Diálogos Étnico Raciais: Introdução aos pensamentos africanos - A Tradição Kushita-Kemetica

topo

Diálogos Étnico Raciais: Introdução aos pensamentos africanos - A Tradição Kushita-Kemetica

Dia: 5 de outubro, sábado
Horário: 14h às 17h.

INSCREVER-SE

Descrição

Kemet trata-se do nome oficial dado ao território do Nordeste africano anterior à colonização grega, onde hoje conhecemos como Egito. Sua filosofia, espiritualidade, cultura e estrutura politica são bem conhecidas, mas ainda muito mistificadas pela academia, mídia e meios culturais. Desta forma, o que conhecemos como um território disforme e pintado ao imaginário eurocêntrico é sem sombra de duvidas um berço da humanidade em conjunto com a região denominada Kush (onde hoje se encontra a Nubia), e quando suas culturas são entendidas como integrantes de uma mesma mentalidade, conseguimos ter noção das riquezas da filosofia africana que serviu de base para o processo civilizatório de diversas culturas, o que inclui as sabedorias indianas, chinesas e inclusive servindo como receptáculo para a ambição europeia, que ainda hoje credita-se como “gênese civilizatório do mundo”.


Neste primeiro encontro, pretendemos oferecer uma breve percepção histórica das Dinastias kemeticas, ao mesmo tempo em que se elabora uma reflexão sobre o pensar da filosofia (nome africano Rekhesh), e um entendimento acerca do Sekhem (o trabalho espiritual) efetuado neste pensar. Tudo isto dentro da estética única das imagens simbólicas, e ricamente construídas neste antigo império, que já fora sem duvida uma grande potencia mundial. Este trabalho serve de introdução para pensar-se na cultura de paz, numa relação à mentalidade de povos ancestrais, projeto que será expandido em Novembro como mês para referenciar a cultura africana.

Facilitação

Thiago Sousa: Graduando em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (IFSP - campus São Paulo). Membro fundador do Quilombo Cabeça de Nego, espaço de resistência pela luta negra no Brasil, e centro de pesquisa em estudos afrocentrado. Pesquisador da cultura Kushita-Kemetica, tradição na qual incorporou a filosofia e espiritualidade como identidade de reexistência. Artista/autor de histórias em quadrinhos iniciando sua carreira pelo Projeto de Ensino vinculado ao IFSP “Geb Sistem” cujo interesse esta em estabelecer as historias em quadrinhos como ferramentas paradidáticas para a disciplina de geografia no ensino básico.


Victor Alexandre de Paula:
Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA USP). Homem Preto e Gay, cuja pesquisa debruça-se sobre a demografia da comunidade LGBT dentro do segundo setor. Membro fundador do Coletivo Maria Carolina de Jesus que trabalha em prol da entrada e permanência da comunidade preta nos cursos de sua faculdade sede e da universidade. Artista e contador de histórias, roteirista de quadrinhos, construtor de mídias que traduzam a história e tecnologia do povo preto para toda a sua população.

Coordenação

Thiago Sousa e Pedro Smith

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

     

 

Sobre

Público: Interessados, público em geral.

Vagas: 50

Dias: 5 de outubro, sábado.

Horário: 14h às 17h

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

INSCREVER-SE

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •