Dinâmicas da Terra e reflexões ambientais: Geografia IFSP e UMAPAZ

topo

Dinâmicas da Terra e reflexões ambientais: Geografia IFSP e UMAPAZ (Curso Validado 270/2019)

Dia: 24 e 31/8, 14, 21 e 28/9, 5 e 19/10, 9, 23 e 30/11, 7 e 14/12, sábados
Horário: 9h às 12h.

Descrição

Curso de Extensão Universitária com total de 40hs em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), por meio do curso de Licenciatura em Geografia, com temáticas voltadas à Geografia e Meio Ambiente. Será também VALIDADO para funcionários públicos municipais de São Paulo. Composto por 12 encontros aos sábados e 9 educadores de áreas e formações diversas da UMAPAZ e do IFSP (ver currículos abaixo).
O Curso de Extensão proposto visa oferecer uma grande oportunidade de aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades para atender à demanda do mercado de profissionais, estudantes e servidores públicos com interesse e atuação na área ambiental (conteúdos abaixo):

Conteúdo Programático

Palestra 1 – sábado, 24/08 - 9h às 12h
Impactos cósmicos, formação de crateras de impacto e riscos associados
Prof. Dr. André Henrique Bezerra dos Santos

 
Palestra 2 – sábado, 31/08, 9h às 12h
Do Equador à Tundra: uma viagem pelos biomas da Terra
Prof. Dr. Carlos Francisco Gerencsez Geraldino


Palestra 3 – sábado, 14/09, 9h às 12h
O relevo da Terra: formas, materiais, processos e impactos antrópicos
Prof. Dr. André Henrique Bezerra dos Santos


Palestra 4 – sábado, 21/09, 9h às 12h
A concepção de natureza em Charles Darwin
Prof. Dr. Carlos Francisco Gerencsez Geraldino


Palestra 5 – sábado, 28/09, 9h às 12h
Cultura política, cidadania e educação socioambiental: como “educar o interesse” para a construção de uma agenda socialmente justa, politicamente democrática e ambientalmente sustentável?
Prof. Dr. Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio


Palestra 6 – sábado, 05/10, 9h às 12h
Agriculturas urbanas: territorialidades, conceitos e experiências na metrópole de São Paulo
Prof. Dr. André Eduardo Ribeiro da Silva


Palestra 7 – sábado, 19/10, 9h às 12h
Águas da Metrópole: do ecossistema de várzea à revitalização de córregos, rios e reservatórios.
Profa. Dra. Miriam H B Falótico


Palestra 8 – sábado, 09/11, 9h às 12h
Agroecologias: territorialidades, princípios e orientações conceituais
Dr. André Eduardo Ribeiro da Silva


Palestra 9 – sábado, 23/11, 9h às 12h
Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil: aspectos gerais, diagnósticos e desafios ao financiamento e gestão de programas e ações para resíduos sólidos urbanos.
Prof. Dr. Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio


Palestra 10 – sábado, 30/11, 9h às 12h
Plano Diretor de São Paulo e os instrumentos de acesso à cidade: uma breve leitura dos seus aspectos urbanísticos e ambientais
Profs. Especialista Christina Otani e Mestre Pedro Cardoso Smith


Palestra 11 – sábado, 07/12, 9h às 12h
Áreas especialmente protegidas: aspectos legais, importância ecológica e reflexões sociais
Profa Especialista Luciene Lopes Lacerda


Palestra 12
– sábado, 14/12, 9h às 17h (INTEGRAL)
BioMapa: cartografia ambiental e urbana, reflexões e elaboração coletiva
Profa Especialista Andréa Bossi

 

Facilitação

Prof. Dr. Carlos Francisco Gerencsez Geraldino, possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (2005 e 2006), especialização em História e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Londrina (2007), mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo, onde leciona e coordena o curso de Licenciatura em Geografia. Tem experiência na área de docência nos níveis Fundamental, Médio e Superior, e na área de pesquisa em Geografia, com ênfase em biogeografia e história do pensamento geográfico
http://lattes.cnpq.br/4755786542569403
E-mail: carlosgeraldino@gmail.com


Prof. Dr. Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio Possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Ciência Política, ambos pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, dentro da linha de pesquisa Teoria e Pensamento Político. Atua profissionalmente como pesquisador do Laboratório de Política e Governo (LABPOL - UNESP- Araraquara) e como professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus São Paulo.
http://lattes.cnpq.br/2858698343770358
E-mail: gabriel.antonio@ifsp.edu.br


Prof. Dr. André Eduardo Ribeiro da Silva é bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2004), mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2007) e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Geografia da População atuando principalmente nos seguintes temas: Agroindústria Canavieira Paulista, Relações de Trabalho e Migrações na Agricultura Brasileira e Reestruturação Produtiva no Campo Brasileiro
http://lattes.cnpq.br/2830840486406548
E-mail: andreduardo@ifsp.edu.br


Prof. Dr. André Henrique Bezerra dos Santos é Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009), Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2013) e Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é Diretor do Departamento de Humanidades do Campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), e leciona a disciplina de Pedologia no curso de Licenciatura em Geografia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos temas: Evolução de Sistemas Fluviais, Rearranjos de Drenagem, Bacias Hidrográficas e Geomorfologia de Estruturas de Impacto.
http://lattes.cnpq.br/7478785770509422
E-mail: andrehbsantos@gmail.com


Integrantes da UMAPAZ


Profa. Dra. Miriam H B Falótico, Bióloga pela UNESP; Pedagoga pela UFSCar e Doutora em Ciências pela USP. É técnica e docente da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz – UMAPAZ, vinculada à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo (SVMA). Ocupa o cargo de Analista em Meio Ambiente.


Profa. Especialista Andréa Bossi, Graduada em Ecologia pela UNESP Rio Claro e Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pelo CREA/USP São Carlos, é Analista de Meio Ambiente da SVMA/PMSP, Membra da Comissão Organizadora do II Congresso de Áreas Verdes/SVMA e da CIPA do Pq. Ibirapuera e coordena o Programa Aventura Ambiental/UMAPAZ/SVMA. Atuou por 13 anos em projetos socioambientais em entidades como SESC, Instituto ECOAR para a Cidadania, Instituto Supereco entre outras.


Profa. Especialista Luciene Lopes Lacerd, Bióloga, pós-graduada em Manejo de Animais Silvestres pela Pontifícia Universidade Católica – PUC SP. Analista de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo desde 2009. Ex-Diretora da Divisão de Controle Ambiental, atualmente é técnica e docente da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz – UMAPAZ.


Profa. Especialista Christina Otani Kitamura, arquiteta Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo com especialização em Geoprocessamento e Banco de Dados. Bolsista em 2000 em Língua e Cultura Japonesa na Higashi Nippon Internacional University e em 2001 em Arquitetura na College of Engineering, Nihon University, ambas no Japão. Na prefeitura de São Paulo atuou pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), colaborando na construção do Sistema de Zoneamento (SISZON) e revisão do Plano Diretor; posteriormente participou da Revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo, Plano Municipal da Habitação, Sistema da Habitação, Plano de Reassentamento e acompanhamento dos projetos de Habitação de Interesse Social nos perímetros das Operações Urbanas, pela Secretaria de Habitação (Sehab). Atualmente trabalha na Secretaria do Verde e Meio Ambiente na Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz (SVMA-UMAPAZ).


Prof. Mestre Pedro Cardoso Smith, graduado e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Habitação e Cidade pela Escola da Cidade. Docente no curso de Habitação Coletiva na Universidade Paulista (Unip). Pela Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (Sehab), trabalhou com urbanização de favelas, elaboração do Plano Diretor vigente, entre outros; pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), atuou como supervisor de grupos em programas de fomento cultural à periferia. Integra, atualmente, equipe responsável pelo Inventário Ambiental de Gases de Efeito Estufa do município de São Paulo. É técnico e docente da UMAPAZ.

Coordenação

Carlos Francisco Gerencsez Geraldino (IFSP)

Luciene Lacerda Lopes (UMAPAZ)

Pedro Cardoso Smith (UMAPAZ)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

      

Sobre

Público: Escolaridade Ensino Superior - completo ou incompleto - nas áreas de humanas, exatas e biológicas, com interesse ou envolvimento nas respectivas áreas objeto do presente curso.

Confira a relação dos cargos validados aqui

 

Vagas: 60.

Dias: 24 e 31/8, 14, 21 e 28/9, 5 e 19/10, 9, 23 e 30/11, 7 e 14/12, sábados

Horário: 9h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Vagas esgotadas

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •