Mobilidade e Sustentabilidade - 14º Aniversário da UMAPAZ

topo

Mobilidade e Sustentabilidade - 14º Aniversário da UMAPAZ

Dia: 24 a janeiro de 2020, sexta-feira
Horário: 9h às 15h30  

 

Descrição

Com mais de 42 milhões de deslocamentos diários, quais as possibilidades atuais e cenários possíveis para uma mobilidade mais sustentável na Cidade de São Paulo?
Esse é o tema do Evento “Mobilidade e Sustentabilidade”, comemorativo ao 14º Aniversário da UMAPAZ, que será realizado ao longo do dia 24 de janeiro de 2020.
O transporte sustentável é o condutor do desenvolvimento sustentável e o meio pelo qual as pessoas têm acesso ao que elas precisam para viver com plenitude. É essencial pensar como nos deslocamos, pois todos os cidadãos têm direito de acessar os locais de forma justa e com igualdade.
“A mobilidade sustentável é fundamental para a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mobilidade sustentável auxilia o crescimento inclusivo, a criação de empregos, a redução da pobreza, o acesso a mercados, o empoderamento feminino, o bem-estar de pessoas com deficiência e outros grupos vulneráveis. Também é essencial para combater mudança climática, reduzir poluição do ar e melhorar a segurança rodoviária.”
Ban Ki-moon, Ex - Secretário-Geral das Nações Unidas

Conteúdo Programático

24/01/2020


9h00 – Abertura
              - UMAPAZ/SVMA
              - Laura Lucia Vieira Ceneviva
             – André Palhano  - Mediador
9h30 – Luan Ferraz Chaves 
10h10 – Américo Sampaio 
10h50 – Mauro Calliari  
11h30 - Debate
12h00 – Intervalo para almoço


13h00 – Acolhida Musical - Jairo Carneiro
13h30 – Luiz Antônio Cortez Ferreira 
14h10 – Renata Falzoni 
14h50 – Letícia Leda Sabino 
15h30 – Debate

 

Mediador

André Palhano –é jornalista graduado pela PUC-SP, com especialização em Jornalismo Econômico pela mesma instituição. Trabalhou em várias redações, entre elas as da Agência Estado, revista Veja, Folha de S. Paulo e Rádio Jovem Pan, exercendo funções de repórter, repórter especial, editor e colunista. Idealizou e coordena a Virada Sustentável, festival de educação e mobilização para a sustentabilidade com edições em diversas cidades brasileiras, envolvendo articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, grupos culturais, órgãos públicos, empresas, universidades e escolas.
É conselheiro da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo, da rede Minha Sampa (Minhas Cidades), da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps), da Rede de Repensadores (Repense Comunicação), da Recicleiros - Gestão Sustentável de Resíduos e da Virada da Saúde (Instituto Saúde e Sustentabilidade). É membro da primeira turma de líderes RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), do movimento AGORA! e da Rede Pense Livre.
Recebeu os prêmios Cidadão Sustentável, promovido pela rádio CBN, Catraca Livre e Rede Nossa São Paulo, na categoria de Meio Ambiente; Prêmio Educador Inventor, promovido pelo Projeto Aprendiz e UNESCO; Pintou Limpeza (Rádio Eldorado e Estadão) e Prêmio Fórum Mundial do Meio Ambiente (LIDE).

 

Participantes

Laura Lucia Vieira Ceneviva - Arquiteta e urbanista, especializada em Planejamento Regional e Urbano pela Universidade Técnica de Berlin, Alemanha, com mestrado em Estruturas Urbanas Ambientais pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atualmente, exerce a Secretaria Executiva do Comitê de Mudança do Clima e Ecoeconomia do Município de São Paulo. Foi, durante alguns anos, Coordenadora do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) e do Conselho do Fundo do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Confema) do Município de São Paulo. Foi também a Coordenadora do Grupo Executivo da Prefeitura do Município de São Paulo para Melhoramentos Cicloviários - Pro-Ciclista desde sua criação, em 2006, até que essa coordenação foi transferida para o Secretário Municipal de Transportes em 2009. Foi, também, a primeira Secretária Executiva do Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas mais Limpas.
 

Luan Ferraz Chaves - Ocupante do cargo efetivo de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Secretaria de Gestão da Prefeitura Municipal de São Paulo (SMG/PMSP). Alocado na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, atua na condução de políticas públicas de segurança viária da cidade. Coordenou a elaboração do Plano de Segurança Viária do Município de São Paulo (Decreto 58.717/2019), em conjunto com diferentes entidades públicas relacionadas ao tema e com o apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito. É coordenador do Comitê Permanente de Segurança Viária da Cidade de São Paulo e líder da meta do Programa de Metas da Prefeitura de redução do número de mortes no trânsito.

Américo Sampaio - sociólogo e membro da direção da Escola de Governo de São Paulo, ministra cursos de gestão pública e atua politicamente para a transformação da sociedade brasileira, defesa e promoção dos direitos humanos, dos valores democráticos, da ética e do desenvolvimento nacional. Colunista da CBN.

Mauro Calliari – 57 anos, administrador de empresas pela FGV, mestre em Urbanismo pelo Mackenzie e doutor em Urbanismo pela FAU-USP.
Em 2016, lançou o livro Espaço Público e Urbanidade em São Paulo, que expressa a difícil relação da cidade com seus espaços ao longo da história e a retomada do desejo de reapropriação nos últimos anos; em 2019, defendeu tese de doutorado sobre a mobilidade a pé – O pedestre e a cidade: fruição e mobilidade em São Paulo.
Mauro é autor do blog Caminhadas Urbanas, no Estadão, que procura trazer o ponto de vista de quem anda na cidade para a discussão das políticas públicas.
É palestrante em diversas instituições, membro do Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial, presidente do Conselho da ONG Oficina Municipal, representante eleito no Conselho Municipal de Transportes de São Paulo, conselheiro no ITDP e membro da ONG Cidadeapé.

Luiz Antônio Cortez Ferreira  - Arquiteto e Urbanista formado pela FAU USP, Gerente de Planejamento e Meio Ambiente no Metrô de São Paulo e Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo - CAU/SP.

Renata Falzoni  - Fotógrafa, Videoreporter, Jornalista, Cicloativista pioneira na valorização do uso da bicicleta no Brasil, Editora do “Bike é Legal”.

Letícia Sabino - Mestre em Planejamento de Cidades e Design Urbano pela UCL/Londres e Administradora de empresas pela FGV/EAESP. Fundadora e coordenadora geral do SampaPé!, participante de outros grupos de mesma temática, como Cidadeapé e Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP.

 

Acolhida Musical

Jairo Carneiro 
Saxofonista Jairo Carneiro. Formado na Universidade Livre de Música (ULM, atualmente EMESP), já tocou com grandes nomes como Luis Melodia, Paula Lima e Negritude Junior. Participou de diversas bandas e conjuntos e se apresenta no Parque Ibirapuera como artista de rua.  Instagram @JairoCarneiroSax

Coordenação

Conrado Vivacqua 
Deborah Monnerat
Eduardo Aulicino
Giovana Barbosa de Souza 
Plinio Damin

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

                

 

Sobre

Público: Interessados

Dia: 24 de janeiro de 2020, sexta-feira

Horário:9h às 12h e das 13h às 15h30

Local:  Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •