MINICURSO PRÁTICO DE PATCHWORK – MODA SUSTENTÁVEL

topo

ATIVIDADE CANCELADA EM VIRTUDE DO CORONAVÍRUS

 MINICURSO PRÁTICO DE PATCHWORK – MODA SUSTENTÁVEL

Dias: 6, 13 e 27 de abril de 2020, segundas-feiras
Horário: 9h às 12h

Descrição

No território brasileiro está 12% de toda a água doce da Terra. Esta concentração e a relação com as riquezas dos biomas que existem neste país sustentam o cenário de diferentes explicações, que ressaltam a importância da relação do povo brasileiro com a água, tanto em sua abundância como na escassez.
Essa criatividade e complexidade também está presente na cadeia da moda. A moda vai além da forma de como nos apresentamos e nos expressamos, a cadeia da moda gera oportunidades, trabalhos e uma gama de desafios que vão além do que se vê quando se compra.
A água está presente em todo esse processo, além da água, os resíduos que impactam as águas e outros fatores afetam nossos recursos naturais. Outro desafio é o comportamento humano em relação ao consumo e o descarte, de tudo aqui se compra. Diante desse complexo desafio, a UMAPAZ percebe a importância de promover trocas sobre estes pontos, desta forma oferecemos cursos em formatos diferenciados que podem ajudar os munícipes a perceber as relações sobre o universo da moda e um mundo mais sustentável.
 

 Patchwork consiste em um tipo de trabalho manual que junta retalhos de tecidos de diferentes formatos, para formar uma diversidade de utilidades, como colchas, almofadas, mochilas, vestidos e outros. Esta junção de retalhos de tecidos é feita por meio de costura a fim de formar desenhos geométricos.
Mas, qual a relação do PATCHWORK com MODA SUSTENTÁVEL?
Sustentabilidade pode ser compreendida como a capacidade de suprir as necessidades atuais dos seres humanos e, ao mesmo tempo, garantir boas condições de existência futura para os diversos tipos de vida no planeta, considerando os aspectos econômico, social e ambiental.
Desta forma, a moda sustentável precisa ser desenvolvida de modo a minimizar ou eliminar os impactos negativos ao Meio Ambiente, além de estimular uma sociedade mais consciente.
Tendo em vista que a indústria têxtil, no Brasil, produz cerca de 170 toneladas de resíduos por ano, a técnica de Patchwork colabora para que estes resíduos sejam reaproveitados, evitando os aterros como destino final.
O curso será totalmente prático e oferecerá condições para que os alunos possam obter renda com esta técnica.
 

Conteúdo Programático

SEGUNDAS-FEIRAS, DAS 9 ÀS 12 HORAS:

 -  ABRIL: DIAS 6, 13 e 27
 -  IMPORTANTE: VOCÊ PRECISARÁ TRAZER: PAPEL E CANETA PARA ANOTAÇÕES, LINHA, AGULHA, RÉGUA OU FITA MÉTRICA E LÁPIS PRETO
 

Facilitação

Renata Avian. Graduação em Comunicação social / Publicidade e Propaganda. Artesã há 12 anos, com experiência em várias técnicas como pintura em tecido, forração em MDF, encadernação, cartonagem. Atualmente se dedica ao Patchwork e Costura Criativa através de especializações com cursos online e literatura sobre a técnica.
Instagram : @rezitaartesanato
Facebook: Rêzita Artesanato
 

Coordenação

Ruth Weg, Eliane Terezinha dos Santos Bosio e Giovana Barbosa de Souza

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

   

     

 

Sobre

Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema 

Vagas: 50

Dias:  6, 13 e 27 de abril, segundas-feiras

Horário: 9h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •