAS

Local: Plataforma Google Meet

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •