Curso Mediação de Conflitos e Aprendizagem

topo

Curso Mediação de Conflitos e Aprendizagem

Dia: 2 a 23 de Outubro, quarta-feira
Horário: 18h30 às 21h30.

Vagas esgotadas

 

Descrição

A UMAPAZ oferece o curso Mediação de conflitos e aprendizagem para os interessados em desenvolver habilidades para lidar construtivamente com situações de impasse ou conflitos. O objetivo do curso é implementar conceitos e práticas da Cultura de Paz no ambiente educacional, que colaboram para a prática de comportamentos saudáveis, cooperativos e harmoniosos, sustentando o aprendizado e a convivência a partir de parâmetros criativos e dinâmicos.
A Mediação, quando pensada a partir de uma perspectiva ético-política, convida a lidar com situações de conflito de maneira criativa e construtiva, de forma a propiciar a transformação das relações, composição com o diferente e o trabalho com potências criativas do sujeito.

Conteúdo Programático

Aula 1 – E EU TE OLHAREI COM TEUS OLHOS
Este primeiro momento consiste na escuta dos educadores para a real compreensão de suas dores. O que os aflige? Quais tipos de conflitos são mais frequentes ou mais difíceis de lidar? O que eles geram no educador? Como o educador elabora e expressa seu sentimento? Como lida com as atitudes dos alunos? Que ações já foram realizadas? O que deu certo e o que não deu?


Aula 2 – E TU ME OLHARÁS COM OS MEUS
Este segundo encontro tem como objetivo ajudar o educador a compreender a perspectiva do aluno. O que os aflige? Por que agem como agem? Quais tipos de conflitos são mais frequentes ou mais difíceis de lidar? O que eles geram na criança ou no jovem? Como as crianças e jovens expressam seus sentimentos? Que sentimentos as atitudes dos colegas e educadores produzem? Como reagem a essas atitudes dos colegas e do educador?


Aula 3 – TROCANDO AS LENTES
A transformação do manejo do conflito pressupõe um novo olhar sobre as possibilidades de resolvê-lo. Este terceiro encontro trará alguns pressupostos teóricos e muitas atividades práticas de como resolver os conflitos que o grupo apresentou no primeiro encontro.


Aula 4 – CRIANDO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
A resolução efetiva dos conflitos em sala de aula possibilita um ambiente saudável de aprendizagem. Como o educador pode, na forma como trata os conteúdos, manter a escuta ativa e uma ação coerente com suas necessidades e as dos alunos?

Facilitação

Carmen Silvia Carvalho

Coordenação

Giovana Barbosa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

   
 

Sobre

Público: Educadores da rede pública de Educação infantil a Ensino médio.

Vagas: 20 - haverá seleção

Dias: 2 a 23 de Outubro, quartas-feiras

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Vagas esgotadas

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •