CURSO: MODA INFANTIL SUSTENTÁVEL

topo

CURSO: MODA INFANTIL SUSTENTÁVEL

Dias: 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro, terças-feiras
Horário: 9h às 12h (exceto dia 15 de outubro, aula das 14h às 17h)

Descrição

O conceito de sustentabilidade implica em um desenvolvimento que satisfaça a geração atual, em relação ao consumo dos recursos naturais, sem prejudicar as gerações futuras. Ou seja, sem esgotar estes recursos, de modo a preservar o desenvolvimento social, o econômico e o ambiental. Para que isto ocorra, é necessário que o consumidor seja consciente de o quanto suas ações interferem no Meio Ambiente. A Sustentabilidade também está relacionada à moda, em todas as etapas, desde a matéria-prima até o consumo, incluindo a oferta de emprego digno aos trabalhadores, o reaproveitamento de materiais que seriam descartados (como o plástico), a redução do uso de água e a destinação correta e minimizada dos resíduos gerados. Além disto, o design e o material das peças devem favorecer o seu uso prolongado.
Até há pouco tempo, não se falava em Moda Infantil Sustentável. Hoje, já existem algumas marcas no mercado que utilizam materiais que seriam descartados, como, por exemplo, garrafas PET. Outra questão muito importante é quanto ao fato de as roupas infantis caírem no desuso, devido ao crescimento das crianças. Para resolver este problema, já existem peças que “crescem junto com as crianças”, pois podem ter seu tamanho aumentado por meio do uso de botões e alças, por exemplo. Em 2015 ficaram estabelecidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que têm como meta geral a obtenção do Desenvolvimento Sustentável com garantia da dignidade da pessoa humana. Desta forma, a cadeia da Moda Infantil Sustentável atende vários destes Objetivos, como, por exemplo, o número 5 (igualdade de gênero), o número 8 (emprego digno e crescimento econômico), o número 9 (infraestrutura; industrialização e inovação), o número 12 (consumo e produção responsáveis), o número 14 (conservação e uso sustentável dos oceanos - pois o plástico usado nas confecções não poluirá estas águas), o número 15 (vida sobre a terra) e o número 16 (Sociedades Pacíficas -Justiça para Todos – com a eliminação do trabalho escravo na cadeia têxtil).

DIA 1º DE OUTUBRO
HISTÓRIA DA MODA – das 9 às 12 horas (Joana Monteleone)

DIA 8 DE OUTUBRO
MODA E O CONSUMO INFANTIL – das 9 às 12 horas (Giovana Barbosa de Souza)

DIA 15 DE OUTUBRO
PESSOAS EM CONDIÇÕES DE TRABALHO ANÁLOGAS ÀS DE ESCRAVO NA CADEIA TÊXTIL – das 14 às 17 horas – (Andréa Tertuliano de Oliveira)

DIA 22 DE OUTUBRO

1. MODA SUSTENTÁVEL – das 9 às 10h30 horas (Regina Barbosa Ramos)

2. MODA INFANTIL SUSTENTÁVEL E A QUESTÃO DE GÊNERO – das 10:30 às 12 horas (Juliana Cesso)

DIA 29 DE OUTUBRO

1. MODA SUSTENTÁVEL PARA TODOS? – das 9 às 10:30 horas (Alex Santos)

2. MODA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – das 10:30 às 12 horas (Giovana Barbosa de Souza e Monayna Gonçalvez Pinheiro)

 

Facilitação

Alex Santos - Designer de moda pela Universidade Anhanguera, Alex Santos é idealizador e diretor criativo do Periferia Inventando Moda. Estilista, já expôs suas coleções em diversos eventos como Osasco Fashion Week, Interior Fashion Arts, Congresso Interacional de Negócios da Moda, Casa de Criadores, dentre outros.

Andréa Tertuliano de Oliveira - Procuradora do Trabalho na Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região. Representante Titular da PRT2ª na Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – CONAETE

Giovana Barbosa de Souza – Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho e Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Monte Serrat. Coordenadora de projetos do Fundação Orsa e voluntária da Aliança pela Infância. Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália. Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas de graduação, coordena projetos voltados à infância, arte e natureza. Diretora da Divisão Técnica de Formação da UMAPAZ. Coordenadora de projetos e docente na UMAPAZ – Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente, consultora de projetos voltados à Infância, Sustentabilidade e Direitos Humanos.

Joana Monteleone - Editora e historiadora. Atualmente faz Pós-doutorado da Universidade de São Paulo e é autora de A História na moda, a moda na história (Alameda Casa Editorial, 2019).

Juliana Cesso
– Criadora da LivreMente, uma marca infantil sem gênero, feita artesanalmente e em pequena escala. A LivreMente nasceu com a chegada de seu filho João, e na vontade de vesti-lo livre de padrões e rótulos. Toda a produção é feita de forma sustentável, desde a matéria prima, como os sapatinhos feitos à mão com material 100% vegetal e as roupinhas de fibra natural, até seus fornecedores, que são microempreendedores familiares, em sua grande maioria, mulheres e mães. Dessa forma, a LivreMente faz parte e apoia a economia local e o empreendedorismo materno.

Monayna Gonçalvez Pinheiro - Docente/Coordenadora da área de Moda do Senac unidade da Penha. Professora da Disciplina de Planejamento de Coleção e Desenvolvimento de Coleção na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Formada pela Santa Marcelina com especialização em Estética e Gestão de Moda pela ECA/USP, mestranda do Programa de Comunicação da Universidade Paulista (UNIP). Há oito anos é docente/coordenadora de moda do SENAC e ministra cursos no SESC e na Escola Panamericana de Artes, nos cursos de Planejamento de Coleção, "Gestão de Produto" e Visual Merchandising e Trabalhou na área de desenvolvimento de produto em marcas como AVB, Bureaux Paulista e Apego e Reobote. Possui mestrado profissional em Estética e Gestão de Moda pela Universidade de São Paulo (2013).

Regina Barbosa Ramos - Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, Bacharel em Negócios da Moda e Mestre em Design pela mesma Instituição. Atualmente faz parte do corpo docente das Graduações em Moda da Universidade Anhembi Morumbi e é STEAM Professor na Escola Antoniela e Leon Feffer - Peretz (Alef Peretz). É coordenadora do LabModAR, projeto de extensão universitária do Bacharelado em Design de Moda da UAM SP, em que são desenvolvidas investigações acerca dos têxteis e tessituras em diferentes suportes e materiais com vistas à sustentabilidade e ao desenvolvimento regenerativo, discutindo ainda padrões de beleza e comportamento das sociedades contemporâneas.

Coordenação

Giovana Barbosa de Souza, Ruth Weg e Eliane Terezinha dos Santos Bosio

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

       

 

Sobre

Público: Pessoas que tenham interesse pelo tema

Vagas: 80

Dias: 01 a 29 de outubro, terças-feiras

Horário: 9h às 12h (exceto dia 15 de outubro, aula das 14h às 17h)

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •