OFICINA: “Diálogos étnico-raciais - branquitude crítica: a prática de se colocar em perspectiva”

topo

OFICINA: “Diálogos étnico-raciais - branquitude crítica: a prática de se colocar em perspectiva”

Dia: 25 de Junho de 2019, 3a feira
Horário: 14h às 18h.

Descrição

Este encontro busca discutir as relações étnico-raciais a partir de estudos acerca do lugar da pessoa branca na sociedade e na luta antirracista. A vivência toma como material inicial o livreto "Branquitude" elaborado por Sophia Noronha que por meio da linguagem artística, expõe essa temática de forma autocrítica e conscientizadora (link da versão online https://bit.ly/2GGENI3). O material acompanha uma exposição fotográfica como geradora de reflexão e debate, com a formação de uma roda de conversa embasada em teóric@s como Frantz Fanon, Lia Schucman, Lourenço Cardoso, Guerreiro Ramos, Audre Lorde, entre outras pessoas.

"E se eu disser pra vocês que racismo também envolve o lugar do branco, vocês vão começar a falar?"
Obirin Odara

 

Facilitação

Sophia Ricci Noronha: estudante de Administração Pública da FGV, branca, 21 anos, há 5 trabalhando com audiovisual independente, unindo arte com política. Em 2016, realizou um documentário sobre a ocupação da escola E. E. Fernão Dias Paes, na época da reorganização escolar. Confeccionou o livreto e a exposição “Branquitude” de forma conjunta com Mariana Molina.
sophia.ricci.noronha@hotmail.com

Thiago Sousa: membro ativista no Quilombo Cabeça de Nego, espaço de resistência pela luta negra no Brasil, que trabalha com o enfoque de pesquisa e divulgação de artistas, intelectuais e cidadãos negros em luta pela sobrevivência da cultura
africana e afrodescendente. Graduando em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia (IFSP - campus São Paulo). Estagiário da Umapaz e Estudante em livre percurso pelos estudos afrocentrados direcionados ao nordeste africano e com enfoques no Sistema Espiritual desta população.

Coordenação

Thiago Sousa e Pedro Cardoso Smith

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

      

 

Sobre

Público: Interessados.

Vagas: 50

Dias: 25 de Junho de 2019, 3a feira

Horário: das 14h00 às 18h00

Local: Sede da UMAPAZ, sala 4

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •