COAPI Clube de Observação de Aves do Parque Ibirapuera

topo

COAPI Clube de Observação de Aves do Parque Ibirapuera

Dias: Toda primeira segunda-feira do mês
Horário: 7h00 às 9h30

Descrição

A UMAPAZ convida a todos para participarem do “Clube de Observadores de Aves do Parque Ibirapuera” o segundo encontro do Clube para a observação de aves, está agendado para segunda-feira, dia 02 de março. Na sequencia, teremos uma apresentação e roda de conversas com um convidado especial.

A proposta inicial do clube é de realizar uma observação mensal em toda primeira segunda – feira de cada mês, sempre com um convidado especial.

Os encontros se darão, saindo do Espaço UMAPAZ, passando pelo Viveiro Manequinho Lopes em direção ao Parque Ibirapuera. Não há necessidade de inscrição.

Horário: das 07h00 às 09h30. Quando as aves estão mais ativas. A primavera e o verão também favorecem a prática, já que é época de reprodução, quando há pássaros migratórios e os machos cantam mais.

Recomendações

1 - Chegar uns 15 minutos antes da saída, também não é preciso ter experiência em observação de aves. Os participantes, de qualquer idade, receberão as instruções necessárias para realizar a observação e o compartilhamento de informações referentes às aves avistadas;

2 - Para não assustar aves, use trajes discretos e confortáveis, com cores que possam se camuflar no ambiente, também prefira usar calçado tipo tênis;


3 - É importante ser silencioso, não conversar alto, para que as aves não se espantem;

4 - Não é obrigatório, mas alguns equipamentos ajudam a realizar uma boa observação de pássaros:


O binóculo é muito útil para encontrar as aves entre as folhagens. Não existe um modelo específico, porém um modelo com aumento de pelo menos 8 a 10 vezes, peso leve e lentes com diâmetro maior, são mais fáceis de focar.
A Câmera fotográfica, além de poderem funcionar como binóculo, também registram por meio de fotos, as aves avistadas.

O “playback”, termo usado para a reprodução do som do canto do pássaro com gravador para atraí-lo. Deve ser utilizado minimamente, de forma a não incomodar a ave, principalmente, em período de reprodução.

5 - É importante ter em mãos um guia de aves, existem vários guias especializados que podem ser usados para consulta, caso não queira adquirir um, você pode fazer um download gratuito do Guia de Aves do Clube de Observadores de Aves do Parque Ibirapuera clicando no botão abaixo.

6 - Um caderninho de anotações é bom para registrar a ordem e locais em que a espécie foi avistada

7 - Uma garrafinha de água também é útil, pois não passaremos por bebedouros durante a observação;

8 - Em caso de no dia estiver chovendo, a observação será substituída por uma roda de conversas, em sala, sobre o tema.

A observação de aves é uma atividade que ganha novos adeptos a cada dia, no mundo inteiro, e é uma atividade benéfica para a Cidade de São Paulo, por ter forte carga de consciência ambiental.
A experiência, da observação estimula a percepção de inúmeros detalhes que proporcionam um grande aprendizado. Pensando no círculo vicioso do cotidiano, a observação de aves passa a ser uma forma de desaceleração podendo ajudar em casos de tratamento de doenças psicossomáticas.
O silêncio necessário para a observação de aves também nos ajuda a silenciar o eu interior, nos reconectando com nossas emoções e percepções, proporcionando uma introspecção necessária para nosso equilíbrio.

Bora passarinhar com a gente!

 Baixe gratuitamente o Guia de Aves do COAPI:

Coordenação / Facilitação

Deborah Monnerat - Assessora Técnica -UMAPAZ –G.

Eduardo Aulicino - Assessor Técnico - UMAPAZ –G.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

  

 

Sobre

Público: Público em geral, interessados no tema.

Vagas: Sem limite.

Dias: Toda primeira segunda-feira do mês

Horário: 7h00 às 9h30: Breve explicação sobre a atividade na UMAPAZ e saída a campo.

9h30 – Roda de Conversas com um convidado especial.

Local: Sede da UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7A da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Observação: A atividade é gratuita, aberta a todos interessados e dispensa inscrição prévia.

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •