Curso 'Teoria U: transformando pessoas, organizações e sistemas'

topo

Curso 'Teoria U: transformando pessoas, organizações e sistemas'

Dia: 20/2 a 27/3, terças e quartas-feiras.
Horário: 18h30 às 21h30.

Descrição

A Teoria U é a organização de uma série de inspirações conceituais compiladas e articuladas por Otto Scharmer, professor do Massachusets Institute of Technology (MIT), entendida como uma estrutura conceitual para empreender mudança sistêmica em sistemas complexos e também um método para conduzir tais transformações de maneira profunda.

A Teoria U tem como base o pensamento sistêmico1, a complexidade2 e a consciência. Há mais de 10 anos, tem dado sustentação para transformações perenes em diferentes campos no mundo inteiro. Por ser um método integrativo e abrangente, promove mudanças profundas em diversas escalas, desde as pessoas até sistemas sociais.

O curso irá oferecer um percurso de aprendizagem introdutória teórica e vivencial na jornada do U, possibilitando aos participantes o conhecimento das bases e referências conceituais como também de ferramentas práticas para que possam editar o conhecimento para além do ambiente do curso, em seus contextos.
Ele permitirá trabalhar com uma intenção individual e uma coletiva, as quais orientarão o caminho ao longo dos encontros e o mergulho em cada fase do U, tornando o aprendizado vivo e conectado a questões reais dos participantes e do grupo como um todo.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    
 

Facilitação

Daniela K Ferraz: bacharel e licenciada em ciências biológicas pela USP. Mestre em ecologia pela USP. Doutora em biologia vegetal pela Unicamp Estadual de Campinas. Desde 2008 atua em projetos que promovem a participação e a inovação social, especialmente articulando, desenhando e facilitando processos que envolvem múltiplos atores e setores da sociedade e questões complexas. Formação em teoria U pelo Presencing Institute

 

 Coordenação

Fernanda Luchiari de Lima

Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos

Sonia Joana Jabor Salomão

Sobre

Público: Pessoas interessadas em conhecer a Teoria U como metodologia de ação transformadora tanto no nível individual como no nível coletivo.

Vagas: esgotadas

Dias: 20, 26, 27/2 e 12, 13, 19, 20 e 27 de março.

Horário: 18h30 às 21h30

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •